Salário para o cargo de Relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Relações públicas - Descrição, atividades e funções do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

Atividades

  • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • detectar expectativas e necessidades;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  • liderar pessoas;
  • otimizar custos e recursos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • participar da elaboração de projetos educacionais;
  • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
  • elaborar recomendações de ações e soluções;
  • monitorar mídias;
  • elaborar relatórios;
  • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • tomar decisões;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
  • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
  • realizar escuta ativa;
  • analisar demanda do cliente;
  • revisar planos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
  • agir com empatia;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  • negociar com partes interessadas;
  • representar empresa publicamente;
  • realizar estudo de viabilidade;
  • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
  • mediar conflitos;
  • dar retorno aos públicos (feedback);
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • administrar conflitos entre partes;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar alternativas de soluções;
  • saber ouvir;
  • cobrar ações;
  • pensar estrategicamente;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
  • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • criar programas e ações de fidelização de clientes;
  • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
  • assessorar nos contatos com a imprensa;
  • analisar contexto;
  • planejar ações para promoção da imagem institucional;
  • estabelecer diálogo;
  • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
  • captar recursos;
  • encaminhar solicitações aos responsáveis;
  • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • recomendar doações e/ou patrocínios;
  • identificar necessidade de recursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • checar informações para divulgação;
  • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
  • demonstrar capacidade de síntese;


Setores que mais contratam Relações públicas no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Agências de publicidade
  • Marketing direto
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Ensino fundamental
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Extração de minério de ferro
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Planos de saúde
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Outras atividades de ensino
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor