Salário para o cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing (operações híbridas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing (operações híbridas)

Um Operador de telemarketing (operações híbridas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,36 e R$ 1.796,23, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.046,36 12.556,35 261,59 5,77
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.369,88 16.438,56 342,47 7,55
Teto Salarial 1.796,23 21.554,73 449,06 9,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing (operações híbridas)

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • confirmar dados;
    • demonstrar objetividade;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • consultar supervisor;
    • orientar o usuário;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • identificar problemas;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • finalizar pendência técnica;
    • esclarecer dúvidas;
    • apresentar produtos e serviços;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar empatia;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • administrar conflitos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • comunicar débitos;
    • atualizar listas;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • tomar decisões;
    • negociar descontos;
    • consultar manuais;
    • argumentar com o cliente;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • confirmar dados cadastrais;
    • oferecer vantagens;
    • descrever o produto;
    • negociar datas de pagamento;
    • finalizar contato;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • negociar valor de débitos;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • consultar histórico;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • autocontrolar-se;
    • aplicar questionário;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • definir formas de pagamento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar triagem de atendimento;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • identificar clientes potenciais;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • solicitar informações ao cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • consultar área técnica;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • trabalhar em equipe;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • efetivar a venda;
    • calcular encargos do débito;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • finalizar pendências de serviços;
    • identificar-se ao cliente;
    • acionar serviços emergenciais;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar sanções contratuais;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • orientar usuário de telefonia;
    • oferecer benefícios variados;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • ouvir mensagem do cliente;
    • seguir o código de ética;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • depurar informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • abordar o cliente;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar prazo de entrega;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing (operações híbridas) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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