Salário para o cargo de Atendente central telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente central telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente central telemarketing

Um Atendente central telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,48 e R$ 2.011,99, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente central telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.066,48 12.797,75 266,62 5,73
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.534,43 18.413,16 383,61 8,24
Teto Salarial 2.011,99 24.143,88 503,00 10,80


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente central telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • demonstrar empatia;
    • seguir o código de ética;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • agendar retorno (follow-up);
    • registrar respostas em papel;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • esclarecer dúvidas;
    • negociar valores;
    • identificar-se ao cliente;
    • argumentar com o cliente;
    • identificar clientes potenciais;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • orientar o usuário;
    • orientar usuário de telefonia;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • consultar supervisor;
    • negociar datas de pagamento;
    • informar sanções contratuais;
    • consultar manuais;
    • informar prazo de entrega;
    • negociar valor de débitos;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • identificar problemas;
    • oferecer benefícios variados;
    • informar relação custo-benefício;
    • efetivar a venda;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • finalizar pendências de serviços;
    • confirmar dados;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • calcular encargos do débito;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • apresentar produtos e serviços;
    • depurar informações;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • demonstrar objetividade;
    • negociar descontos;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • abordar o cliente;
    • finalizar contato;
    • administrar conflitos;
    • acionar serviços emergenciais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • fornecer informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • finalizar pendência técnica;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • tomar decisões;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar triagem de atendimento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • atualizar listas;
    • descrever o produto;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • aplicar questionário;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • comunicar débitos;
    • oferecer soluções;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • oferecer vantagens;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar paciência;
    • solicitar informações ao cliente;
    • consultar histórico;
    • direcionar atendimento;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Atendente central telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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