Salário para o cargo de Operador de telemarketing receptivo
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing receptivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing receptivo

Um Operador de telemarketing receptivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing receptivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing receptivo

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;

  • Atividades

    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • consultar supervisor;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • calcular encargos do débito;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • negociar descontos;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • avaliar perfil de consumo;
    • trabalhar em equipe;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • negociar valores;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • finalizar pendências de serviços;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • finalizar contato;
    • oferecer benefícios variados;
    • direcionar atendimento;
    • esclarecer dúvidas;
    • consultar área técnica;
    • informar prazo de entrega;
    • tomar decisões;
    • efetivar a venda;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • agendar retorno (follow-up);
    • atualizar listas;
    • informar sanções contratuais;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • acionar serviços emergenciais;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer vantagens;
    • aplicar questionário;
    • identificar-se ao cliente;
    • fornecer informações;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • registrar respostas em papel;
    • argumentar com o cliente;
    • consultar histórico;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • abordar o cliente;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • confirmar dados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • finalizar pendência técnica;
    • orientar usuário de telefonia;
    • realizar triagem de atendimento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • solicitar informações ao cliente;
    • oferecer soluções;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • negociar datas de pagamento;
    • autocontrolar-se;
    • depurar informações;
    • descrever o produto;
    • demonstrar empatia;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • administrar conflitos;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • seguir o código de ética;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • apresentar produtos e serviços;
    • identificar problemas;
    • demonstrar paciência;
    • orientar o usuário;
    • confirmar dados cadastrais;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • identificar clientes potenciais;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing receptivo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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