Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica

Um Auxiliar de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • construir sistema de avaliação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • descrever atividades;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • definir mídias;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • administrar a demanda por vagas;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • dimensionar os problemas;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • administrar recursos de trabalho;
    • entrevistar;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • identificar público alvo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • demonstrar versatilidade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • compreender o contexto;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • dimensionar carga horária;
    • definir processos de avaliação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • orientar equipe de produção;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • coordenar reuniões;
    • definir abordagem de comunicação;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • traçar cronograma de execução;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • formar equipes de trabalho;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • estudar continuamente;
    • selecionar referencial teórico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • organizar encontro de educandos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • formar-se continuamente;
    • auto avaliar-se;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • atualizar-se continuamente;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • desenvolver a autoestima;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estimular a criatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular a cooperação;
    • garantir a integridade instrucional;
    • promover trocas de experiências;
    • equalizar informações;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • estimular a solidariedade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • administrar conflitos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • participar das avaliações externas;
    • definir escopo;
    • socializar informações;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • elaborar objetivos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • acompanhar equipe de produção;
    • avaliar os planos diretores;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • mapear competências;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • planejar ações de operacionalização;
    • demonstrar proatividade;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • pesquisar práticas educativas;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • promover estudos de caso;
    • respeitar a alteridade;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • definir estratégias de ensino;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • selecionar bibliografia;
    • respeitar as diversidades;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • estimular o senso de justiça;
    • respeitar a autoria do educador;
    • traçar metas educacionais;
    • realizar controle de qualidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • roteirizar material;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • validar material revisado;
    • mapear conteúdo;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estimular valores estéticos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar textos de orientação;
    • elaborar atividades;
    • emitir pareceres;
    • criar espaços de participação/interação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • observar o desempenho das classes;
    • validar produto final;
    • interagir com os pais;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • expressar-se com clareza;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • divulgar deliberações;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular o senso crítico;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar tempo;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: