Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • agir com bom senso;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • distribuir malotes;
  • internar o paciente;
  • demonstrar iniciativa;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • interagir com os outros departamentos;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar empatia;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • circular informações internas;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • organizar materiais de trabalho;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • registrar acompanhantes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • organizar malotes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • planejar o dia seguinte;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar interesse;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • transmitir recados e fax;
  • coordenar equipe;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anotar telefonemas e recados;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • verificar cadastro e reserva;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • receber pagamentos;
  • verificar o pedido de internação;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar autonomia;
  • bloquear apartamento;
  • ouvir com atenção;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acionar serviço de higienização;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • imprimir relatórios de controle;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: