Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo e receptivo

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.042,92 e R$ 1.905,08, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.042,92 12.515,00 260,73 5,75
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.452,90 17.434,74 363,22 8,01
Teto Salarial 1.905,08 22.860,95 476,27 10,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo e receptivo

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • identificar-se ao cliente;
    • negociar descontos;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • solicitar informações ao cliente;
    • confirmar dados;
    • finalizar pendência técnica;
    • tomar decisões;
    • apresentar produtos e serviços;
    • direcionar atendimento;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar paciência;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • calcular encargos do débito;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • administrar conflitos;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • registrar informações com precisão;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • atualizar listas;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • identificar clientes potenciais;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar empatia;
    • avaliar perfil de consumo;
    • depurar informações;
    • oferecer soluções;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • agendar retorno (follow-up);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • aplicar questionário;
    • negociar datas de pagamento;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • orientar o usuário;
    • informar restrições ao crédito;
    • oferecer vantagens;
    • realizar triagem de atendimento;
    • finalizar pendências de serviços;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • negociar valor de débitos;
    • fornecer informações;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • descrever o produto;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar supervisor;
    • autocontrolar-se;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • informar prazo de entrega;
    • abordar o cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • acionar serviços emergenciais;
    • informar sanções contratuais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar problemas;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • orientar usuário de telefonia;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • consultar manuais;
    • consultar área técnica;
    • oferecer benefícios variados;
    • definir formas de pagamento;
    • consultar histórico;
    • negociar valores;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • esclarecer dúvidas;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • finalizar contato;
    • informar relação custo-benefício;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo e receptivo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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