Salário para o cargo de Subchefe de loja (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subchefe de loja (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subchefe de loja (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • remanejar leiaute;
  • sugerir inovações;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • qualificar fornecedores;
  • manter apresentação pessoal;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercer liderança;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • promover programas prevencionistas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • administrar remanejamentos;
  • delegar atribuições;
  • contratar serviços;
  • gerir estoques;
  • redigir comunicados e normas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • representar a empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • participar de reuniões;
  • providenciar integração de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • avaliar desempenho;
  • determinar perfis profissionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • definir perfil do consumidor final;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • resolver reclamações de clientes;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • analisar tendências do mercado;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir compras;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir custos;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • instruir subordinados;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • captar recursos;
  • designar equipe para projeto;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar compras e locações;
  • entrevistar candidatos;
  • sugerir investimentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • agir com dinamismo;
  • orientar clientes;
  • examinar currículos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • cobrar resultados;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • operar equipamentos de informática;


Setores que mais contratam Subchefe de loja (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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