Salário para o cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de suporte técnico (telemarketing)

Um Operador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,64 e R$ 2.363,38, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.122,64 13.471,62 280,66 5,99
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.802,42 21.629,01 450,60 9,62
Teto Salarial 2.363,38 28.360,60 590,85 12,61


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar objetividade;
    • realizar triagem de atendimento;
    • registrar respostas em papel;
    • orientar usuário de telefonia;
    • oferecer benefícios variados;
    • consultar manuais;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • negociar valores;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • finalizar pendência técnica;
    • negociar descontos;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • trabalhar em equipe;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • descrever o produto;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • fornecer informações;
    • calcular encargos do débito;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • oferecer vantagens;
    • comunicar débitos;
    • negociar valor de débitos;
    • solicitar informações ao cliente;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • informar relação custo-benefício;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • definir formas de pagamento;
    • informar prazo de entrega;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • consultar histórico;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • informar restrições ao crédito;
    • tomar decisões;
    • finalizar pendências de serviços;
    • identificar-se ao cliente;
    • informar sanções contratuais;
    • apresentar produtos e serviços;
    • agendar retorno (follow-up);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • autocontrolar-se;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • esclarecer dúvidas;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • orientar o usuário;
    • seguir o código de ética;
    • identificar problemas;
    • aplicar questionário;
    • atualizar listas;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • administrar conflitos;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • direcionar atendimento;
    • identificar clientes potenciais;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • depurar informações;
    • finalizar contato;
    • confirmar dados;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar área técnica;
    • abordar o cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • acionar serviços emergenciais;
    • argumentar com o cliente;
    • registrar informações com precisão;
    • consultar supervisor;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • avaliar perfil de consumo;


    Setores que mais contratam Operador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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