Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de seguro saúde
- Concierge
- Recepcionista atendente
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista bilíngüe
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- fornecer serviço de cofre;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- anunciar a chegada do cliente;
- solicitar o serviço de manobrista;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- organizar malotes;
- demonstrar pró atividade;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- pré-cadastrar o cliente;
- oferecer transporte ao cliente;
- demonstrar paciência;
- verificar cadastro e reserva;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar senso de organização;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- organizar materiais de trabalho;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- acionar serviço de higienização;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- registrar acompanhantes;
- imprimir relatórios de controle;
- bloquear apartamento;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar empatia;
- interagir com os outros departamentos;
- transmitir recados e fax;
- verificar o pedido de internação;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar eficiência;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- atender o cliente com informações precisas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- distribuir malotes;
- coordenar equipe;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- planejar o dia seguinte;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- identificar o espaço físico da empresa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- ouvir com atenção;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar respeito mútuo;
- circular informações internas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar interesse;
- agir com bom senso;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar iniciativa;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- receber pagamentos;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- internar o paciente;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- emitir notas fiscais e recibos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia