Salário para o cargo de Atendente de telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de telemarketing

Um Atendente de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;

  • Atividades

    • demonstrar poder de persuasão;
    • tomar decisões;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • consultar área técnica;
    • informar sanções contratuais;
    • apresentar produtos e serviços;
    • consultar histórico;
    • identificar clientes potenciais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • avaliar perfil de consumo;
    • confirmar dados;
    • orientar o usuário;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar paciência;
    • informar prazo de entrega;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • identificar-se ao cliente;
    • consultar manuais;
    • identificar problemas;
    • finalizar contato;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • autocontrolar-se;
    • negociar valores;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • acionar serviços emergenciais;
    • descrever o produto;
    • oferecer benefícios variados;
    • oferecer vantagens;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • direcionar atendimento;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • argumentar com o cliente;
    • oferecer soluções;
    • finalizar pendências de serviços;
    • comunicar débitos;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • fornecer informações;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • solicitar informações ao cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • informar restrições ao crédito;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar empatia;
    • informar relação custo-benefício;
    • definir formas de pagamento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • finalizar pendência técnica;
    • negociar datas de pagamento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • depurar informações;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • abordar o cliente;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • negociar descontos;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • registrar respostas em papel;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • administrar conflitos;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • realizar triagem de atendimento;
    • orientar usuário de telefonia;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • atualizar listas;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;


    Setores que mais contratam Atendente de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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