Salário para o cargo de Subchefe de loja (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subchefe de loja (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subchefe de loja (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • acompanhar rotinas administrativas;
  • instruir subordinados;
  • implantar técnicas de vendas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • examinar currículos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • fazer orçamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar motivação;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir compras;
  • delegar atribuições;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • qualificar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • buscar atualização profissional;
  • designar equipe para projeto;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • atender agentes de fiscalização;
  • sugerir inovações;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • orientar clientes;
  • transferir numerário para o banco;
  • exercitar a autonomia;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • definir perfil do consumidor final;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir custos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • captar recursos;
  • representar a empresa;
  • cobrar resultados;
  • avaliar desempenho;
  • propor compra de novos itens;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • remanejar leiaute;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estimular a motivação das equipes;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • expressar-se oralmente;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir investimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • participar de reuniões;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • expressar-se gestualmente;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • contratar serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • redigir comunicados e normas;
  • gerir estoques;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar integração de funcionários;


Setores que mais contratam Subchefe de loja (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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