Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Agente de tráfego
- Auxiliar de recepção
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de hotel
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista caixa
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de banco
- Guest relations
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista secretária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
- comunicar-se;
Atividades
- organizar malotes;
- demonstrar respeito mútuo;
- solicitar o serviço de manobrista;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar entusiasmo;
- receber pagamentos;
- acionar serviço de higienização;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar senso de organização;
- anotar telefonemas e recados;
- identificar o espaço físico da empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- bloquear apartamento;
- demonstrar empatia;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- internar o paciente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- agir com bom senso;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- acolher o cliente e passageiro;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- verificar cadastro e reserva;
- organizar materiais de trabalho;
- fornecer serviço de cofre;
- verificar o pedido de internação;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- anunciar a chegada do cliente;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar interesse;
- demonstrar paciência;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- interagir com os outros departamentos;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- atender o cliente com informações precisas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- emitir notas fiscais e recibos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- pré-cadastrar o cliente;
- registrar acompanhantes;
- planejar o dia seguinte;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- coordenar equipe;
- ouvir com atenção;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar eficiência;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar pró atividade;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- oferecer transporte ao cliente;
- distribuir malotes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar autonomia;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- circular informações internas;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar iniciativa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia