Salário para o cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;

  • Atividades

    • confirmar dados cadastrais;
    • tomar decisões;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • identificar-se ao cliente;
    • registrar informações com precisão;
    • consultar histórico;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • informar sanções contratuais;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • oferecer soluções;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • orientar usuário de telefonia;
    • apresentar produtos e serviços;
    • realizar triagem de atendimento;
    • solicitar informações ao cliente;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • agendar retorno (follow-up);
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • acionar serviços emergenciais;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • direcionar atendimento;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • esclarecer dúvidas;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • confirmar dados;
    • demonstrar empatia;
    • negociar descontos;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • descrever o produto;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • efetivar a venda;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • identificar problemas;
    • demonstrar objetividade;
    • informar restrições ao crédito;
    • finalizar pendência técnica;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • identificar clientes potenciais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer benefícios variados;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar respostas em papel;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • finalizar contato;
    • abordar o cliente;
    • aplicar questionário;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • depurar informações;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • finalizar pendências de serviços;
    • avaliar perfil de consumo;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • argumentar com o cliente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • consultar área técnica;
    • consultar manuais;
    • informar relação custo-benefício;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • definir formas de pagamento;
    • informar prazo de entrega;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • negociar valores;
    • autocontrolar-se;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • consultar supervisor;
    • negociar datas de pagamento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • atualizar listas;
    • orientar o usuário;
    • calcular encargos do débito;


    Setores que mais contratam Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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