Salário para o cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Operador de suporte técnico (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de suporte técnico (telemarketing)

Um Operador de suporte técnico (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de suporte técnico (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de suporte técnico (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;

  • Atividades

    • acionar serviços emergenciais;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • identificar problemas;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • identificar clientes potenciais;
    • argumentar com o cliente;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • direcionar atendimento;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • definir formas de pagamento;
    • finalizar pendência técnica;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • tomar decisões;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • informar relação custo-benefício;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • aplicar questionário;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar paciência;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • abordar o cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • apresentar produtos e serviços;
    • oferecer vantagens;
    • atualizar listas;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • comunicar débitos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • confirmar dados cadastrais;
    • descrever o produto;
    • consultar histórico;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • solicitar informações ao cliente;
    • agendar retorno (follow-up);
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • negociar descontos;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • efetivar a venda;
    • trabalhar em equipe;
    • informar prazo de entrega;
    • oferecer soluções;
    • consultar manuais;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • orientar o usuário;
    • finalizar pendências de serviços;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar empatia;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • consultar supervisor;
    • negociar valor de débitos;
    • administrar conflitos;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • orientar usuário de telefonia;
    • finalizar contato;
    • negociar datas de pagamento;
    • confirmar dados;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • seguir o código de ética;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • negociar valores;
    • registrar respostas em papel;
    • calcular encargos do débito;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • autocontrolar-se;
    • fornecer informações;
    • avaliar perfil de consumo;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • depurar informações;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • realizar triagem de atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar objetividade;


    Setores que mais contratam Operador de suporte técnico (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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