Salário para o cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.468,60 e R$ 2.739,71, com a média salarial de R$ 1.768,35 e o salário mediana em R$ 1.594,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.768,35 21.220,20 442,09 9,31
1º Quartil 1.468,60 17.623,20 367,15 7,73
Salário Mediana 1.594,00 19.128,00 398,50 8,39
3º Quartil 2.261,92 27.143,04 565,48 11,90
Teto Salarial 2.739,71 32.876,52 684,93 14,42


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

Atividades

  • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita;
  • apresentar produtos e serviços;
  • atualizar cadastro por telefone;
  • ouvir mensagem do cliente;
  • identificar problemas;
  • trabalhar em equipe;
  • oferecer soluções;
  • solicitar providências técnicas junto à área competente;
  • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
  • consultar manuais;
  • registrar informações com precisão;
  • consultar histórico;
  • autocontrolar-se;
  • oferecer formas e condições de pagamento;
  • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
  • consultar área técnica;
  • esclarecer dúvidas;
  • finalizar pendência técnica;
  • depurar informações;
  • informar prazo de entrega;
  • demonstrar o cliente a sua importância;
  • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
  • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
  • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
  • dar atendimento a usuários da internet;
  • seguir o código de ética;
  • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
  • confirmar dados cadastrais;
  • atualizar listas;
  • efetivar a venda;
  • finalizar contato;
  • orientar o usuário;
  • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
  • orientar a utilização de equipamentos de informática;
  • descrever o produto;
  • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
  • agendar retorno (follow-up);
  • argumentar com o cliente;
  • tomar decisões;
  • direcionar atendimento;
  • fornecer informações;
  • atender usuários de língua estrangeira;
  • demonstrar objetividade;
  • orientar a utilização de aplicativos (software);
  • demonstrar aptidão à microinformática;
  • demonstrar agilidade no atendimento;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
  • acionar serviços emergenciais;
  • demonstrar poder de persuasão;
  • confirmar dados;
  • negociar valores;
  • demonstrar capacidade de expressão oral;
  • informar relação custo-benefício;
  • oferecer alternativas de produtos e serviços;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar empatia;
  • consultar supervisor;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • administrar conflitos;
  • trabalhar a qualidade vocal;
  • realizar triagem de atendimento;
  • demonstrar clareza de dicção;
  • demonstrar agilidade de digitação;
  • orientar usuário de telefonia;
  • identificar-se ao cliente;
  • abordar o cliente;
  • informar disponibilidade de serviços agregados;
  • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • identificar clientes potenciais;
  • finalizar pendências de serviços;
  • solicitar informações ao cliente;
  • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
  • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • enviar mensagens pós-atendimento;


Setores que mais contratam Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Administração de cartões de crédito
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Marketing direto
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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