Salário para o cargo de Atendente de informações (telemarketing)
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de informações (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de informações (telemarketing)

Um Atendente de informações (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de informações (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de informações (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;

  • Atividades

    • atualizar cadastro por telefone;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer soluções;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • solicitar informações ao cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer benefícios variados;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • identificar problemas;
    • registrar informações com precisão;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • informar sanções contratuais;
    • administrar conflitos;
    • seguir o código de ética;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • consultar histórico;
    • confirmar dados;
    • informar relação custo-benefício;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • abordar o cliente;
    • negociar valores;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • tomar decisões;
    • aplicar questionário;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • argumentar com o cliente;
    • efetivar a venda;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • identificar-se ao cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar área técnica;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • apresentar produtos e serviços;
    • negociar valor de débitos;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar objetividade;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • finalizar pendência técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • orientar o usuário;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar paciência;
    • negociar datas de pagamento;
    • acionar serviços emergenciais;
    • fornecer informações;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • negociar descontos;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • atualizar listas;
    • registrar respostas em papel;
    • informar restrições ao crédito;
    • oferecer vantagens;
    • informar prazo de entrega;
    • consultar supervisor;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • identificar clientes potenciais;
    • autocontrolar-se;
    • finalizar pendências de serviços;
    • avaliar perfil de consumo;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • realizar triagem de atendimento;
    • comunicar débitos;
    • depurar informações;
    • finalizar contato;
    • direcionar atendimento;
    • consultar manuais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar empatia;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • descrever o produto;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;


    Setores que mais contratam Atendente de informações (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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