Salário para o cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.335,35 e R$ 24.684,76, com a média salarial de R$ 10.724,58 e o salário mediana em R$ 8.668,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.724,58 128.694,97 2.681,15 51,41
1º Quartil 5.335,35 64.024,22 1.333,84 25,57
Salário Mediana 8.668,00 104.016,00 2.167,00 41,55
3º Quartil 18.825,65 225.907,81 4.706,41 90,24
Teto Salarial 24.684,76 296.217,10 6.171,19 118,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.113 - 25.287 11.579,38 4.113,30 10.408,00 20.877,19 25.287,08
Rio de Janeiro - RJ 7.993 - 32.443 16.745,99 7.993,12 16.203,00 26.785,33 32.443,20
Belo Horizonte - MG 3.339 - 9.205 5.033,45 3.338,50 4.000,00 7.600,00 9.205,35
Porto Alegre - RS 1.500 - 18.168 7.383,00 1.500,00 6.666,00 15.000,00 18.168,45
Itajaí - SC 3.800 - 19.457 10.287,33 3.800,00 9.430,00 16.064,00 19.457,20
Santos - SP 5.000 - 13.682 7.251,20 5.000,00 6.430,00 11.296,00 13.682,05
Manaus - AM 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83
Fortaleza - CE 3.444 - 19.104 7.996,40 3.444,00 7.395,00 15.772,00 19.103,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.140 - 24.380 11.147,39 4.140,11 9.921,00 20.128,02 24.379,67
Rio de Janeiro 6.921 - 36.238 17.014,95 6.920,54 16.203,00 29.918,17 36.237,78
Santa Catarina 3.130 - 23.248 9.015,99 3.130,21 6.455,00 19.193,50 23.247,74
Paraná 6.000 - 16.196 9.245,19 6.000,00 8.680,00 13.371,25 16.195,66
Minas Gerais 3.409 - 20.410 7.561,80 3.409,00 6.741,00 16.850,67 20.410,03
Ceará 3.722 - 15.002 6.682,00 3.722,00 5.871,00 12.386,00 15.002,29
Rio Grande do Sul 2.083 - 17.587 7.028,00 2.082,50 6.666,00 14.520,00 17.587,06
Amazonas 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • assegurar padrões de atendimento;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar persuasão;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • implementar políticas internas e externas;
    • demonstrar visão gerencial;
    • executar consultas de crédito;
    • gerir processos de crédito;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • analisar mercado e concorrência;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • classificar clientes (rating e score);
    • participar de projetos da instituição;
    • atender auditoria interna e externa;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • respeitar valores da instituição;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • dispensar pessoas;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • conferir autenticidade de informações;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • consolidar informações gerenciais;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • programar férias da equipe;
    • examinar operações gerenciais;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • demonstrar liderança;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • elaborar orçamento da área;
    • promover interação da equipe;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • determinar perfil de ocupações;
    • motivar equipes;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • coordenar equipes;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • delegar atribuições;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • participar de comitê de crédito;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • controlar orçamento da área;
    • estipular políticas por produto;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar poder de decisão;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • remanejar pessoal;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • incrementar resultados;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • estudar sugestões de clientes;
    • identificar necessidade de cliente;
    • controlar custos;
    • visitar clientes;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • revisar plano diretor;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • contratar serviços terceirizados;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Atividades de despachantes aduaneiros
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de agenciamento marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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