Salário para o cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,36 e R$ 1.796,23, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.046,36 12.556,35 261,59 5,77
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.369,88 16.438,56 342,47 7,55
Teto Salarial 1.796,23 21.554,73 449,06 9,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • argumentar com o cliente;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • orientar o usuário;
    • atualizar listas;
    • depurar informações;
    • acionar serviços emergenciais;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • abordar o cliente;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • esclarecer dúvidas;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar poder de persuasão;
    • finalizar pendências de serviços;
    • negociar datas de pagamento;
    • apresentar produtos e serviços;
    • tomar decisões;
    • efetivar a venda;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar paciência;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • consultar histórico;
    • comunicar débitos;
    • administrar conflitos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • finalizar pendência técnica;
    • negociar descontos;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • avaliar perfil de consumo;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • oferecer vantagens;
    • informar restrições ao crédito;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • registrar respostas em papel;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • consultar área técnica;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • registrar informações com precisão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • aplicar questionário;
    • identificar problemas;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • informar prazo de entrega;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • oferecer soluções;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • confirmar dados;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • consultar manuais;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • confirmar dados cadastrais;
    • finalizar contato;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • definir formas de pagamento;
    • direcionar atendimento;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • seguir o código de ética;
    • orientar usuário de telefonia;
    • descrever o produto;
    • negociar valores;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • consultar supervisor;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • calcular encargos do débito;
    • informar relação custo-benefício;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar triagem de atendimento;
    • identificar-se ao cliente;
    • fornecer informações;
    • autocontrolar-se;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar empatia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • negociar valor de débitos;
    • solicitar informações ao cliente;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar clientes potenciais;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • verificar disponibilidade de entrega;


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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