Quanto ganha um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
Um Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.468,60 e R$ 2.739,71, com a média salarial de R$ 1.768,35 e o salário mediana em R$ 1.594,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.768,35 | 21.220,20 | 442,09 | 9,31 |
1º Quartil | 1.468,60 | 17.623,20 | 367,15 | 7,73 |
Salário Mediana | 1.594,00 | 19.128,00 | 398,50 | 8,39 |
3º Quartil | 2.261,92 | 27.143,04 | 565,48 | 11,90 |
Teto Salarial | 2.739,71 | 32.876,52 | 684,93 | 14,42 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Operadores de telemarketing
Cargos relacionados:
- Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
- Operador de telemarketing bilíngüe
- Operador de telemarketing ativo
- Operador de telemarketing receptivo
- Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)
- Operador de telemarketing (operações híbridas)
- Teleoperador ativo (telemarketing)
- Teleoperador de apoio (telemarketing)
- Atendente central telemarketing
- Operador de atendimento receptivo (telemarketing)
- Teleoperador de marketing (híbrido)
- Atendente de informações (telemarketing)
Principais locais de trabalho
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Teleoperador de suporte técnico (telemarketing)
Operadores de telemarketing devem:
- cadastrar clientes;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
- seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
Atividades
- solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
- demonstrar capacidade de expressão escrita;
- apresentar produtos e serviços;
- atualizar cadastro por telefone;
- ouvir mensagem do cliente;
- identificar problemas;
- trabalhar em equipe;
- oferecer soluções;
- solicitar providências técnicas junto à área competente;
- demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
- consultar manuais;
- registrar informações com precisão;
- consultar histórico;
- autocontrolar-se;
- oferecer formas e condições de pagamento;
- demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
- consultar área técnica;
- esclarecer dúvidas;
- finalizar pendência técnica;
- depurar informações;
- informar prazo de entrega;
- demonstrar o cliente a sua importância;
- abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
- identificar necessidades do interlocutor;
- realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
- prestar suporte técnico a aplicativos (software);
- diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
- dar atendimento a usuários da internet;
- seguir o código de ética;
- demonstrar capacidade de compreensão escrita;
- confirmar dados cadastrais;
- atualizar listas;
- efetivar a venda;
- finalizar contato;
- orientar o usuário;
- realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
- orientar a utilização de equipamentos de informática;
- descrever o produto;
- realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
- agendar retorno (follow-up);
- argumentar com o cliente;
- tomar decisões;
- direcionar atendimento;
- fornecer informações;
- atender usuários de língua estrangeira;
- demonstrar objetividade;
- orientar a utilização de aplicativos (software);
- demonstrar aptidão à microinformática;
- demonstrar agilidade no atendimento;
- demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
- acionar serviços emergenciais;
- demonstrar poder de persuasão;
- confirmar dados;
- negociar valores;
- demonstrar capacidade de expressão oral;
- informar relação custo-benefício;
- oferecer alternativas de produtos e serviços;
- demonstrar paciência;
- demonstrar empatia;
- consultar supervisor;
- reverter a insatisfação do cliente;
- administrar conflitos;
- trabalhar a qualidade vocal;
- realizar triagem de atendimento;
- demonstrar clareza de dicção;
- demonstrar agilidade de digitação;
- orientar usuário de telefonia;
- identificar-se ao cliente;
- abordar o cliente;
- informar disponibilidade de serviços agregados;
- evidenciar vantagens do produto ou serviço;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- identificar clientes potenciais;
- finalizar pendências de serviços;
- solicitar informações ao cliente;
- realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
- persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
- verificar disponibilidade de entrega;
- enviar mensagens pós-atendimento;
Setores que mais contratam Teleoperador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Locação de mão-de-obra temporária
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Consultoria em tecnologia da informação
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Administração de cartões de crédito
- Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
- Marketing direto
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Manutenção de estações e redes de telecomunicações