Salário para o cargo de Operador de telemarketing especializado
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing especializado

Um Operador de telemarketing especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,64 e R$ 2.363,38, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.122,64 13.471,62 280,66 5,99
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.802,42 21.629,01 450,60 9,62
Teto Salarial 2.363,38 28.360,60 590,85 12,61


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing especializado

Operadores de telemarketing devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • consultar supervisor;
    • finalizar contato;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • administrar conflitos;
    • confirmar dados cadastrais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar paciência;
    • abordar o cliente;
    • confirmar dados;
    • esclarecer dúvidas;
    • orientar o usuário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • identificar problemas;
    • efetivar a venda;
    • negociar valor de débitos;
    • oferecer vantagens;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • fornecer informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • direcionar atendimento;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • seguir o código de ética;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • finalizar pendência técnica;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • autocontrolar-se;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • negociar descontos;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • oferecer benefícios variados;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • orientar usuário de telefonia;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • identificar-se ao cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • consultar histórico;
    • calcular encargos do débito;
    • trabalhar em equipe;
    • descrever o produto;
    • consultar manuais;
    • comunicar débitos;
    • realizar triagem de atendimento;
    • solicitar informações ao cliente;
    • registrar respostas em papel;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • negociar datas de pagamento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar objetividade;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar poder de persuasão;
    • finalizar pendências de serviços;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • oferecer soluções;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • negociar valores;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • apresentar produtos e serviços;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar empatia;
    • acionar serviços emergenciais;
    • aplicar questionário;
    • registrar informações com precisão;
    • informar prazo de entrega;
    • agendar retorno (follow-up);
    • informar sanções contratuais;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • depurar informações;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • avaliar perfil de consumo;
    • consultar área técnica;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • atualizar listas;
    • identificar clientes potenciais;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing especializado no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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