Salário para o cargo de Atendente central telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente central telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente central telemarketing

Um Atendente central telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente central telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente central telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar poder de persuasão;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • solicitar informações ao cliente;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar empatia;
    • consultar manuais;
    • avaliar perfil de consumo;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar prazo de entrega;
    • negociar descontos;
    • esclarecer dúvidas;
    • seguir o código de ética;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • atualizar listas;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • tomar decisões;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • fornecer informações;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • informar restrições ao crédito;
    • identificar clientes potenciais;
    • depurar informações;
    • registrar respostas em papel;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • finalizar pendências de serviços;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • calcular encargos do débito;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • finalizar contato;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • orientar usuário de telefonia;
    • administrar conflitos;
    • identificar problemas;
    • finalizar pendência técnica;
    • abordar o cliente;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar paciência;
    • negociar datas de pagamento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • consultar histórico;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • consultar área técnica;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • identificar-se ao cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • descrever o produto;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • confirmar dados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • efetivar a venda;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • autocontrolar-se;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • consultar supervisor;
    • realizar triagem de atendimento;
    • apresentar produtos e serviços;
    • comunicar débitos;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • oferecer soluções;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • oferecer vantagens;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • agendar retorno (follow-up);
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • informar sanções contratuais;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar objetividade;
    • acionar serviços emergenciais;
    • argumentar com o cliente;
    • negociar valores;
    • direcionar atendimento;


    Setores que mais contratam Atendente central telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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