Salário para o cargo de Operador de telemarketing técnico
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing técnico

Um Operador de telemarketing técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,64 e R$ 2.363,38, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.122,64 13.471,62 280,66 5,99
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.802,42 21.629,01 450,60 9,62
Teto Salarial 2.363,38 28.360,60 590,85 12,61


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing técnico

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • orientar usuário de telefonia;
    • abordar o cliente;
    • efetivar a venda;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • avaliar perfil de consumo;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • confirmar dados;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • tomar decisões;
    • administrar conflitos;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • descrever o produto;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • confirmar dados cadastrais;
    • finalizar pendência técnica;
    • atualizar listas;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • identificar problemas;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • definir formas de pagamento;
    • informar relação custo-benefício;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar restrições ao crédito;
    • registrar informações com precisão;
    • consultar histórico;
    • informar prazo de entrega;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • acionar serviços emergenciais;
    • solicitar informações ao cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar poder de persuasão;
    • aplicar questionário;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • oferecer soluções;
    • registrar respostas em papel;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • autocontrolar-se;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • negociar datas de pagamento;
    • consultar área técnica;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • argumentar com o cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • finalizar contato;
    • depurar informações;
    • informar sanções contratuais;
    • calcular encargos do débito;
    • identificar-se ao cliente;
    • negociar descontos;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • negociar valores;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • trabalhar em equipe;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar paciência;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer benefícios variados;
    • realizar triagem de atendimento;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar clientes potenciais;
    • fornecer informações;
    • oferecer vantagens;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • consultar manuais;
    • apresentar produtos e serviços;
    • negociar valor de débitos;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing técnico no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
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    Chefe de bilheteria