Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.056,23 e R$ 1.863,19, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.056,23 12.674,77 264,06 5,83
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.420,95 17.051,36 355,24 7,84
Teto Salarial 1.863,19 22.358,26 465,80 10,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • fornecer informações;
    • consultar manuais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • informar prazo de entrega;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • apresentar produtos e serviços;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • finalizar pendências de serviços;
    • finalizar contato;
    • tomar decisões;
    • consultar supervisor;
    • avaliar perfil de consumo;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • confirmar dados cadastrais;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • descrever o produto;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar objetividade;
    • agendar retorno (follow-up);
    • negociar descontos;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • informar relação custo-benefício;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • aplicar questionário;
    • atualizar listas;
    • identificar-se ao cliente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • negociar datas de pagamento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • confirmar dados;
    • abordar o cliente;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • argumentar com o cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • finalizar pendência técnica;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • negociar valor de débitos;
    • esclarecer dúvidas;
    • registrar respostas em papel;
    • informar restrições ao crédito;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • oferecer soluções;
    • solicitar informações ao cliente;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • depurar informações;
    • autocontrolar-se;
    • negociar valores;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • realizar triagem de atendimento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • efetivar a venda;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar clientes potenciais;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • orientar usuário de telefonia;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • definir formas de pagamento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • registrar informações com precisão;
    • informar sanções contratuais;
    • identificar problemas;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar empatia;
    • consultar área técnica;
    • acionar serviços emergenciais;
    • calcular encargos do débito;
    • consultar histórico;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar agilidade no atendimento;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue