Salário para o cargo de Síndico (edifícios)
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Síndico (edifícios) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Síndico (edifícios)

Um Síndico (edifícios) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.880,61 e R$ 5.743,96, com a média salarial de R$ 2.832,70 e o salário mediana em R$ 2.344,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Síndico (edifícios)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.832,70 33.992,37 708,17 13,07
1º Quartil 1.880,61 22.567,33 470,15 8,68
Salário Mediana 2.344,00 28.128,00 586,00 10,81
3º Quartil 4.380,59 52.567,06 1.095,15 20,21
Teto Salarial 5.743,96 68.927,51 1.435,99 26,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.188 - 8.703 4.151,99 2.187,65 3.500,00 7.185,50 8.703,29
Rio de Janeiro - RJ 1.673 - 4.861 2.289,20 1.673,34 1.679,00 4.013,13 4.860,82
Salvador - BA 1.875 - 4.689 2.682,50 1.875,41 2.500,00 3.870,99 4.688,65
Curitiba - PR 1.796 - 3.321 2.071,64 1.795,53 1.892,00 2.741,97 3.321,15
Fortaleza - CE 1.603 - 3.866 2.264,04 1.602,75 2.133,00 3.191,75 3.865,95
Porto Alegre - RS 2.354 - 4.699 3.173,06 2.353,68 3.243,50 3.879,46 4.698,92
Recife - PE 1.760 - 4.028 2.383,78 1.760,17 2.200,00 3.325,17 4.027,55
Belo Horizonte - MG 2.024 - 4.222 2.616,74 2.024,05 2.436,00 3.485,72 4.222,01
Brasília - DF 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Lauro de Freitas - BA 1.787 - 4.040 2.489,81 1.786,82 2.450,00 3.335,42 4.039,96
Guarulhos - SP 1.745 - 5.206 2.651,19 1.745,44 2.153,50 4.298,44 5.206,40
Barueri - SP 1.745 - 6.203 2.823,95 1.745,17 1.874,50 5.120,94 6.202,63
Camaçari - BA 1.675 - 4.112 2.411,66 1.674,62 2.400,00 3.395,29 4.112,47
Natal - RN 1.421 - 3.154 1.889,93 1.420,62 1.700,00 2.603,77 3.153,76
Cuiabá - MT 2.408 - 4.136 2.850,48 2.407,77 2.789,87 3.414,92 4.136,26
Vitoria - ES 1.590 - 2.946 1.934,08 1.590,37 1.924,00 2.431,96 2.945,66
Manaus - AM 1.792 - 4.274 2.540,28 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Goiânia - GO 1.609 - 4.401 2.216,71 1.608,92 1.793,97 3.633,25 4.400,70
Belém - PA 2.125 - 3.216 2.314,02 2.125,25 2.263,00 2.654,92 3.215,71
São Bernardo do Campo - SP 1.912 - 5.827 3.007,32 1.911,66 2.431,50 4.810,70 5.826,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.980 - 7.930 3.768,61 1.979,88 3.255,00 6.547,31 7.930,30
Bahia 1.799 - 4.628 2.624,03 1.798,64 2.455,00 3.820,97 4.628,07
Rio de Janeiro 1.672 - 5.061 2.353,95 1.671,62 1.679,00 4.178,78 5.061,46
Paraná 1.785 - 3.544 2.121,31 1.784,52 1.892,00 2.925,75 3.543,75
Ceará 1.599 - 3.764 2.226,64 1.598,75 2.100,00 3.107,44 3.763,83
Rio Grande do Sul 1.949 - 4.705 2.974,84 1.949,38 3.000,00 3.884,24 4.704,71
Pernambuco 1.692 - 3.951 2.306,60 1.691,50 2.096,93 3.261,79 3.950,78
Minas Gerais 1.808 - 4.904 2.679,56 1.808,29 2.436,00 4.048,79 4.904,02
Pará 1.536 - 3.477 2.149,31 1.536,03 2.176,00 2.870,84 3.477,25
Santa Catarina 1.670 - 4.478 2.500,07 1.670,39 2.200,00 3.697,15 4.478,10
Espírito Santo 1.609 - 3.087 2.019,80 1.609,39 1.925,00 2.548,71 3.087,07
Rio Grande do Norte 1.420 - 3.349 1.940,31 1.419,64 1.705,00 2.764,97 3.349,02
Distrito Federal 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Goiás 1.588 - 5.105 2.423,75 1.588,32 1.900,00 4.214,95 5.105,27
Mato Grosso 2.150 - 4.091 2.764,22 2.149,86 2.686,73 3.377,64 4.091,10
Amazonas 1.792 - 4.274 2.527,33 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Paraíba 1.714 - 6.516 2.997,57 1.714,37 2.459,50 5.379,29 6.515,56
Sergipe 1.748 - 3.586 2.195,08 1.748,09 2.046,00 2.960,25 3.585,54
Maranhão 1.487 - 3.353 2.036,28 1.487,25 2.034,00 2.767,88 3.352,53
Alagoas 1.587 - 4.539 2.209,12 1.587,25 1.765,00 3.747,47 4.539,05
Amapá 2.013 - 5.982 4.077,07 2.013,33 4.939,00 4.939,00 5.982,26
Piauí 1.433 - 2.317 1.569,00 1.433,00 1.533,00 1.913,00 2.317,08
Tocantins 2.000 - 2.983 2.123,83 2.000,00 2.000,00 2.463,00 2.983,26


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Síndico (edifícios)

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • pesquisar preços de produtos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar operações para datas especiais;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar guarda de valores;
    • registrar pedido do cliente;
    • manter-se atualizado;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • encaminhar clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • supervisionar horários de portaria;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar trabalho de subordinados;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • orientar execução dos serviços;
    • motivar funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar emissão de comandas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;


    Setores que mais contratam Síndico (edifícios) no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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