Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista caixa
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista secretária
- Guest relations
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de banco
- Atendente de consultório veterinário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- pré-cadastrar o cliente;
- oferecer transporte ao cliente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- distribuir malotes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- acolher o cliente e passageiro;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar interesse;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- fornecer serviço de cofre;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar iniciativa;
- registrar acompanhantes;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar autonomia;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- interagir com os outros departamentos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar pró atividade;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- verificar cadastro e reserva;
- verificar o pedido de internação;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- agir com bom senso;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- atender o cliente com informações precisas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar respeito mútuo;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- bloquear apartamento;
- coordenar equipe;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- emitir notas fiscais e recibos;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- planejar o dia seguinte;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar espírito de equipe;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- receber pagamentos;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar paciência;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar entusiasmo;
- organizar malotes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- internar o paciente;
- ouvir com atenção;
- circular informações internas;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- identificar o espaço físico da empresa;
- anotar telefonemas e recados;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- acionar serviço de higienização;
- organizar materiais de trabalho;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar empatia;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia