Salário para o cargo de Tecnólogo em hotelaria
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Tecnólogo em hotelaria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Tecnólogo em hotelaria

Um Tecnólogo em hotelaria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.004,73 e R$ 9.174,03, com a média salarial de R$ 4.048,34 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em hotelaria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.048,34 48.580,08 1.012,09 18,83
1º Quartil 2.004,73 24.056,76 501,18 9,32
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 12,79
3º Quartil 7.574,14 90.889,68 1.893,54 35,23
Teto Salarial 9.174,03 110.088,36 2.293,51 42,67


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Tecnólogo em hotelaria

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar compras;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • promover vendas de produtos e serviços;

Atividades

  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar fluência verbal;
  • definir critérios de avaliação dos serviços;
  • controlar inventários;
  • demonstrar senso de organização;
  • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
  • demonstrar dinamismo;
  • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
  • definir padrões de serviços em hotéis;
  • propor investimentos;
  • atender auditorias;
  • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
  • definir prioridades de execução dos serviços;
  • elaborar orçamento;
  • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
  • motivar equipes;
  • supervisionar preparação de receitas;
  • participar na definição da política financeira da empresa;
  • analisar previsões de mercado;
  • supervisionar atividades de recreação e lazer;
  • supervisionar serviços de reservas;
  • liderar equipes;
  • supervisionar serviços de eventos;
  • viabilizar treinamento;
  • administrar andamento de questões trabalhistas;
  • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
  • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
  • coordenar execução de obras;
  • definir políticas de atendimento a clientes;
  • avaliar necessidade treinamento;
  • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
  • assumir responsabilidade;
  • definir produtos, serviços e preços;
  • acompanhar fluxo de caixa;
  • participar da elaboração de normas e procedimentos;
  • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
  • autorizar compras;
  • promover reuniões da equipe;
  • supervisionar serviços de recepção;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • identificar segmentos de turismo;
  • avaliar produtos e serviços adquiridos;
  • controlar desperdícios;
  • definir benefícios aos funcionários;
  • controlar documentação;
  • definir fornecedores;
  • atender fornecedores;
  • avaliar relatórios de desempenho;
  • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
  • monitorar treinamento de funcionários;
  • supervisionar serviços de governança;
  • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • alocar recursos;
  • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
  • controlar estoque do almoxarifado;
  • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
  • tratar sugestões e reclamações de clientes;
  • montar cadastro de fornecedores;
  • definir critérios de seleção de pessoal;
  • medir satisfação do cliente;
  • atender fiscalizações;
  • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
  • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
  • definir equipes de trabalho;
  • elaborar cardápio;
  • pesquisar novas receitas;
  • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • tomar decisões;
  • avaliar relatórios de atividades financeiras;
  • criar planos de incentivo;
  • definir parcerias com outras empresas;
  • coordenar logística para recebimento de produtos;
  • relacionar-se com a mídia;
  • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
  • acompanhar aplicações financeiras;
  • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
  • participar na avaliação da política de marketing;
  • controlar qualidade dos serviços;
  • administrar conflitos;
  • participar na elaboração de planos de emergência;
  • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
  • participar na elaboração do plano estratégico;
  • propor reformas de instalações;
  • elaborar carta de bebidas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • participar da promoção de ações sociais;


Setores que mais contratam Tecnólogo em hotelaria no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Motéis
  • Condomínios prediais
  • Restaurantes e similares
  • Outros alojamentos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Apart-hotéis
  • Atividades de exibição cinematográfica
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Agências de viagens
  • Pensões (alojamento)
  • Albergues
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




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