Salário para o cargo de Operador de telemarketing especializado
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing especializado

Um Operador de telemarketing especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing especializado

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • identificar problemas;
    • abordar o cliente;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • consultar histórico;
    • autocontrolar-se;
    • finalizar pendência técnica;
    • registrar respostas em papel;
    • descrever o produto;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar restrições ao crédito;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • finalizar contato;
    • consultar área técnica;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • trabalhar em equipe;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • esclarecer dúvidas;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • solicitar informações ao cliente;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar prazo de entrega;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • calcular encargos do débito;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • orientar usuário de telefonia;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar poder de persuasão;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • realizar triagem de atendimento;
    • negociar valores;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • definir formas de pagamento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • argumentar com o cliente;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • administrar conflitos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • seguir o código de ética;
    • negociar valor de débitos;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • identificar-se ao cliente;
    • acionar serviços emergenciais;
    • atualizar listas;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • comunicar débitos;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • oferecer vantagens;
    • oferecer benefícios variados;
    • fornecer informações;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar empatia;
    • negociar datas de pagamento;
    • aplicar questionário;
    • negociar descontos;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar paciência;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • agendar retorno (follow-up);
    • avaliar perfil de consumo;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • identificar clientes potenciais;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • finalizar pendências de serviços;
    • efetivar a venda;
    • registrar informações com precisão;
    • tomar decisões;
    • confirmar dados;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • informar sanções contratuais;
    • depurar informações;
    • apresentar produtos e serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • consultar supervisor;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing especializado no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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