Salário para o cargo de Atendente de telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de telemarketing

Um Atendente de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.414,89 e R$ 2.418,65, com a média salarial de R$ 1.629,98 e o salário mediana em R$ 1.480,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Atendente de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.629,98 19.559,76 407,50 8,58
1º Quartil 1.414,89 16.978,68 353,72 7,45
Salário Mediana 1.480,00 17.760,00 370,00 7,79
3º Quartil 1.996,86 23.962,32 499,22 10,51
Teto Salarial 2.418,65 29.023,80 604,66 12,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;

Atividades

  • demonstrar objetividade;
  • identificar problemas;
  • consultar manuais;
  • trabalhar a qualidade vocal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
  • direcionar atendimento;
  • analisar reclamações com maior flexibilidade;
  • demonstrar clareza de dicção;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • trabalhar em equipe;
  • acionar serviços emergenciais;
  • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
  • negociar valor de débitos;
  • solicitar informações ao cliente;
  • negociar datas de pagamento;
  • demonstrar empatia;
  • avaliar perfil de consumo;
  • abordar o cliente;
  • confirmar dados cadastrais;
  • negociar valores;
  • demonstrar agilidade no atendimento;
  • informar disponibilidade de serviços agregados;
  • demonstrar paciência;
  • informar prazo de entrega;
  • demonstrar o cliente a sua importância;
  • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
  • informar restrições ao crédito;
  • atualizar listas;
  • apresentar produtos e serviços;
  • esclarecer dúvidas;
  • finalizar pendência técnica;
  • negociar descontos;
  • comunicar débitos;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • demonstrar poder de persuasão;
  • consultar supervisor;
  • identificar clientes potenciais;
  • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  • consultar área técnica;
  • providenciar retirada de restrições ao crédito;
  • oferecer alternativas de produtos e serviços;
  • agendar retorno (follow-up);
  • oferecer formas e condições de pagamento;
  • informar relação custo-benefício;
  • realizar triagem de atendimento;
  • autocontrolar-se;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • confirmar dados;
  • definir formas de pagamento;
  • demonstrar aptidão à microinformática;
  • fornecer informações;
  • descrever o produto;
  • enviar mensagens pós-atendimento;
  • administrar conflitos;
  • depurar informações;
  • finalizar pendências de serviços;
  • argumentar com o cliente;
  • consultar histórico;
  • solicitar providências técnicas junto à área competente;
  • seguir o código de ética;
  • orientar o usuário;
  • orientar usuário de telefonia;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita;
  • tomar decisões;
  • informar sanções contratuais;
  • oferecer vantagens;
  • finalizar contato;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • calcular encargos do débito;
  • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  • oferecer soluções;
  • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
  • ouvir mensagem do cliente;
  • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
  • atualizar cadastro por telefone;
  • demonstrar agilidade de digitação;
  • identificar-se ao cliente;
  • efetivar a venda;
  • registrar informações com precisão;
  • oferecer benefícios variados;


Setores que mais contratam Atendente de telemarketing no mercado de trabalho

  • Atividades de teleatendimento
  • Planos de saúde
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Locação de automóveis sem condutor
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Laboratórios clínicos
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




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