Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • identificar o espaço físico da empresa;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • receber pagamentos;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar eficiência;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • distribuir malotes;
  • agir com bom senso;
  • acionar serviço de higienização;
  • demonstrar autonomia;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • registrar acompanhantes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • planejar o dia seguinte;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • verificar cadastro e reserva;
  • interagir com os outros departamentos;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar empatia;
  • verificar o pedido de internação;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar interesse;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • demonstrar iniciativa;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • organizar malotes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar pró atividade;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • circular informações internas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • internar o paciente;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • bloquear apartamento;
  • ouvir com atenção;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • oferecer auxílio para a bagagem;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: