Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • coordenar equipe;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • verificar cadastro e reserva;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • imprimir relatórios de controle;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar pró atividade;
  • agir com bom senso;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar empatia;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • receber pagamentos;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • planejar o dia seguinte;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • acionar serviço de higienização;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar senso de organização;
  • circular informações internas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • organizar malotes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • bloquear apartamento;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • verificar o pedido de internação;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • ouvir com atenção;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar eficiência;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • internar o paciente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • demonstrar paciência;
  • fornecer serviço de cofre;
  • organizar materiais de trabalho;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar interesse;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: