Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
Cargos relacionados:
- Administrador de ambulatório
- Diretor clínico
- Diretor de serviços médicos
- Gerente de apoio e diagnóstico de saúde
- Diretor de divisão médica
- Gerente de ambulatório
- Diretor de unidade assistencial
- Gerente de enfermagem
- Gerontólogo
- Gerente da área de saúde mental
- Diretor de departamento de saúde
- Diretor médico-hospitalar
Principais locais de trabalho
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Tecnólogo em gestão hospitalar
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:
- coordenar ações de saúde;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar ações de saúde;
- administrar recursos financeiros;
- coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
- avaliar ações de saúde;
- definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
- gerenciar recursos humanos;
Atividades
- demonstrar capacidade de tomar decisão;
- evidenciar acessibilidade;
- analisar indicadores sociodemográficos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- levantar custo da prestação de serviços;
- liderar pessoas;
- elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
- identificar necessidades de capacitação e qualificação;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de escuta;
- demonstrar capacidade retórica;
- participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
- propor diretrizes de planos de salários;
- demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- elaborar relatórios;
- aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
- organizar fluxo de atendimento aos usuários;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- analisar estudos de custo de serviços de saúde;
- contornar situações adversas;
- delegar funções;
- demonstrar capacidade analítica;
- acompanhar processos de ação de saúde;
- propor alterações de cargos e salários;
- viabilizar captação de recursos;
- evidenciar capacidade crítica;
- coordenar projetos e/ou programas de saúde;
- demonstrar capacidade de negociação;
- levantar custo por departamento;
- promover estudos de custo de serviços de saúde;
- analisar indicadores de saúde;
- demonstrar empatia;
- estabelecer protocolos de atendimento;
- demonstrar iniciativa;
- avaliar resultados de campanhas;
- gerenciar serviços de assistência à saúde;
- avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
- estabelecer critérios para otimização de atendimento;
- estabelecer critérios de avaliação;
- propor diretrizes de planos de carreira;
- dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
- propor auditorias;
- acompanhar processos de assistência à saúde;
- avaliar ações de vigilância de saúde;
- coordenar projetos de qualidade em atendimento;
- gerenciar risco em hemoderivados;
- identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
- determinar destinação dos resíduos hospitalares;
- conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
- definir instruções de serviços internos;
- acompanhar fluxo financeiro;
- gerenciar risco em farmacovigilância;
- implementar programas de saúde;
- propor diretrizes para organograma funcional;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- promover programa de qualidade de vida no trabalho;
- participar em conselhos;
- supervisionar convênios e parcerias;
- monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
- propor contratações e/ou demissões;
- operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
- avaliar desempenho dos profissionais;
- avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
- avaliar o impacto das ações de saúde;
- prestar consultoria;
- acompanhar resultados de ação de saúde;
- implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
- avaliar resultados financeiros;
- demonstrar capacidade de observação;
- operacionalizar campanhas de saúde;
- dimensionar necessidade de contratação;
- gerenciar risco em tecnovigilância;
- calcular custo de tratamentos;
- adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão hospitalar no mercado de trabalho
- Atividades de atendimento hospitalar
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
- Atividades de atenção ambulatorial
- Planos de saúde
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de apoio à gestão de saúde