Salário para o cargo de Sócio proprietário de pensão - conta própria
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Sócio proprietário de pensão - conta própria - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Sócio proprietário de pensão - conta própria

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar pessoal;
  • executar rotinas administrativas;

Atividades

  • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
  • pesquisar novas receitas;
  • elaborar cardápio;
  • tomar decisões;
  • supervisionar atividades de recreação e lazer;
  • supervisionar serviços de eventos;
  • participar na elaboração de planos de emergência;
  • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
  • participar na elaboração do plano estratégico;
  • alocar recursos;
  • avaliar necessidade treinamento;
  • propor reformas de instalações;
  • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
  • controlar estoque do almoxarifado;
  • atender auditorias;
  • montar cadastro de fornecedores;
  • analisar previsões de mercado;
  • liderar equipes;
  • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
  • atender fiscalizações;
  • controlar reposição de uniformes;
  • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • demonstrar fluência verbal;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • controlar desperdícios;
  • autorizar compras;
  • supervisionar serviços de reservas;
  • relacionar-se com a mídia;
  • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • definir critérios de seleção de pessoal;
  • participar na avaliação da política de marketing;
  • definir equipes de trabalho;
  • controlar qualidade dos serviços;
  • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
  • supervisionar serviços de recepção;
  • monitorar treinamento de funcionários;
  • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
  • demonstrar senso de organização;
  • administrar andamento de questões trabalhistas;
  • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
  • coordenar execução de obras;
  • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
  • elaborar orçamento;
  • definir fornecedores;
  • definir parcerias com outras empresas;
  • avaliar produtos e serviços adquiridos;
  • criar planos de incentivo;
  • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
  • elaborar carta de bebidas;
  • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
  • participar da elaboração de normas e procedimentos;
  • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
  • definir prioridades de execução dos serviços;
  • atender fornecedores;
  • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
  • definir benefícios aos funcionários;
  • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
  • propor investimentos;
  • coordenar logística para recebimento de produtos;
  • controlar inventários;
  • definir produtos, serviços e preços;
  • administrar conflitos;
  • avaliar relatórios de desempenho;
  • definir políticas de atendimento a clientes;
  • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
  • participar na definição da política financeira da empresa;
  • viabilizar treinamento;
  • controlar documentação;
  • promover reuniões da equipe;
  • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
  • tratar sugestões e reclamações de clientes;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • avaliar relatórios de atividades financeiras;
  • participar da promoção de ações sociais;
  • motivar equipes;
  • acompanhar fluxo de caixa;
  • assumir responsabilidade;
  • acompanhar aplicações financeiras;
  • demonstrar dinamismo;
  • supervisionar preparação de receitas;
  • definir critérios de avaliação dos serviços;


Setores que mais contratam Sócio proprietário de pensão - conta própria no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Pensões (alojamento)
  • Instituições de longa permanência para idosos




Profissões em Destaque: