Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • demonstrar autonomia;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar empatia;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar iniciativa;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • planejar o dia seguinte;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar senso de organização;
  • registrar acompanhantes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • verificar o pedido de internação;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • ouvir com atenção;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • bloquear apartamento;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar paciência;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • demonstrar eficiência;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar pró atividade;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • internar o paciente;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • fornecer serviço de cofre;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar entusiasmo;
  • transmitir recados e fax;
  • receber pagamentos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • circular informações internas;
  • organizar malotes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • acionar serviço de higienização;
  • verificar cadastro e reserva;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar interesse;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • agir com bom senso;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • coordenar equipe;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • interagir com os outros departamentos;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: