Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de hospital

Um Recepcionista de hospital trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.471,45 e R$ 2.568,28, com a média salarial de R$ 1.658,59 e o salário mediana em R$ 1.579,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de hospital

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.658,59 19.903,05 414,65 7,80
1º Quartil 1.471,45 17.657,39 367,86 6,92
Salário Mediana 1.579,00 18.948,00 394,75 7,42
3º Quartil 1.958,68 23.504,15 489,67 9,21
Teto Salarial 2.568,28 30.819,35 642,07 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 2.848 1.808,26 1.515,20 1.650,00 2.351,66 2.848,41
Rio de Janeiro - RJ 1.441 - 2.417 1.638,49 1.440,89 1.529,00 1.995,26 2.416,72
Belo Horizonte - MG 1.530 - 2.537 1.756,42 1.529,55 1.718,00 2.094,41 2.536,81
Brasília - DF 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Curitiba - PR 1.626 - 2.527 1.808,22 1.625,58 1.741,00 2.086,47 2.527,19
Goiânia - GO 1.412 - 2.254 1.560,41 1.412,00 1.480,00 1.860,57 2.253,58
Campinas - SP 1.558 - 2.665 1.794,26 1.558,17 1.696,00 2.200,45 2.665,25
Porto Alegre - RS 1.527 - 3.093 1.900,10 1.526,74 1.713,00 2.553,41 3.092,77
Recife - PE 1.414 - 1.985 1.508,65 1.413,65 1.502,00 1.638,52 1.984,62
Fortaleza - CE 1.412 - 2.143 1.501,86 1.412,00 1.412,00 1.769,49 2.143,26
Salvador - BA 1.412 - 2.126 1.522,01 1.412,00 1.434,00 1.755,02 2.125,74
Campo Grande - MS 1.422 - 2.334 1.603,07 1.421,72 1.519,00 1.927,21 2.334,29
Maringá - PR 1.439 - 2.447 1.676,39 1.439,44 1.591,00 2.019,96 2.446,64
Florianópolis - SC 1.669 - 2.858 1.942,78 1.669,21 1.847,00 2.359,77 2.858,23
Ribeirão Preto - SP 1.532 - 2.463 1.719,72 1.532,11 1.648,00 2.033,32 2.462,82
Sorocaba - SP 1.534 - 2.438 1.710,52 1.534,00 1.650,00 2.012,52 2.437,62
Cuiabá - MT 1.412 - 2.302 1.585,97 1.412,15 1.500,00 1.900,82 2.302,33
Manaus - AM 1.412 - 2.038 1.486,93 1.412,00 1.412,00 1.682,49 2.037,88
Santo André - SP 1.503 - 2.360 1.683,76 1.502,51 1.650,66 1.948,36 2.359,91
Belém - PA 1.412 - 2.096 1.506,99 1.412,00 1.418,40 1.730,85 2.096,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.509 - 2.568 1.727,69 1.508,69 1.628,00 2.120,29 2.568,16
Minas Gerais 1.419 - 2.362 1.627,23 1.419,47 1.550,00 1.950,10 2.362,02
Rio de Janeiro 1.419 - 2.307 1.600,87 1.418,80 1.529,00 1.904,41 2.306,68
Paraná 1.434 - 2.411 1.684,57 1.434,06 1.674,00 1.990,57 2.411,04
Santa Catarina 1.675 - 2.760 1.918,94 1.675,06 1.844,00 2.278,47 2.759,75
Rio Grande do Sul 1.489 - 2.636 1.754,72 1.488,83 1.664,00 2.176,13 2.635,80
Bahia 1.412 - 2.103 1.507,59 1.412,00 1.421,00 1.735,96 2.102,65
Goiás 1.412 - 2.200 1.536,24 1.412,00 1.450,00 1.816,04 2.199,65
Pernambuco 1.413 - 2.079 1.529,23 1.413,38 1.502,00 1.716,65 2.079,25
Mato Grosso 1.412 - 2.409 1.612,22 1.412,00 1.500,00 1.989,00 2.409,13
Espírito Santo 1.420 - 2.277 1.577,35 1.420,01 1.491,50 1.879,81 2.276,89
Distrito Federal 1.412 - 2.518 1.612,53 1.412,00 1.463,50 2.078,82 2.517,92
Ceará 1.412 - 2.056 1.483,30 1.412,00 1.412,00 1.697,20 2.055,70
Mato Grosso do Sul 1.415 - 2.365 1.603,73 1.414,97 1.502,00 1.952,17 2.364,52
Pará 1.412 - 2.053 1.494,56 1.412,00 1.412,00 1.695,12 2.053,18
Maranhão 1.412 - 2.257 1.537,33 1.412,00 1.412,00 1.863,06 2.256,60
Paraíba 1.412 - 2.133 1.499,84 1.412,00 1.412,00 1.761,22 2.133,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.885 1.452,08 1.412,00 1.412,00 1.556,26 1.884,98
Amazonas 1.412 - 2.036 1.486,32 1.412,00 1.412,00 1.681,16 2.036,28
Rondônia 1.412 - 2.125 1.541,67 1.412,00 1.500,00 1.754,74 2.125,39
Alagoas 1.412 - 2.085 1.501,73 1.412,00 1.423,00 1.721,59 2.085,24
Tocantins 1.412 - 2.174 1.519,40 1.412,00 1.412,00 1.795,02 2.174,18
Sergipe 1.412 - 1.899 1.450,84 1.412,00 1.412,00 1.568,05 1.899,27
Piauí 1.412 - 2.238 1.520,28 1.412,00 1.412,00 1.847,45 2.237,68
Amapá 1.412 - 2.064 1.494,23 1.412,00 1.412,00 1.704,19 2.064,17
Acre 1.412 - 2.063 1.491,03 1.412,00 1.412,00 1.703,34 2.063,13
Roraima 1.412 - 2.047 1.481,44 1.412,00 1.412,00 1.690,04 2.047,03


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • circular informações internas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar interesse;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • efetuar acertos em contas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • organizar malotes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar paciência;
    • registrar acompanhantes;
    • lançar despesas em contas;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • ouvir com atenção;
    • distribuir malotes;
    • internar o paciente;
    • demonstrar iniciativa;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • receber pagamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • conferir documentos com identificação;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • verificar cadastro e reserva;
    • organizar materiais de trabalho;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • fornecer serviço de cofre;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • bloquear apartamento;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • atualizar conta;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • verificar o pedido de internação;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • emitir extrato de contas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar entusiasmo;
    • fechar contas masters;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar autonomia;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • anotar telefonemas e recados;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • coordenar equipe;
    • planejar o dia seguinte;
    • encerrar a conta no sistema;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;


    Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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