Salário para o cargo de Atendente de informações (telemarketing)
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente de informações (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente de informações (telemarketing)

Um Atendente de informações (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,48 e R$ 2.011,99, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de informações (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.066,48 12.797,75 266,62 5,73
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.534,43 18.413,16 383,61 8,24
Teto Salarial 2.011,99 24.143,88 503,00 10,80


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de informações (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cobrar débitos;

  • Atividades

    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • registrar informações com precisão;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • calcular encargos do débito;
    • consultar histórico;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • oferecer benefícios variados;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • informar prazo de entrega;
    • descrever o produto;
    • depurar informações;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • consultar manuais;
    • comunicar débitos;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • argumentar com o cliente;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • definir formas de pagamento;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • seguir o código de ética;
    • oferecer vantagens;
    • avaliar perfil de consumo;
    • administrar conflitos;
    • orientar o usuário;
    • finalizar pendências de serviços;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar paciência;
    • identificar clientes potenciais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • finalizar contato;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar empatia;
    • informar relação custo-benefício;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • esclarecer dúvidas;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • realizar triagem de atendimento;
    • finalizar pendência técnica;
    • negociar descontos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • autocontrolar-se;
    • negociar datas de pagamento;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • negociar valores;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar objetividade;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • trabalhar em equipe;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • consultar área técnica;
    • consultar supervisor;
    • oferecer soluções;
    • identificar problemas;
    • abordar o cliente;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • atualizar listas;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • negociar valor de débitos;
    • efetivar a venda;
    • tomar decisões;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • confirmar dados cadastrais;
    • confirmar dados;
    • agendar retorno (follow-up);
    • aplicar questionário;
    • solicitar informações ao cliente;
    • direcionar atendimento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • acionar serviços emergenciais;
    • registrar respostas em papel;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;


    Setores que mais contratam Atendente de informações (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua