Salário para o cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.695,06 e R$ 4.073,13, com a média salarial de R$ 2.223,99 e o salário mediana em R$ 1.939,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.223,99 26.687,85 556,00 10,22
1º Quartil 1.695,06 20.340,67 423,76 7,79
Salário Mediana 1.939,00 23.268,00 484,75 8,91
3º Quartil 3.106,34 37.276,08 776,58 14,27
Teto Salarial 4.073,13 48.877,51 1.018,28 18,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.892 - 9.410 3.971,28 1.892,42 2.513,50 7.768,64 9.409,61
Belo Horizonte - MG 1.553 - 2.888 1.881,97 1.553,31 1.827,00 2.384,16 2.887,77
Rio de Janeiro - RJ 1.612 - 4.181 2.226,77 1.611,82 1.877,50 3.451,81 4.180,94
Curitiba - PR 1.685 - 3.257 2.086,71 1.685,35 1.972,00 2.689,32 3.257,39
Porto Alegre - RS 1.730 - 3.322 2.101,42 1.729,80 1.945,24 2.742,26 3.321,50
Joinville - SC 1.697 - 2.728 1.839,60 1.697,07 1.706,00 2.252,10 2.727,81
Goiânia - GO 1.489 - 2.929 1.874,83 1.489,14 1.785,00 2.417,95 2.928,69
Brasília - DF 1.412 - 3.999 2.060,16 1.412,00 1.817,00 3.301,82 3.999,27
Salvador - BA 1.512 - 3.198 1.895,54 1.511,86 1.732,00 2.640,61 3.198,38
Campo Grande - MS 1.575 - 3.221 2.053,90 1.575,12 1.949,50 2.659,62 3.221,41
Cascavel - PR 1.925 - 3.344 2.270,99 1.924,50 2.135,00 2.761,12 3.344,35
Maringá - PR 1.838 - 2.989 2.141,70 1.837,68 2.185,00 2.467,73 2.988,99
Fortaleza - CE 1.464 - 2.393 1.638,46 1.463,73 1.556,00 1.976,05 2.393,46
Guarulhos - SP 1.802 - 5.970 2.838,20 1.802,48 2.347,00 4.928,90 5.970,03
Manaus - AM 1.421 - 2.279 1.605,38 1.421,38 1.558,00 1.881,55 2.278,99
Santo André - SP 1.875 - 4.027 2.367,64 1.874,84 2.200,00 3.324,47 4.026,70
Campinas - SP 2.017 - 4.004 2.531,30 2.016,93 2.351,00 3.306,05 4.004,39
São José do Rio Preto - SP 2.055 - 3.904 2.492,39 2.055,33 2.329,00 3.223,50 3.904,40
São Bernardo do Campo - SP 1.949 - 3.911 2.456,30 1.948,82 2.347,00 3.228,65 3.910,63
Londrina - PR 1.826 - 3.611 2.262,48 1.825,50 2.082,00 2.980,88 3.610,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 6.432 2.981,13 1.858,86 2.347,00 5.309,92 6.431,54
Minas Gerais 1.516 - 2.810 1.847,67 1.515,68 1.800,00 2.319,93 2.809,97
Paraná 1.748 - 3.151 2.115,77 1.748,11 2.045,00 2.601,82 3.151,40
Rio de Janeiro 1.561 - 3.510 2.024,95 1.561,09 1.801,81 2.897,86 3.509,97
Santa Catarina 1.693 - 3.651 2.255,15 1.693,25 2.190,00 3.014,38 3.651,11
Rio Grande do Sul 1.718 - 3.239 2.072,05 1.718,03 1.946,00 2.674,44 3.239,36
Goiás 1.488 - 2.916 1.861,56 1.487,91 1.777,00 2.407,69 2.916,27
Bahia 1.475 - 2.693 1.770,54 1.475,09 1.700,00 2.222,95 2.692,51
Mato Grosso 1.473 - 3.484 2.049,48 1.472,52 1.862,00 2.876,58 3.484,20
Espírito Santo 1.611 - 3.106 2.023,26 1.611,28 1.840,00 2.564,39 3.106,06
Pernambuco 1.454 - 2.771 1.750,22 1.454,49 1.608,00 2.287,57 2.770,77
Ceará 1.446 - 2.453 1.649,18 1.445,78 1.571,00 2.025,30 2.453,10
Mato Grosso do Sul 1.525 - 3.290 1.998,41 1.524,76 1.881,00 2.715,87 3.289,54
Distrito Federal 1.412 - 3.999 2.060,16 1.412,00 1.817,00 3.301,82 3.999,27
Rondônia 1.427 - 2.617 1.701,32 1.427,13 1.602,00 2.160,39 2.616,72
Pará 1.475 - 2.658 1.764,30 1.474,88 1.679,00 2.194,46 2.658,00
Amazonas 1.418 - 2.430 1.637,99 1.417,70 1.558,00 2.006,29 2.430,08
Alagoas 1.450 - 3.081 1.805,91 1.449,61 1.587,00 2.543,39 3.080,63
Tocantins 1.521 - 2.688 1.845,99 1.521,39 1.851,00 2.219,26 2.688,04
Roraima 1.412 - 2.377 1.693,86 1.412,00 1.758,00 1.962,29 2.376,79
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.339 1.817,38 1.412,00 1.554,50 2.757,07 3.339,45
Maranhão 1.441 - 2.757 1.804,60 1.440,50 1.746,00 2.275,80 2.756,52
Paraíba 1.449 - 3.635 2.020,66 1.449,44 1.773,00 3.001,33 3.635,30
Amapá 1.412 - 2.857 1.687,70 1.412,00 1.447,00 2.359,00 2.857,29
Acre 1.412 - 2.616 1.632,08 1.412,00 1.492,00 2.160,00 2.616,26
Piauí 1.426 - 2.976 1.850,83 1.425,50 1.780,00 2.457,00 2.975,99
Sergipe 1.477 - 2.338 1.625,83 1.477,00 1.512,00 1.929,93 2.337,59


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • orientar trabalho dos empregados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • propor promoções de funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • recolher numerário dos guichês;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • analisar relatórios;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar programação de férias;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • agir com criatividade;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • selecionar pessoal;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • estimar volume de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • definir perfil para cargos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • liderar equipe;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • identificar prioridades;
    • tabular dados;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • orçar custos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • controlar ligações telefônicas;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • agir com flexibilidade;
    • promover reuniões;
    • propor admissões de funcionários;
    • conferir faturas;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • promover rodízio de funções;
    • atuar com dinamismo;
    • justificar diferenças de caixa;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • agir com empatia;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • agir com desenvoltura;
    • criticar questionários preenchidos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • controlar as emoções;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • confrontar dados coletados;
    • definir preço de vendas de produtos;


    Setores que mais contratam Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Casas lotéricas
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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