Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Supervisor educacional
- Coordenador de ensino
- Professor de orientação educacional
- Supervisor de ensino
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador de orientação pedagógica
- Auxiliar de supervisor escolar
- Orientador escolar
- Coordenador auxiliar de curso
- Desenhista instrucional
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de orientação educacional
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Projetista instrucional
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- promover a formação contínua dos profissionais;
- elaborar projeto instrucional;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
- viabilizar o trabalho coletivo;
- implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
- avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
- coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
Atividades
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- mapear competências;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- desenvolver a autoestima;
- estimular a criatividade;
- estudar continuamente;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- divulgar deliberações;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- estimular o senso de justiça;
- garantir a integridade instrucional;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- elaborar textos de orientação;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- acompanhar equipe de produção;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- validar material revisado;
- dimensionar os problemas;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- analisar resultados das avaliações;
- administrar recursos de trabalho;
- pesquisar práticas educativas;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- realizar controle de qualidade;
- demonstrar proatividade;
- adequar linguagem textual e imagética;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- verificar o cumprimento das metas;
- atualizar-se continuamente;
- demonstrar criatividade;
- assessorar as escolas/instituições;
- demonstrar capacidade de observação;
- promover estudos de caso;
- definir escopo;
- orientar atividades interdisciplinares;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- socializar informações;
- emitir pareceres;
- organizar grupos de estudos;
- organizar encontro de educandos;
- administrar conflitos;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- coordenar reuniões;
- traçar metas educacionais;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- definir processos de avaliação;
- estimular o senso crítico;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- participar das avaliações externas;
- criar mecanismos de usabilidade;
- auto avaliar-se;
- traçar objetivos educacionais;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- estimular o respeito mútuo;
- definir estratégias de ensino;
- criar mecanismos de participação/interação;
- demonstrar flexibilidade;
- criar espaços de participação/interação;
- formar-se continuamente;
- demonstrar versatilidade;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- expressar-se com clareza;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- interagir com os pais;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- fornecer subsídios teóricos;
- selecionar referencial teórico;
- respeitar as diversidades;
- planejar ações de operacionalização;
- elaborar relatórios;
- administrar tempo;
- participar da criação do projeto gráfico;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- respeitar a autonomia do educador;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- identificar contexto de aprendizagem;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- selecionar bibliografia;
- orientar equipe de produção;
- criar clima favorável de trabalho;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- validar produto final;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- propor estratégias de participação/interação;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- respeitar a autoria do educador;
- identificar público alvo;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- mapear conteúdo;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- respeitar a alteridade;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- roteirizar material;
- estimular a cooperação;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- dominar a língua portuguesa;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- definir mídias;
- traçar cronograma de execução;
- elaborar objetivos;
- estimular valores estéticos;
- estimular a solidariedade;
- promover trocas de experiências;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- construir instrumentos de avaliação;
- produzir material de apoio pedagógico;
- definir abordagem de comunicação;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- dimensionar carga horária;
- assessorar o trabalho docente;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- acompanhar a produção dos alunos;
- descrever atividades;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- acompanhar processo de revisão;
- divulgar resultados de avaliação;
- compreender o contexto;
- construir sistema de avaliação;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- observar o desempenho das classes;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- entrevistar;
- elaborar atividades;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- formar equipes de trabalho;
Setores que mais contratam Projetista instrucional no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação superior - graduação
- Edição de livros
- Atividades de apoio à educação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Treinamento em informática
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de teleatendimento
- Ensino fundamental
- Marketing direto
- Comércio varejista de livros
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de idiomas
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis