Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • distribuir malotes;
  • bloquear apartamento;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • acionar serviço de higienização;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar eficiência;
  • receber pagamentos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • imprimir relatórios de controle;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • organizar materiais de trabalho;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • registrar acompanhantes;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • verificar o pedido de internação;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • internar o paciente;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar empatia;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • agir com bom senso;
  • interagir com os outros departamentos;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar pró atividade;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar iniciativa;
  • circular informações internas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • planejar o dia seguinte;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • anotar telefonemas e recados;
  • ouvir com atenção;
  • organizar malotes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: