Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de crediário
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de banco
- Recepcionista telefonista
- Agente de tráfego
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar paciência;
- organizar materiais de trabalho;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- fornecer serviço de cofre;
- organizar malotes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- ouvir com atenção;
- bloquear apartamento;
- interagir com os outros departamentos;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- demonstrar entusiasmo;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- atender o cliente com informações precisas;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar senso de organização;
- solicitar o serviço de manobrista;
- demonstrar empatia;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- distribuir malotes;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar autonomia;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- demonstrar iniciativa;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar pró atividade;
- agir com bom senso;
- demonstrar respeito mútuo;
- anunciar a chegada do cliente;
- internar o paciente;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- receber pagamentos;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- coordenar equipe;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- acolher o cliente e passageiro;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- oferecer transporte ao cliente;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- circular informações internas;
- registrar acompanhantes;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- emitir notas fiscais e recibos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar espírito de equipe;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transmitir recados e fax;
- anotar telefonemas e recados;
- verificar o pedido de internação;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- planejar o dia seguinte;
- demonstrar interesse;
- verificar cadastro e reserva;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia