Salário para o cargo de Operador de telemarketing bilíngüe
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing bilíngüe

Um Operador de telemarketing bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing bilíngüe

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;

  • Atividades

    • registrar respostas em papel;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • finalizar pendências de serviços;
    • identificar problemas;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • identificar-se ao cliente;
    • finalizar contato;
    • argumentar com o cliente;
    • confirmar dados;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • descrever o produto;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • oferecer soluções;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • consultar histórico;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar empatia;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar produtos e serviços;
    • informar sanções contratuais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • registrar informações com precisão;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • finalizar pendência técnica;
    • solicitar informações ao cliente;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • negociar descontos;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • definir formas de pagamento;
    • tomar decisões;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • atualizar listas;
    • calcular encargos do débito;
    • realizar triagem de atendimento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • agendar retorno (follow-up);
    • avaliar perfil de consumo;
    • confirmar dados cadastrais;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • negociar valor de débitos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • informar prazo de entrega;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • direcionar atendimento;
    • informar restrições ao crédito;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • orientar o usuário;
    • acionar serviços emergenciais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer benefícios variados;
    • administrar conflitos;
    • fornecer informações;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • negociar valores;
    • identificar clientes potenciais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • consultar área técnica;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • autocontrolar-se;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • consultar supervisor;
    • efetivar a venda;
    • oferecer vantagens;
    • aplicar questionário;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • consultar manuais;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • depurar informações;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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