Salário para o cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;

Atividades

  • ajustar parâmetros operacionais;
  • participar de projetos da instituição;
  • contratar serviços terceirizados;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • determinar perfil de ocupações;
  • elaborar orçamento da área;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • selecionar pessoas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar poder de decisão;
  • classificar clientes (rating e score);
  • estabelecer objetivos e metas;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • propor remuneração de pessoal;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • identificar necessidade de cliente;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • implementar políticas internas e externas;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • estudar sugestões de clientes;
  • participar de comitê de crédito;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • examinar operações gerenciais;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar persuasão;
  • acompanhar formalização de operações;
  • consolidar informações gerenciais;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • programar férias da equipe;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • delegar atribuições;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • motivar equipes;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • analisar mercado e concorrência;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • dispensar pessoas;
  • coordenar equipes;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • respeitar valores da instituição;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • administrar conflitos;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • demonstrar segurança;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • controlar custos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • remanejar pessoal;
  • visitar clientes;
  • demonstrar liderança;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • promover interação da equipe;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • executar consultas de crédito;
  • conferir autenticidade de informações;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • estipular políticas por produto;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • revisar plano diretor;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • atender auditoria interna e externa;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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