Salário para o cargo de Atendente de telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de telemarketing

Um Atendente de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,48 e R$ 2.011,99, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.066,48 12.797,75 266,62 5,73
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.534,43 18.413,16 383,61 8,24
Teto Salarial 2.011,99 24.143,88 503,00 10,80


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • cadastrar clientes;

  • Atividades

    • informar restrições ao crédito;
    • depurar informações;
    • registrar informações com precisão;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar dados;
    • identificar clientes potenciais;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • demonstrar empatia;
    • identificar problemas;
    • administrar conflitos;
    • autocontrolar-se;
    • oferecer soluções;
    • comunicar débitos;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • consultar manuais;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • esclarecer dúvidas;
    • informar prazo de entrega;
    • abordar o cliente;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • argumentar com o cliente;
    • negociar valor de débitos;
    • finalizar pendências de serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • atualizar listas;
    • consultar histórico;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • realizar triagem de atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • descrever o produto;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • efetivar a venda;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • solicitar informações ao cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • apresentar produtos e serviços;
    • consultar área técnica;
    • oferecer benefícios variados;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • negociar descontos;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • calcular encargos do débito;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • definir formas de pagamento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar objetividade;
    • seguir o código de ética;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • confirmar dados cadastrais;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • registrar respostas em papel;
    • orientar usuário de telefonia;
    • tomar decisões;
    • negociar datas de pagamento;
    • fornecer informações;
    • finalizar contato;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • acionar serviços emergenciais;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • orientar o usuário;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • oferecer vantagens;
    • informar relação custo-benefício;
    • finalizar pendência técnica;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • negociar valores;
    • identificar-se ao cliente;
    • consultar supervisor;
    • trabalhar em equipe;
    • agendar retorno (follow-up);


    Setores que mais contratam Atendente de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue