Salário para o cargo de Operador de telemarketing bilíngüe
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing bilíngüe

Um Operador de telemarketing bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,64 e R$ 2.363,38, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.122,64 13.471,62 280,66 5,99
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.802,42 21.629,01 450,60 9,62
Teto Salarial 2.363,38 28.360,60 590,85 12,61


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing bilíngüe

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;

  • Atividades

    • calcular encargos do débito;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • agendar retorno (follow-up);
    • aplicar questionário;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar empatia;
    • registrar respostas em papel;
    • definir formas de pagamento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • tomar decisões;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • descrever o produto;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • negociar valor de débitos;
    • argumentar com o cliente;
    • consultar histórico;
    • demonstrar objetividade;
    • acionar serviços emergenciais;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • orientar o usuário;
    • informar sanções contratuais;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • solicitar informações ao cliente;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • fornecer informações;
    • informar prazo de entrega;
    • consultar área técnica;
    • finalizar pendência técnica;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • direcionar atendimento;
    • seguir o código de ética;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • atualizar listas;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • informar restrições ao crédito;
    • avaliar perfil de consumo;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • negociar datas de pagamento;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • finalizar contato;
    • comunicar débitos;
    • efetivar a venda;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • orientar usuário de telefonia;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • negociar valores;
    • oferecer vantagens;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • oferecer benefícios variados;
    • consultar supervisor;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • abordar o cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • finalizar pendências de serviços;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • identificar clientes potenciais;
    • identificar problemas;
    • trabalhar em equipe;
    • depurar informações;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • identificar-se ao cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • confirmar dados;
    • negociar descontos;
    • esclarecer dúvidas;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • oferecer soluções;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar clareza de dicção;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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