Salário para o cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de apoio (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de apoio (telemarketing)

Um Teleoperador de apoio (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,00 e R$ 2.538,09, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.066,00 12.791,97 266,50 5,69
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.935,66 23.227,88 483,91 10,33
Teto Salarial 2.538,09 30.457,09 634,52 13,54


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de apoio (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;

  • Atividades

    • argumentar com o cliente;
    • finalizar contato;
    • confirmar dados;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • consultar histórico;
    • oferecer soluções;
    • seguir o código de ética;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • registrar informações com precisão;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • descrever o produto;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • administrar conflitos;
    • depurar informações;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar paciência;
    • trabalhar em equipe;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • consultar área técnica;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • tomar decisões;
    • consultar manuais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • efetivar a venda;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • atualizar listas;
    • orientar o usuário;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • negociar descontos;
    • demonstrar objetividade;
    • oferecer benefícios variados;
    • consultar supervisor;
    • identificar problemas;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • confirmar dados cadastrais;
    • negociar valores;
    • solicitar informações ao cliente;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • negociar valor de débitos;
    • realizar triagem de atendimento;
    • comunicar débitos;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • orientar usuário de telefonia;
    • oferecer vantagens;
    • direcionar atendimento;
    • informar relação custo-benefício;
    • calcular encargos do débito;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • finalizar pendências de serviços;
    • identificar clientes potenciais;
    • acionar serviços emergenciais;
    • definir formas de pagamento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • informar sanções contratuais;
    • finalizar pendência técnica;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • agendar retorno (follow-up);
    • esclarecer dúvidas;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • autocontrolar-se;
    • avaliar perfil de consumo;
    • apresentar produtos e serviços;
    • registrar respostas em papel;
    • identificar-se ao cliente;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar empatia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • fornecer informações;
    • abordar o cliente;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar o cliente a sua importância;


    Setores que mais contratam Teleoperador de apoio (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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