Salário para o cargo de Atendente de telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de telemarketing

Um Atendente de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • aplicar questionário;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar clareza de dicção;
    • registrar respostas em papel;
    • solicitar informações ao cliente;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • informar restrições ao crédito;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • negociar valores;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • acionar serviços emergenciais;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • oferecer benefícios variados;
    • negociar valor de débitos;
    • informar relação custo-benefício;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • definir formas de pagamento;
    • negociar descontos;
    • oferecer soluções;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • avaliar perfil de consumo;
    • identificar problemas;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • administrar conflitos;
    • tomar decisões;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • informar prazo de entrega;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • confirmar dados cadastrais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • oferecer vantagens;
    • identificar clientes potenciais;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • identificar-se ao cliente;
    • consultar manuais;
    • calcular encargos do débito;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • informar sanções contratuais;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • abordar o cliente;
    • direcionar atendimento;
    • seguir o código de ética;
    • realizar triagem de atendimento;
    • consultar histórico;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • orientar o usuário;
    • finalizar contato;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • descrever o produto;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • depurar informações;
    • autocontrolar-se;
    • esclarecer dúvidas;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • atualizar listas;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • negociar datas de pagamento;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • confirmar dados;
    • apresentar produtos e serviços;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • orientar usuário de telefonia;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • finalizar pendência técnica;
    • comunicar débitos;
    • trabalhar em equipe;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar empatia;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar paciência;


    Setores que mais contratam Atendente de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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