Salário para o cargo de Profissional de relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Profissional de relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Profissional de relações públicas

Um Profissional de relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.273,65 e R$ 12.296,10, com a média salarial de R$ 4.949,40 e o salário mediana em R$ 3.498,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Profissional de relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.949,40 59.392,82 1.237,35 23,55
1º Quartil 2.273,65 27.283,81 568,41 10,82
Salário Mediana 3.498,00 41.976,00 874,50 16,64
3º Quartil 9.377,53 112.530,35 2.344,38 44,62
Teto Salarial 12.296,10 147.553,17 3.074,02 58,50


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.426 - 17.068 6.664,17 2.425,54 5.000,00 14.091,75 17.068,35
Rio de Janeiro - RJ 2.141 - 17.400 6.871,79 2.141,23 5.510,00 14.365,57 17.400,00
Belo Horizonte - MG 1.996 - 13.220 5.345,32 1.995,64 4.010,00 10.914,67 13.220,17
Curitiba - PR 1.849 - 6.778 3.278,26 1.849,07 2.620,00 5.595,66 6.777,63
Brasília - DF 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Porto Alegre - RS 2.159 - 11.555 5.040,28 2.159,27 4.020,00 9.539,77 11.554,85
Maringá - PR 1.551 - 3.997 2.284,09 1.551,20 2.050,00 3.300,13 3.997,21
Goiânia - GO 1.622 - 7.178 3.447,47 1.622,04 3.000,00 5.926,00 7.177,75
Fortaleza - CE 1.479 - 6.564 2.703,96 1.478,79 2.000,00 5.419,44 6.564,18
Campinas - SP 1.630 - 10.366 3.814,18 1.630,00 2.550,00 8.558,35 10.366,13
Barueri - SP 1.939 - 15.532 6.457,34 1.939,00 5.354,50 12.822,92 15.531,51
Belém - PA 1.614 - 12.230 4.808,36 1.613,78 3.273,00 10.097,22 12.230,06
Vitoria - ES 1.496 - 14.369 4.805,62 1.495,89 3.355,07 11.862,78 14.368,55
Piracicaba - SP 1.445 - 4.459 2.432,38 1.445,25 2.337,00 3.681,75 4.459,45
Salvador - BA 1.936 - 15.630 5.867,62 1.935,75 4.473,50 12.904,04 15.629,76
Uberlândia - MG 1.531 - 5.178 2.399,15 1.530,57 1.838,00 4.274,81 5.177,78
Guarulhos - SP 1.889 - 15.588 5.902,72 1.888,71 5.456,00 12.869,86 15.588,36
Recife - PE 1.854 - 11.286 4.684,24 1.853,57 4.000,00 9.318,00 11.286,24
São Bernardo do Campo - SP 1.988 - 11.858 5.218,52 1.987,57 5.243,00 9.790,00 11.857,94
Florianópolis - SC 1.829 - 9.361 4.294,55 1.829,29 3.468,50 7.728,78 9.361,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.022 - 15.228 5.819,46 2.022,27 4.013,00 12.571,96 15.227,54
Paraná 1.723 - 6.730 3.141,00 1.722,89 2.545,00 5.556,23 6.729,87
Minas Gerais 1.828 - 12.220 4.958,79 1.828,46 3.813,00 10.089,19 12.220,32
Rio de Janeiro 1.807 - 15.610 6.004,39 1.806,69 4.763,00 12.887,49 15.609,72
Rio Grande do Sul 1.761 - 9.284 3.929,10 1.761,46 3.218,00 7.664,97 9.284,04
Santa Catarina 1.800 - 8.879 3.698,79 1.799,58 2.780,50 7.330,24 8.878,61
Goiás 1.433 - 6.807 3.012,76 1.432,66 2.386,50 5.620,13 6.807,26
Distrito Federal 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Bahia 1.627 - 12.081 4.476,60 1.627,38 3.132,00 9.973,75 12.080,50
Pará 1.697 - 12.978 4.937,68 1.696,94 3.273,00 10.714,72 12.977,99
Ceará 1.453 - 7.564 2.863,72 1.452,69 2.000,00 6.244,69 7.563,76
Espírito Santo 1.556 - 12.932 4.471,82 1.556,19 3.087,50 10.676,44 12.931,62
Pernambuco 1.537 - 9.134 3.851,61 1.537,42 3.113,00 7.541,25 9.134,19
Amazonas 1.412 - 7.270 2.997,97 1.412,00 2.000,00 6.002,14 7.269,98
Mato Grosso 1.637 - 12.270 5.146,72 1.637,00 4.343,00 10.130,33 12.270,16
Maranhão 1.564 - 11.685 3.968,39 1.564,00 2.500,00 9.647,20 11.684,98
Mato Grosso do Sul 1.588 - 11.522 4.219,44 1.588,25 2.897,50 9.513,00 11.522,43
Sergipe 1.412 - 4.965 2.029,20 1.412,00 1.500,00 4.099,33 4.965,24
Rio Grande do Norte 1.517 - 9.385 3.196,27 1.516,67 2.000,00 7.748,33 9.385,01
Paraíba 1.412 - 16.025 4.421,43 1.412,00 1.778,32 13.230,00 16.024,57
Alagoas 1.506 - 5.454 2.658,88 1.506,00 2.344,00 4.502,50 5.453,56
Tocantins 1.650 - 6.902 3.527,38 1.650,00 3.342,50 5.698,50 6.902,19
Amapá 1.412 - 10.285 3.057,00 1.412,00 2.710,00 8.491,00 10.284,55
Piauí 1.424 - 8.721 3.158,83 1.424,00 2.649,00 7.200,00 8.720,86
Rondônia 2.124 - 6.673 4.086,80 2.124,00 5.101,00 5.509,00 6.672,67


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Profissional de relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • gerenciar equipes;
    • pesquisar mercado;
    • definir perfis profissionais;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • trabalhar em equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • negociar com partes interessadas;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerenciar remanejamentos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar tendências do mercado;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • checar informações para divulgação;
    • cobrar ações;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • representar empresa publicamente;
    • mapear processo de decisão;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • delegar atribuições;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • saber ouvir;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar cenários;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • liderar pessoas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar mídias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • agir com empatia;
    • examinar currículos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • revisar planos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • avaliar desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar contexto;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • negociar com clientes;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar contratos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda do cliente;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • autorizar pagamentos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • contratar serviços de terceiros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer política comercial;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • identificar necessidade de recursos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • mediar conflitos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • captar recursos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • dimensionar equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • realizar campanhas de vendas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar orçamentos;


    Setores que mais contratam Profissional de relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Marketing direto
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Extração de minério de ferro
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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