Salário para o cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.042,92 e R$ 1.905,08, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.042,92 12.515,00 260,73 5,75
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.452,90 17.434,74 363,22 8,01
Teto Salarial 1.905,08 22.860,95 476,27 10,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;

  • Atividades

    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • finalizar contato;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • negociar valores;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar área técnica;
    • informar sanções contratuais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • apresentar produtos e serviços;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • confirmar dados cadastrais;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • registrar respostas em papel;
    • identificar clientes potenciais;
    • oferecer soluções;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar paciência;
    • esclarecer dúvidas;
    • confirmar dados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • informar restrições ao crédito;
    • registrar informações com precisão;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar objetividade;
    • autocontrolar-se;
    • direcionar atendimento;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • efetivar a venda;
    • calcular encargos do débito;
    • aplicar questionário;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • acionar serviços emergenciais;
    • identificar-se ao cliente;
    • realizar triagem de atendimento;
    • oferecer vantagens;
    • informar relação custo-benefício;
    • negociar valor de débitos;
    • seguir o código de ética;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • solicitar informações ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • consultar supervisor;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • depurar informações;
    • atualizar listas;
    • informar prazo de entrega;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • tomar decisões;
    • negociar datas de pagamento;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • avaliar perfil de consumo;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • negociar descontos;
    • comunicar débitos;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • agendar retorno (follow-up);
    • argumentar com o cliente;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • finalizar pendência técnica;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • consultar histórico;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • orientar o usuário;
    • descrever o produto;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • administrar conflitos;
    • abordar o cliente;
    • identificar problemas;
    • finalizar pendências de serviços;
    • oferecer benefícios variados;
    • consultar manuais;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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