Salário para o cargo de Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • estudar sugestões de clientes;
  • contratar serviços terceirizados;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • controlar custos;
  • controlar orçamento da área;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • demonstrar persuasão;
  • participar de comitê de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • classificar clientes (rating e score);
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar poder de decisão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • atender auditoria interna e externa;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar liderança;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • remanejar pessoal;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • propor remuneração de pessoal;
  • demonstrar segurança;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • revisar plano diretor;
  • coordenar equipes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • executar consultas de crédito;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • administrar conflitos;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • selecionar pessoas;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • estabelecer prioridades;
  • analisar mercado e concorrência;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • incrementar resultados;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • implementar políticas internas e externas;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • conferir autenticidade de informações;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • promover interação da equipe;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar visão gerencial;
  • visitar clientes;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • participar de projetos da instituição;
  • estipular políticas por produto;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • elaborar orçamento da área;
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • respeitar valores da instituição;
  • consolidar informações gerenciais;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • motivar equipes;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • definir atribuições para cada cargo;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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