Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo e receptivo

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,36 e R$ 1.796,23, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.046,36 12.556,35 261,59 5,77
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.369,88 16.438,56 342,47 7,55
Teto Salarial 1.796,23 21.554,73 449,06 9,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo e receptivo

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;

  • Atividades

    • negociar valores;
    • informar sanções contratuais;
    • oferecer soluções;
    • identificar problemas;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • finalizar pendência técnica;
    • calcular encargos do débito;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • abordar o cliente;
    • informar restrições ao crédito;
    • identificar-se ao cliente;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • acionar serviços emergenciais;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • agendar retorno (follow-up);
    • confirmar dados cadastrais;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • registrar respostas em papel;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • informar prazo de entrega;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • negociar valor de débitos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • registrar informações com precisão;
    • definir formas de pagamento;
    • oferecer vantagens;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar paciência;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • tomar decisões;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • descrever o produto;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • argumentar com o cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • negociar descontos;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • fornecer informações;
    • confirmar dados;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • consultar histórico;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar empatia;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • solicitar informações ao cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • atualizar listas;
    • consultar área técnica;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • negociar datas de pagamento;
    • consultar manuais;
    • aplicar questionário;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • oferecer benefícios variados;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar objetividade;
    • orientar o usuário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • identificar clientes potenciais;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • depurar informações;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • efetivar a venda;
    • autocontrolar-se;
    • orientar usuário de telefonia;
    • finalizar contato;
    • esclarecer dúvidas;
    • administrar conflitos;
    • consultar supervisor;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo e receptivo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista