Salário para o cargo de Supervisor educacional
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor educacional

Um Supervisor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • respeitar a autoria do educador;
    • emitir pareceres;
    • criar espaços de participação/interação;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • interagir com os pais;
    • selecionar referencial teórico;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • planejar ações de operacionalização;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • administrar conflitos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • trabalhar em equipe;
    • definir processos de avaliação;
    • dimensionar os problemas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • auto avaliar-se;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • demonstrar proatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • respeitar a alteridade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • expressar-se com clareza;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar objetivos;
    • respeitar as diversidades;
    • desenvolver a autoestima;
    • acompanhar processo de revisão;
    • elaborar relatórios;
    • definir estratégias de ensino;
    • traçar cronograma de execução;
    • organizar grupos de estudos;
    • entrevistar;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • socializar informações;
    • validar produto final;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular a cooperação;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • mapear competências;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • mapear conteúdo;
    • administrar tempo;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • definir mídias;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • compreender o contexto;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar das avaliações externas;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • divulgar deliberações;
    • identificar público alvo;
    • estimular a solidariedade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • orientar equipe de produção;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular a criatividade;
    • estudar continuamente;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • acompanhar equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • definir abordagem de comunicação;
    • equalizar informações;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • coordenar reuniões;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • atualizar-se continuamente;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • realizar controle de qualidade;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • promover trocas de experiências;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • promover estudos de caso;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • roteirizar material;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • dimensionar carga horária;
    • elaborar atividades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • garantir a integridade instrucional;
    • organizar encontro de educandos;
    • validar material revisado;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • avaliar a instituição escolar;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • avaliar os planos diretores;
    • formar-se continuamente;
    • estimular valores estéticos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estimular o senso crítico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • traçar objetivos educacionais;
    • analisar o desempenho das classes;
    • estimular o senso de justiça;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • observar o desempenho das classes;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • traçar metas educacionais;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • construir sistema de avaliação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • pesquisar práticas educativas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • elaborar textos de orientação;
    • definir escopo;
    • descrever atividades;


    Setores que mais contratam Supervisor educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional