Salário para o cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chef executivo nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chef executivo nos serviços de alimentação

Um Chef executivo nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chef executivo nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • motivar funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acomodar clientes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar bom senso;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • manter boa postura pessoal;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • verificar estado das instalações;
    • orientar execução dos serviços;
    • orientar pedido do cliente;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • recepcionar clientes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • executar preparação de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar guarda de valores;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • planejar operações para datas especiais;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • participar de programas de treinamento;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • liderar equipe;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • escolher matéria-prima;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • registrar pedido do cliente;
    • supervisionar horários de portaria;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • atender reclamações;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;


    Setores que mais contratam Chef executivo nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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