Salário para o cargo de Operador de telemarketing receptivo
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing receptivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing receptivo

Um Operador de telemarketing receptivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,48 e R$ 2.011,99, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing receptivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.066,48 12.797,75 266,62 5,73
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.534,43 18.413,16 383,61 8,24
Teto Salarial 2.011,99 24.143,88 503,00 10,80


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing receptivo

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

  • Atividades

    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • apresentar produtos e serviços;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • negociar descontos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • autocontrolar-se;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar paciência;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • negociar datas de pagamento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • oferecer soluções;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • agendar retorno (follow-up);
    • calcular encargos do débito;
    • negociar valores;
    • consultar supervisor;
    • identificar problemas;
    • consultar manuais;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar sanções contratuais;
    • definir formas de pagamento;
    • confirmar dados;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • finalizar pendências de serviços;
    • argumentar com o cliente;
    • fornecer informações;
    • consultar histórico;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • tomar decisões;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar empatia;
    • finalizar pendência técnica;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • avaliar perfil de consumo;
    • acionar serviços emergenciais;
    • realizar triagem de atendimento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • orientar usuário de telefonia;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • efetivar a venda;
    • identificar-se ao cliente;
    • oferecer vantagens;
    • consultar área técnica;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • oferecer benefícios variados;
    • depurar informações;
    • finalizar contato;
    • direcionar atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • registrar informações com precisão;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar objetividade;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • identificar clientes potenciais;
    • comunicar débitos;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • solicitar informações ao cliente;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • abordar o cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • atualizar listas;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • informar relação custo-benefício;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • administrar conflitos;
    • registrar respostas em papel;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • descrever o produto;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing receptivo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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