Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.044,73 e R$ 1.958,91, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.044,73 12.536,74 261,18 5,76
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.493,95 17.927,41 373,49 8,24
Teto Salarial 1.958,91 23.506,96 489,73 10,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • negociar valor de débitos;
    • efetivar a venda;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • registrar respostas em papel;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • confirmar dados;
    • atualizar listas;
    • realizar triagem de atendimento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • autocontrolar-se;
    • identificar problemas;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • seguir o código de ética;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • negociar descontos;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • depurar informações;
    • negociar valores;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • registrar informações com precisão;
    • confirmar dados cadastrais;
    • consultar histórico;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • abordar o cliente;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • comunicar débitos;
    • consultar manuais;
    • definir formas de pagamento;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer vantagens;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • consultar área técnica;
    • avaliar perfil de consumo;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar conflitos;
    • descrever o produto;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • orientar usuário de telefonia;
    • apresentar produtos e serviços;
    • finalizar pendência técnica;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • aplicar questionário;
    • identificar clientes potenciais;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar paciência;
    • finalizar contato;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar objetividade;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • esclarecer dúvidas;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • tomar decisões;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • identificar-se ao cliente;
    • informar relação custo-benefício;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • direcionar atendimento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • fornecer informações;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • informar restrições ao crédito;
    • solicitar informações ao cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • oferecer benefícios variados;
    • finalizar pendências de serviços;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • consultar supervisor;
    • argumentar com o cliente;
    • calcular encargos do débito;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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