Salário para o cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.044,73 e R$ 1.958,91, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.044,73 12.536,74 261,18 5,76
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.493,95 17.927,41 373,49 8,24
Teto Salarial 1.958,91 23.506,96 489,73 10,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • registrar respostas em papel;
    • seguir o código de ética;
    • solicitar informações ao cliente;
    • finalizar pendências de serviços;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • atualizar listas;
    • acionar serviços emergenciais;
    • consultar histórico;
    • confirmar dados;
    • demonstrar paciência;
    • direcionar atendimento;
    • consultar supervisor;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • identificar-se ao cliente;
    • orientar usuário de telefonia;
    • tomar decisões;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • apresentar produtos e serviços;
    • negociar descontos;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • depurar informações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • consultar área técnica;
    • negociar valores;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer informações;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • calcular encargos do débito;
    • informar relação custo-benefício;
    • identificar clientes potenciais;
    • identificar problemas;
    • oferecer vantagens;
    • informar prazo de entrega;
    • informar sanções contratuais;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • comunicar débitos;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • consultar manuais;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • negociar datas de pagamento;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer benefícios variados;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • descrever o produto;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • negociar valor de débitos;
    • argumentar com o cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • trabalhar em equipe;
    • definir formas de pagamento;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • finalizar pendência técnica;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • registrar informações com precisão;
    • finalizar contato;
    • esclarecer dúvidas;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • avaliar perfil de consumo;
    • orientar o usuário;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • administrar conflitos;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • efetivar a venda;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • oferecer soluções;
    • abordar o cliente;


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro