Salário para o cargo de Projetista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Projetista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Projetista instrucional

Um Projetista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Projetista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • definir mídias;
    • socializar informações;
    • administrar a demanda por vagas;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular o senso de justiça;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • assessorar o trabalho docente;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • equalizar informações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • orientar equipe de produção;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular a criatividade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • dominar a língua portuguesa;
    • avaliar a instituição escolar;
    • traçar metas educacionais;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • divulgar deliberações;
    • planejar ações de operacionalização;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • desenvolver a autoestima;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • trabalhar em equipe;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • validar produto final;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • dimensionar os problemas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • elaborar atividades;
    • organizar encontro de educandos;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • respeitar a autoria do educador;
    • definir processos de avaliação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • definir escopo;
    • administrar conflitos;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar tempo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar público alvo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • dimensionar carga horária;
    • administrar recursos de trabalho;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • pesquisar práticas educativas;
    • roteirizar material;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • selecionar referencial teórico;
    • avaliar os planos diretores;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • demonstrar versatilidade;
    • auto avaliar-se;
    • organizar grupos de estudos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • promover trocas de experiências;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • atualizar-se continuamente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar textos de orientação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • formar-se continuamente;
    • definir estratégias de ensino;
    • elaborar relatórios;
    • observar o desempenho das classes;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • entrevistar;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • emitir pareceres;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • definir abordagem de comunicação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • respeitar a alteridade;
    • interagir com os pais;
    • traçar objetivos educacionais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • mapear conteúdo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • selecionar bibliografia;
    • estudar continuamente;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular o senso crítico;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • traçar cronograma de execução;
    • analisar resultados das avaliações;
    • garantir a integridade instrucional;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a solidariedade;
    • coordenar reuniões;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • validar material revisado;
    • estimular valores estéticos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • participar das avaliações externas;
    • realizar controle de qualidade;
    • elaborar objetivos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • formar equipes de trabalho;
    • compreender o contexto;
    • estimular a cooperação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • descrever atividades;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • mapear competências;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • respeitar as diversidades;
    • promover estudos de caso;
    • articular a ação da escola com outras instituições;


    Setores que mais contratam Projetista instrucional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: