Salário para o cargo de Operador de telemarketing técnico
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing técnico - Descrição, atividades e funções do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing técnico

Operadores de telemarketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

Atividades

  • demonstrar poder de persuasão;
  • orientar a utilização de equipamentos de informática;
  • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
  • identificar-se ao cliente;
  • argumentar com o cliente;
  • identificar problemas;
  • confirmar dados;
  • direcionar atendimento;
  • consultar histórico;
  • tomar decisões;
  • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
  • demonstrar paciência;
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • enviar mensagens pós-atendimento;
  • confirmar dados cadastrais;
  • solicitar informações ao cliente;
  • demonstrar agilidade de digitação;
  • depurar informações;
  • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
  • realizar triagem de atendimento;
  • orientar a utilização de aplicativos (software);
  • acionar serviços emergenciais;
  • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar aptidão à microinformática;
  • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
  • oferecer formas e condições de pagamento;
  • administrar conflitos;
  • consultar manuais;
  • informar relação custo-benefício;
  • finalizar pendências de serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • abordar o cliente;
  • informar prazo de entrega;
  • demonstrar objetividade;
  • ouvir mensagem do cliente;
  • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
  • demonstrar empatia;
  • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
  • autocontrolar-se;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • identificar clientes potenciais;
  • oferecer alternativas de produtos e serviços;
  • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  • consultar supervisor;
  • apresentar produtos e serviços;
  • demonstrar clareza de dicção;
  • descrever o produto;
  • trabalhar a qualidade vocal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita;
  • efetivar a venda;
  • atender usuários de língua estrangeira;
  • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
  • esclarecer dúvidas;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • agendar retorno (follow-up);
  • demonstrar o cliente a sua importância;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
  • atualizar cadastro por telefone;
  • dar atendimento a usuários da internet;
  • negociar valores;
  • registrar informações com precisão;
  • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
  • finalizar pendência técnica;
  • orientar usuário de telefonia;
  • orientar o usuário;
  • solicitar providências técnicas junto à área competente;
  • demonstrar agilidade no atendimento;
  • fornecer informações;
  • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
  • consultar área técnica;
  • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • atualizar listas;
  • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
  • seguir o código de ética;
  • finalizar contato;
  • oferecer soluções;
  • informar disponibilidade de serviços agregados;


Setores que mais contratam Operador de telemarketing técnico no mercado de trabalho

  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Administração de cartões de crédito
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Marketing direto
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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