Salário para o cargo de Relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Relações públicas

Um Relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.273,65 e R$ 12.296,10, com a média salarial de R$ 4.949,40 e o salário mediana em R$ 3.498,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.949,40 59.392,82 1.237,35 23,55
1º Quartil 2.273,65 27.283,81 568,41 10,82
Salário Mediana 3.498,00 41.976,00 874,50 16,64
3º Quartil 9.377,53 112.530,35 2.344,38 44,62
Teto Salarial 12.296,10 147.553,17 3.074,02 58,50


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.426 - 17.068 6.664,17 2.425,54 5.000,00 14.091,75 17.068,35
Rio de Janeiro - RJ 2.141 - 17.400 6.871,79 2.141,23 5.510,00 14.365,57 17.400,00
Belo Horizonte - MG 1.996 - 13.220 5.345,32 1.995,64 4.010,00 10.914,67 13.220,17
Curitiba - PR 1.849 - 6.778 3.278,26 1.849,07 2.620,00 5.595,66 6.777,63
Brasília - DF 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Porto Alegre - RS 2.159 - 11.555 5.040,28 2.159,27 4.020,00 9.539,77 11.554,85
Maringá - PR 1.551 - 3.997 2.284,09 1.551,20 2.050,00 3.300,13 3.997,21
Goiânia - GO 1.622 - 7.178 3.447,47 1.622,04 3.000,00 5.926,00 7.177,75
Fortaleza - CE 1.479 - 6.564 2.703,96 1.478,79 2.000,00 5.419,44 6.564,18
Campinas - SP 1.630 - 10.366 3.814,18 1.630,00 2.550,00 8.558,35 10.366,13
Barueri - SP 1.939 - 15.532 6.457,34 1.939,00 5.354,50 12.822,92 15.531,51
Belém - PA 1.614 - 12.230 4.808,36 1.613,78 3.273,00 10.097,22 12.230,06
Vitoria - ES 1.496 - 14.369 4.805,62 1.495,89 3.355,07 11.862,78 14.368,55
Piracicaba - SP 1.445 - 4.459 2.432,38 1.445,25 2.337,00 3.681,75 4.459,45
Salvador - BA 1.936 - 15.630 5.867,62 1.935,75 4.473,50 12.904,04 15.629,76
Uberlândia - MG 1.531 - 5.178 2.399,15 1.530,57 1.838,00 4.274,81 5.177,78
Guarulhos - SP 1.889 - 15.588 5.902,72 1.888,71 5.456,00 12.869,86 15.588,36
Recife - PE 1.854 - 11.286 4.684,24 1.853,57 4.000,00 9.318,00 11.286,24
São Bernardo do Campo - SP 1.988 - 11.858 5.218,52 1.987,57 5.243,00 9.790,00 11.857,94
Florianópolis - SC 1.829 - 9.361 4.294,55 1.829,29 3.468,50 7.728,78 9.361,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.022 - 15.228 5.819,46 2.022,27 4.013,00 12.571,96 15.227,54
Paraná 1.723 - 6.730 3.141,00 1.722,89 2.545,00 5.556,23 6.729,87
Minas Gerais 1.828 - 12.220 4.958,79 1.828,46 3.813,00 10.089,19 12.220,32
Rio de Janeiro 1.807 - 15.610 6.004,39 1.806,69 4.763,00 12.887,49 15.609,72
Rio Grande do Sul 1.761 - 9.284 3.929,10 1.761,46 3.218,00 7.664,97 9.284,04
Santa Catarina 1.800 - 8.879 3.698,79 1.799,58 2.780,50 7.330,24 8.878,61
Goiás 1.433 - 6.807 3.012,76 1.432,66 2.386,50 5.620,13 6.807,26
Distrito Federal 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Bahia 1.627 - 12.081 4.476,60 1.627,38 3.132,00 9.973,75 12.080,50
Pará 1.697 - 12.978 4.937,68 1.696,94 3.273,00 10.714,72 12.977,99
Ceará 1.453 - 7.564 2.863,72 1.452,69 2.000,00 6.244,69 7.563,76
Espírito Santo 1.556 - 12.932 4.471,82 1.556,19 3.087,50 10.676,44 12.931,62
Pernambuco 1.537 - 9.134 3.851,61 1.537,42 3.113,00 7.541,25 9.134,19
Amazonas 1.412 - 7.270 2.997,97 1.412,00 2.000,00 6.002,14 7.269,98
Mato Grosso 1.637 - 12.270 5.146,72 1.637,00 4.343,00 10.130,33 12.270,16
Maranhão 1.564 - 11.685 3.968,39 1.564,00 2.500,00 9.647,20 11.684,98
Mato Grosso do Sul 1.588 - 11.522 4.219,44 1.588,25 2.897,50 9.513,00 11.522,43
Sergipe 1.412 - 4.965 2.029,20 1.412,00 1.500,00 4.099,33 4.965,24
Rio Grande do Norte 1.517 - 9.385 3.196,27 1.516,67 2.000,00 7.748,33 9.385,01
Paraíba 1.412 - 16.025 4.421,43 1.412,00 1.778,32 13.230,00 16.024,57
Alagoas 1.506 - 5.454 2.658,88 1.506,00 2.344,00 4.502,50 5.453,56
Tocantins 1.650 - 6.902 3.527,38 1.650,00 3.342,50 5.698,50 6.902,19
Amapá 1.412 - 10.285 3.057,00 1.412,00 2.710,00 8.491,00 10.284,55
Piauí 1.424 - 8.721 3.158,83 1.424,00 2.649,00 7.200,00 8.720,86
Rondônia 2.124 - 6.673 4.086,80 2.124,00 5.101,00 5.509,00 6.672,67


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • avaliar desempenho;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • monitorar mídias;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • negociar com clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • identificar necessidade de recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • mapear processo de decisão;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • checar informações para divulgação;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • saber ouvir;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar contratos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • liderar pessoas;
    • realizar escuta ativa;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • captar recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • definir perfis profissionais;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar demanda reclamatória;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer diálogo;
    • administrar orçamentos;
    • agir com empatia;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • mediar conflitos;
    • negociar com partes interessadas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dimensionar equipe;
    • cobrar ações;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • tomar decisões;
    • cobrar resultados da equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar criatividade;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar campanhas de vendas;
    • otimizar custos e recursos;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar impacto normativo;
    • gerenciar equipes;
    • autorizar pagamentos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • pesquisar mercado;
    • analisar cenários;
    • delegar atribuições;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • revisar planos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar relatórios;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • formular plano de incentivos;
    • gerir lucratividade;
    • estabelecer política comercial;
    • examinar currículos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;


    Setores que mais contratam Relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Marketing direto
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Extração de minério de ferro
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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