Salário para o cargo de Operador de telemarketing técnico
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing técnico

Um Operador de telemarketing técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing técnico

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;

  • Atividades

    • negociar valores;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • confirmar dados;
    • atualizar listas;
    • finalizar contato;
    • acionar serviços emergenciais;
    • finalizar pendência técnica;
    • consultar área técnica;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • informar prazo de entrega;
    • comunicar débitos;
    • registrar informações com precisão;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • definir formas de pagamento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • argumentar com o cliente;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • finalizar pendências de serviços;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • consultar manuais;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • esclarecer dúvidas;
    • oferecer vantagens;
    • negociar descontos;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • identificar-se ao cliente;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • negociar datas de pagamento;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar usuário de telefonia;
    • aplicar questionário;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar paciência;
    • oferecer soluções;
    • informar restrições ao crédito;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar respostas em papel;
    • depurar informações;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar objetividade;
    • administrar conflitos;
    • negociar valor de débitos;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • apresentar produtos e serviços;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • identificar clientes potenciais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • direcionar atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • agendar retorno (follow-up);
    • efetivar a venda;
    • solicitar informações ao cliente;
    • descrever o produto;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • fornecer informações;
    • demonstrar empatia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • identificar problemas;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • consultar histórico;
    • consultar supervisor;
    • realizar triagem de atendimento;
    • informar relação custo-benefício;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • abordar o cliente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing técnico no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista