Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de seguro saúde
- Concierge
- Recepcionista de banco
- Recepcionista telefonista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- pré-cadastrar o cliente;
- planejar o dia seguinte;
- oferecer transporte ao cliente;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar interesse;
- demonstrar paciência;
- demonstrar senso de organização;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- receber pagamentos;
- distribuir malotes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- identificar o espaço físico da empresa;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- organizar materiais de trabalho;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar autonomia;
- anunciar a chegada do cliente;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- circular informações internas;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- organizar malotes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- verificar o pedido de internação;
- demonstrar iniciativa;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar espírito de equipe;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar empatia;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- anotar telefonemas e recados;
- solicitar o serviço de manobrista;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- registrar acompanhantes;
- verificar cadastro e reserva;
- ouvir com atenção;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acolher o cliente e passageiro;
- coordenar equipe;
- agir com bom senso;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- bloquear apartamento;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- internar o paciente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fornecer serviço de cofre;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar respeito mútuo;
- imprimir relatórios de controle;
- transmitir recados e fax;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- emitir notas fiscais e recibos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar pró atividade;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- atender o cliente com informações precisas;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia