Salário para o cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.056,23 e R$ 1.863,19, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.056,23 12.674,77 264,06 5,83
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.420,95 17.051,36 355,24 7,84
Teto Salarial 1.863,19 22.358,26 465,80 10,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;

  • Atividades

    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • finalizar contato;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • oferecer vantagens;
    • realizar triagem de atendimento;
    • informar sanções contratuais;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • identificar-se ao cliente;
    • oferecer benefícios variados;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar objetividade;
    • consultar histórico;
    • esclarecer dúvidas;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • efetivar a venda;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • orientar usuário de telefonia;
    • identificar clientes potenciais;
    • direcionar atendimento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • identificar problemas;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • negociar descontos;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • abordar o cliente;
    • negociar datas de pagamento;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar produtos e serviços;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • finalizar pendência técnica;
    • agendar retorno (follow-up);
    • consultar área técnica;
    • tomar decisões;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • oferecer soluções;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • acionar serviços emergenciais;
    • negociar valores;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • confirmar dados;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • atualizar listas;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • depurar informações;
    • descrever o produto;
    • definir formas de pagamento;
    • consultar manuais;
    • negociar valor de débitos;
    • seguir o código de ética;
    • registrar informações com precisão;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • solicitar informações ao cliente;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • aplicar questionário;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • autocontrolar-se;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • comunicar débitos;
    • informar restrições ao crédito;
    • calcular encargos do débito;
    • fornecer informações;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • consultar supervisor;
    • registrar respostas em papel;


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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