Salário para o cargo de Recepcionista de seguro saúde
CBO 4221-15 > Recepcionistas

Recepcionista de seguro saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de seguro saúde

Um Recepcionista de seguro saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.665,42 e R$ 2.945,83, com a média salarial de R$ 1.900,42 e o salário mediana em R$ 1.913,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de seguro saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.900,42 22.804,99 475,10 9,97
1º Quartil 1.665,42 19.985,06 416,36 8,74
Salário Mediana 1.913,00 22.956,00 478,25 10,03
3º Quartil 2.246,61 26.959,38 561,65 11,78
Teto Salarial 2.945,83 35.349,94 736,46 15,45


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.685 - 2.840 1.972,90 1.684,91 1.913,00 2.344,41 2.839,62
Rio de Janeiro - RJ 1.536 - 2.792 1.838,90 1.535,83 1.800,00 2.305,44 2.792,42
Volta Redonda - RJ 1.642 - 2.925 1.913,23 1.642,37 1.782,00 2.414,83 2.924,92
Bauru - SP 1.503 - 2.462 1.733,39 1.502,85 1.639,00 2.033,01 2.462,44
Recife - PE 1.562 - 2.156 1.624,68 1.562,12 1.566,05 1.780,01 2.156,00
Varginha - MG 1.421 - 1.944 1.492,00 1.421,00 1.471,00 1.605,00 1.944,02
Santos - SP 1.473 - 2.379 1.693,37 1.472,92 1.780,00 1.964,31 2.379,23
Barueri - SP 1.759 - 5.222 2.802,74 1.758,75 3.100,00 4.311,50 5.222,22
Sorocaba - SP 1.623 - 2.374 1.805,73 1.623,00 1.837,00 1.959,93 2.373,92
Niterói - RJ 1.545 - 2.340 1.685,41 1.544,60 1.578,72 1.931,80 2.339,85
Uberlândia - MG 1.569 - 3.111 1.986,25 1.569,00 2.063,50 2.568,67 3.111,25
Belo Horizonte - MG 1.602 - 2.734 1.854,36 1.602,00 1.807,50 2.257,01 2.733,76
João Pessoa - PB 1.655 - 2.245 1.749,00 1.655,20 1.745,00 1.853,20 2.244,65
Angra dos Reis - RJ 1.671 - 2.451 1.806,40 1.670,60 1.754,00 2.023,81 2.451,29
São Gonçalo - RJ 1.535 - 2.136 1.609,56 1.534,50 1.578,00 1.763,50 2.136,00
Tatuí - SP 1.663 - 2.554 1.931,11 1.663,25 1.991,00 2.109,00 2.554,48
Goiânia - GO 1.477 - 2.422 1.801,21 1.476,50 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Maceió - AL 1.572 - 2.114 1.677,35 1.571,67 1.646,00 1.745,07 2.113,69
Jau - SP 1.821 - 2.726 2.022,33 1.820,67 1.976,00 2.251,00 2.726,48
Osasco - SP 1.447 - 2.370 1.640,68 1.447,00 1.584,50 1.957,00 2.370,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.629 - 2.889 1.957,01 1.629,09 1.913,00 2.384,88 2.888,64
Rio de Janeiro 1.524 - 2.681 1.801,26 1.524,33 1.782,00 2.213,72 2.681,32
Minas Gerais 1.419 - 2.621 1.679,58 1.419,22 1.600,00 2.163,54 2.620,55
Pernambuco 1.558 - 2.156 1.622,82 1.557,59 1.566,05 1.780,01 2.156,00
Paraná 1.625 - 2.965 1.986,52 1.624,81 1.855,00 2.447,82 2.964,88
Santa Catarina 1.570 - 2.309 1.757,85 1.569,88 1.740,00 1.906,50 2.309,21
Goiás 1.414 - 2.422 1.675,54 1.414,17 1.513,57 2.000,00 2.422,46
Paraíba 1.617 - 2.223 1.736,56 1.616,83 1.745,00 1.835,17 2.222,81
Bahia 1.412 - 2.519 1.614,88 1.412,00 1.449,50 2.079,50 2.518,75
Rio Grande do Sul 1.548 - 2.384 1.764,75 1.547,60 1.769,14 1.968,00 2.383,70
Espírito Santo 1.622 - 2.525 1.875,41 1.622,40 1.975,00 2.085,00 2.525,41
Alagoas 1.572 - 2.114 1.677,35 1.571,67 1.646,00 1.745,07 2.113,69
Mato Grosso do Sul 1.570 - 1.954 1.580,00 1.570,00 1.570,00 1.613,33 1.954,12
Distrito Federal 1.619 - 2.878 2.079,00 1.619,33 2.376,00 2.376,00 2.877,88
Ceará 1.412 - 2.068 1.586,73 1.412,00 1.692,00 1.707,50 2.068,18
Piauí 2.511 - 4.153 3.124,93 2.510,50 3.249,00 3.429,00 4.153,31
Mato Grosso 1.412 - 2.565 1.709,86 1.412,00 1.664,00 2.118,00 2.565,39
Tocantins 1.412 - 2.180 1.489,60 1.412,00 1.412,00 1.800,00 2.180,21
Rondônia 1.412 - 2.013 1.562,00 1.412,00 1.662,00 1.662,00 2.013,06


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • lançar despesas em contas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • verificar cadastro e reserva;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • circular informações internas;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • conferir documentos com identificação;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • receber pagamentos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • registrar acompanhantes;
    • acionar serviço de higienização;
    • atualizar conta;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • fechar contas masters;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • ouvir com atenção;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • internar o paciente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • anotar telefonemas e recados;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar autonomia;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar interesse;
    • fornecer serviço de cofre;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • imprimir relatórios de controle;
    • organizar malotes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • planejar o dia seguinte;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar paciência;
    • coordenar equipe;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • encerrar a conta no sistema;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • verificar o pedido de internação;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • distribuir malotes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar empatia;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • agir com bom senso;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • bloquear apartamento;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • transmitir recados e fax;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar iniciativa;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;


    Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho

    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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