Salário para o cargo de Supervisor educacional
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor educacional

Um Supervisor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • mapear conteúdo;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • organizar grupos de estudos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • construir sistema de avaliação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • demonstrar criatividade;
    • estimular o senso crítico;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • validar produto final;
    • demonstrar versatilidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • elaborar objetivos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • traçar metas educacionais;
    • descrever atividades;
    • participar das avaliações externas;
    • desenvolver a autoestima;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • avaliar os planos diretores;
    • pesquisar práticas educativas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • compreender o contexto;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • roteirizar material;
    • selecionar referencial teórico;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • acompanhar processo de revisão;
    • analisar o desempenho das classes;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • demonstrar flexibilidade;
    • auto avaliar-se;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • dimensionar os problemas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • dimensionar carga horária;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar proatividade;
    • emitir pareceres;
    • interagir com os pais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • respeitar a alteridade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • administrar conflitos;
    • elaborar textos de orientação;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • equalizar informações;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • promover trocas de experiências;
    • validar material revisado;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estudar continuamente;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • dominar a língua portuguesa;
    • planejar ações de operacionalização;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • definir processos de avaliação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a criatividade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • avaliar a instituição escolar;
    • elaborar relatórios;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • divulgar deliberações;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • observar o desempenho das classes;
    • entrevistar;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • administrar tempo;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • formar-se continuamente;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • traçar cronograma de execução;
    • criar espaços de participação/interação;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • expressar-se com clareza;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • realizar controle de qualidade;
    • respeitar as diversidades;
    • definir estratégias de ensino;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • respeitar a autoria do educador;
    • formar equipes de trabalho;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular o senso de justiça;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • coordenar reuniões;
    • promover estudos de caso;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • traçar objetivos educacionais;
    • socializar informações;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • administrar a demanda por vagas;
    • orientar equipe de produção;
    • mapear competências;
    • estimular valores estéticos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • identificar público alvo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • elaborar atividades;
    • atualizar-se continuamente;
    • garantir a integridade instrucional;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estimular a solidariedade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir escopo;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir mídias;
    • estimular a cooperação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;


    Setores que mais contratam Supervisor educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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