Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de totó (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- estimular a motivação das equipes;
- elaborar plano de investimentos;
- atender agentes de fiscalização;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- promover programas prevencionistas;
- manter apresentação pessoal;
- administrar conflitos entre funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- instruir subordinados;
- liberar mercadorias para entrega;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- analisar tendências do mercado;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- definir estratégias de terceirização;
- elaborar normas e instruções;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- contratar serviços;
- cobrar resultados;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- definir perfil do consumidor final;
- gerir custos;
- planejar compras e locações;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- prestar assistência social aos funcionários;
- orientar clientes;
- gerir investimentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- qualificar fornecedores;
- examinar currículos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- exercer liderança;
- prover ações de preservação ambiental;
- gerenciar contratos de serviços;
- formular incentivos de produtividade;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- delegar atribuições;
- agir com dinamismo;
- entrevistar candidatos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- designar equipe para projeto;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- recomendar promoção de funcionários;
- participar de reuniões;
- administrar remanejamentos;
- expressar-se oralmente;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- operar equipamentos de informática;
- determinar perfis profissionais;
- exercitar a autonomia;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- acompanhar rotinas administrativas;
- gerir estoques;
- demonstrar motivação;
- captar recursos;
- gerir compras;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- medir resultados de treinamento;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- apreciar inovações organizacionais;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- remanejar leiaute;
- colaborar na definição de epi e epc;
- fazer orçamentos;
- providenciar integração de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- promover funcionários;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- argumentar com convicção (persuasão);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- controlar o cumprimento de normas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- transferir numerário para o banco;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- buscar atualização profissional;
- propor compra de novos itens;
- avaliar desempenho;
- expressar-se gestualmente;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- recepcionar mercadorias;
- monitorar o andamento de projetos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- representar a empresa;
Setores que mais contratam Proprietário de totó (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos