Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • organizar materiais de trabalho;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • agir com bom senso;
  • coordenar equipe;
  • ouvir com atenção;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • verificar o pedido de internação;
  • internar o paciente;
  • demonstrar eficiência;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar entusiasmo;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • registrar acompanhantes;
  • bloquear apartamento;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • acionar serviço de higienização;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar paciência;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • receber pagamentos;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar interesse;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • demonstrar autonomia;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • organizar malotes;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • verificar cadastro e reserva;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • planejar o dia seguinte;
  • distribuir malotes;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar iniciativa;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • transmitir recados e fax;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • circular informações internas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: