Salário para o cargo de Teleoperador de marketing (híbrido)
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de marketing (híbrido) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de marketing (híbrido)

Um Teleoperador de marketing (híbrido) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.042,92 e R$ 1.905,08, com a média salarial de R$ 1.160,07 e o salário mediana em R$ 1.057,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de marketing (híbrido)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.160,07 13.920,88 290,02 6,39
1º Quartil 1.042,92 12.515,00 260,73 5,75
Salário Mediana 1.057,00 12.684,00 264,25 5,83
3º Quartil 1.452,90 17.434,74 363,22 8,01
Teto Salarial 1.905,08 22.860,95 476,27 10,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.048 - 1.950 1.224,68 1.047,57 1.100,00 1.609,91 1.949,97
Curitiba - PR 1.045 - 1.398 1.072,69 1.044,99 1.045,00 1.154,16 1.397,95
Goiânia - GO 1.044 - 1.327 1.057,41 1.044,44 1.045,00 1.095,21 1.326,56
Rio de Janeiro - RJ 1.050 - 2.535 1.384,92 1.050,32 1.198,30 2.093,00 2.535,10
Campinas - SP 1.048 - 1.408 1.078,08 1.047,90 1.051,00 1.162,36 1.407,89
Montes Claros - MG 1.045 - 1.908 1.177,57 1.044,79 1.045,00 1.575,57 1.908,38
Belo Horizonte - MG 1.037 - 1.617 1.132,93 1.036,75 1.070,45 1.334,75 1.616,69
Uberlândia - MG 1.045 - 1.617 1.125,16 1.045,00 1.045,00 1.334,98 1.616,97
Taboão da Serra - SP 1.054 - 1.611 1.133,97 1.054,48 1.057,00 1.330,26 1.611,26
Marilia - SP 1.045 - 1.348 1.066,99 1.045,22 1.055,11 1.112,55 1.347,56
Florianópolis - SC 1.045 - 1.414 1.075,56 1.045,00 1.045,00 1.167,32 1.413,89
Fortaleza - CE 1.045 - 1.382 1.082,85 1.045,00 1.068,26 1.141,16 1.382,21
Osasco - SP 1.056 - 2.037 1.261,79 1.055,75 1.127,00 1.681,35 2.036,50
Brasília - DF 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
São Caetano do Sul - SP 1.048 - 1.372 1.072,21 1.048,12 1.057,00 1.132,36 1.371,54
Campina Grande - PB 1.045 - 1.288 1.049,66 1.045,00 1.045,00 1.063,64 1.288,32
Campo Grande - MS 1.045 - 1.336 1.059,44 1.045,00 1.045,00 1.102,75 1.335,69
Bauru - SP 1.045 - 1.465 1.103,74 1.045,00 1.068,08 1.209,86 1.465,42
Teresina - PI 1.004 - 1.322 1.046,30 1.003,58 1.045,00 1.091,61 1.322,19
Recife - PE 1.045 - 1.370 1.066,51 1.044,71 1.045,00 1.131,36 1.370,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.047 - 1.861 1.195,56 1.046,63 1.079,56 1.536,65 1.861,23
Paraná 1.045 - 1.433 1.080,32 1.044,99 1.045,00 1.183,35 1.433,31
Minas Gerais 1.042 - 1.665 1.131,70 1.041,99 1.045,00 1.375,02 1.665,46
Rio de Janeiro 1.046 - 2.319 1.312,66 1.045,93 1.120,00 1.914,76 2.319,22
Goiás 1.044 - 1.338 1.059,72 1.044,45 1.045,00 1.104,45 1.337,74
Santa Catarina 1.045 - 1.879 1.188,60 1.045,00 1.045,00 1.550,98 1.878,59
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.435 1.091,75 1.041,66 1.067,62 1.184,38 1.434,55
Ceará 1.045 - 1.374 1.075,69 1.045,00 1.056,00 1.134,42 1.374,05
Paraíba 1.045 - 1.295 1.051,00 1.045,00 1.045,00 1.069,00 1.294,80
Pernambuco 1.045 - 1.463 1.085,55 1.044,79 1.045,00 1.207,46 1.462,51
Distrito Federal 1.086 - 1.800 1.261,19 1.086,15 1.267,12 1.485,76 1.799,60
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.345 1.061,41 1.045,00 1.045,00 1.110,65 1.345,25
Rio Grande do Sul 1.072 - 1.806 1.255,25 1.071,70 1.224,01 1.490,73 1.805,62
Piauí 1.004 - 1.323 1.046,39 1.003,65 1.045,00 1.091,90 1.322,54
Alagoas 996 - 1.382 1.056,67 995,78 1.045,00 1.140,92 1.381,91
Espírito Santo 1.057 - 1.507 1.142,80 1.056,65 1.148,24 1.244,03 1.506,81
Bahia 1.046 - 1.604 1.147,50 1.045,80 1.100,00 1.324,62 1.604,42
Maranhão 1.045 - 1.441 1.083,07 1.045,00 1.050,00 1.189,37 1.440,60
Acre 1.045 - 1.274 1.046,76 1.045,00 1.045,00 1.052,05 1.274,28
Sergipe 990 - 1.527 1.072,40 990,35 998,00 1.260,89 1.527,23
Mato Grosso 1.079 - 1.955 1.288,30 1.079,09 1.200,00 1.613,89 1.954,79
Amazonas 1.071 - 1.782 1.213,95 1.071,15 1.125,00 1.471,07 1.781,80
Rondônia 1.068 - 2.124 1.394,32 1.067,51 1.356,57 1.753,51 2.123,90
Pará 1.040 - 1.823 1.204,45 1.040,06 1.140,54 1.504,79 1.822,65
Roraima 1.058 - 1.429 1.143,97 1.058,36 1.171,49 1.180,13 1.429,40
Amapá 1.045 - 1.551 1.166,21 1.045,00 1.180,00 1.280,85 1.551,40
Tocantins 1.083 - 1.759 1.196,65 1.083,19 1.102,00 1.452,33 1.759,11


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de marketing (híbrido)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;

  • Atividades

    • calcular encargos do débito;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • acionar serviços emergenciais;
    • descrever o produto;
    • definir formas de pagamento;
    • informar relação custo-benefício;
    • confirmar dados cadastrais;
    • oferecer soluções;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • oferecer benefícios variados;
    • negociar descontos;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • orientar usuário de telefonia;
    • abordar o cliente;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • finalizar contato;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • esclarecer dúvidas;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar sanções contratuais;
    • informar restrições ao crédito;
    • solicitar informações ao cliente;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • apresentar produtos e serviços;
    • informar prazo de entrega;
    • efetivar a venda;
    • finalizar pendência técnica;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • tomar decisões;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • aplicar questionário;
    • realizar triagem de atendimento;
    • trabalhar em equipe;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar histórico;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • registrar respostas em papel;
    • consultar área técnica;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • negociar datas de pagamento;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • confirmar dados;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • agendar retorno (follow-up);
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • oferecer vantagens;
    • fornecer informações;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • identificar problemas;
    • identificar-se ao cliente;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • consultar supervisor;
    • identificar clientes potenciais;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar paciência;
    • negociar valor de débitos;
    • direcionar atendimento;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • seguir o código de ética;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • orientar o usuário;
    • depurar informações;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • consultar manuais;
    • atualizar listas;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar objetividade;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar empatia;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • registrar informações com precisão;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;


    Setores que mais contratam Teleoperador de marketing (híbrido) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: