Salário para o cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing (operações híbridas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing (operações híbridas)

Um Operador de telemarketing (operações híbridas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.042,92 e R$ 1.905,08, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing (operações híbridas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.042,92 12.515,00 260,73 5,75
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.452,90 17.434,74 363,22 8,01
Teto Salarial 1.905,08 22.860,95 476,27 10,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing (operações híbridas)

Operadores de telemarketing devem:

  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • demonstrar agilidade de digitação;
    • comunicar débitos;
    • oferecer vantagens;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • identificar clientes potenciais;
    • direcionar atendimento;
    • argumentar com o cliente;
    • fornecer informações;
    • identificar problemas;
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer benefícios variados;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • administrar conflitos;
    • confirmar dados cadastrais;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • abordar o cliente;
    • tomar decisões;
    • demonstrar objetividade;
    • calcular encargos do débito;
    • informar prazo de entrega;
    • informar relação custo-benefício;
    • orientar o usuário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • trabalhar em equipe;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • identificar-se ao cliente;
    • aplicar questionário;
    • finalizar pendência técnica;
    • descrever o produto;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • registrar informações com precisão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar manuais;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • depurar informações;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • acionar serviços emergenciais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • atualizar listas;
    • esclarecer dúvidas;
    • finalizar contato;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • consultar supervisor;
    • definir formas de pagamento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • avaliar perfil de consumo;
    • autocontrolar-se;
    • confirmar dados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • consultar área técnica;
    • seguir o código de ética;
    • negociar datas de pagamento;
    • oferecer soluções;
    • solicitar informações ao cliente;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • demonstrar paciência;
    • finalizar pendências de serviços;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar empatia;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • realizar triagem de atendimento;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • negociar descontos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • consultar histórico;
    • negociar valores;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • apresentar produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing (operações híbridas) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: