Salário para o cargo de Grossista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Grossista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Grossista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • determinar perfis profissionais;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • exercitar a autonomia;
  • avaliar desempenho;
  • resolver reclamações de clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • buscar atualização profissional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • agir com dinamismo;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transferir numerário para o banco;
  • expressar-se gestualmente;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • contratar serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • instruir subordinados;
  • representar a empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • gerir compras;
  • orientar clientes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • exercer liderança;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • entrevistar candidatos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • examinar currículos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • captar recursos;
  • operar equipamentos de informática;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • fazer orçamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir estoques;
  • gerir investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • elaborar normas e instruções;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • designar equipe para projeto;
  • medir resultados de treinamento;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;


Setores que mais contratam Grossista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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