Salário para o cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)
CBO 4223-20 > Operadores de telemarketing

Teleoperador de apoio (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador de apoio (telemarketing)

Um Teleoperador de apoio (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.122,64 e R$ 2.363,38, com a média salarial de R$ 1.379,32 e o salário mediana em R$ 1.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador de apoio (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.379,32 16.551,83 344,83 7,36
1º Quartil 1.122,64 13.471,62 280,66 5,99
Salário Mediana 1.260,00 15.120,00 315,00 6,72
3º Quartil 1.802,42 21.629,01 450,60 9,62
Teto Salarial 2.363,38 28.360,60 590,85 12,61


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.085 - 2.470 1.438,66 1.085,31 1.300,00 2.038,94 2.469,63
Brasília - DF 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Maracanaú - CE 1.047 - 1.385 1.094,90 1.046,94 1.100,00 1.143,20 1.384,68
Salvador - BA 1.045 - 1.464 1.091,45 1.045,00 1.056,62 1.208,60 1.463,89
Rio de Janeiro - RJ 1.164 - 2.223 1.434,62 1.164,40 1.375,01 1.834,99 2.222,60
Suzano - SP 1.409 - 1.753 1.423,41 1.409,00 1.418,85 1.446,95 1.752,59
Curitiba - PR 1.045 - 2.508 1.403,57 1.045,00 1.300,00 2.070,68 2.508,06
Jundiaí - SP 1.395 - 2.449 1.576,38 1.394,54 1.451,97 2.022,31 2.449,48
Lauro de Freitas - BA 1.134 - 1.404 1.145,19 1.133,55 1.144,00 1.159,21 1.404,07
Barueri - SP 1.060 - 2.224 1.377,70 1.060,04 1.264,43 1.836,19 2.224,05
Taboão da Serra - SP 1.927 - 2.982 2.177,09 1.927,32 2.057,02 2.462,33 2.982,45
Fortaleza - CE 1.075 - 1.812 1.254,68 1.075,04 1.190,93 1.496,15 1.812,18
Goiânia - GO 1.225 - 1.951 1.348,17 1.225,14 1.252,71 1.610,69 1.950,92
Campos dos Goytacazes - RJ 1.240 - 1.775 1.321,43 1.239,90 1.243,30 1.465,45 1.774,99
Campinas - SP 1.045 - 2.481 1.330,51 1.045,00 1.051,00 2.048,25 2.480,90
Santana de Parnaíba - SP 1.090 - 1.872 1.244,51 1.090,35 1.177,00 1.545,60 1.872,08
Belo Horizonte - MG 1.120 - 2.610 1.473,21 1.120,42 1.269,40 2.155,16 2.610,39
Porto Alegre - RS 1.268 - 2.166 1.418,27 1.268,35 1.301,14 1.788,42 2.166,19
Araraquara - SP 1.045 - 1.484 1.089,43 1.045,00 1.045,00 1.225,17 1.483,96
Cuiabá - MT 1.075 - 1.895 1.213,05 1.075,00 1.110,00 1.564,55 1.895,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.085 - 2.512 1.464,20 1.084,73 1.326,00 2.073,61 2.511,62
Ceará 1.049 - 1.479 1.114,56 1.049,08 1.100,00 1.221,36 1.479,35
Distrito Federal 1.143 - 2.452 1.409,29 1.142,97 1.267,12 2.024,17 2.451,74
Bahia 1.047 - 1.472 1.117,00 1.047,35 1.100,00 1.215,65 1.472,44
Rio de Janeiro 1.169 - 2.077 1.390,54 1.169,03 1.375,01 1.715,04 2.077,30
Paraná 1.045 - 2.393 1.382,01 1.045,00 1.270,29 1.975,59 2.392,90
Minas Gerais 1.065 - 2.451 1.373,18 1.064,86 1.180,00 2.023,70 2.451,17
Rio Grande do Sul 1.231 - 2.451 1.502,39 1.231,14 1.340,00 2.023,21 2.450,57
Santa Catarina 1.256 - 2.540 1.558,28 1.255,59 1.411,00 2.097,25 2.540,26
Goiás 1.186 - 2.141 1.377,24 1.185,76 1.252,71 1.767,76 2.141,16
Espírito Santo 1.212 - 1.974 1.431,35 1.212,26 1.423,00 1.629,86 1.974,13
Rio Grande do Norte 1.060 - 1.607 1.191,25 1.060,05 1.200,00 1.326,73 1.606,98
Mato Grosso 1.077 - 1.958 1.228,02 1.076,53 1.110,00 1.616,79 1.958,31
Pernambuco 1.071 - 2.096 1.307,53 1.071,28 1.214,38 1.730,49 2.096,02
Mato Grosso do Sul 1.181 - 1.859 1.312,46 1.180,80 1.239,31 1.534,67 1.858,83
Amazonas 1.118 - 2.874 1.628,15 1.118,03 1.648,00 2.373,15 2.874,43
Sergipe 1.045 - 1.624 1.120,01 1.045,00 1.045,00 1.340,59 1.623,76
Acre 1.148 - 1.537 1.181,71 1.147,97 1.156,94 1.268,55 1.536,50
Pará 1.054 - 1.504 1.112,86 1.054,03 1.060,00 1.242,11 1.504,48
Paraíba 1.128 - 1.707 1.233,25 1.127,90 1.200,00 1.409,45 1.707,17
Maranhão 1.045 - 1.735 1.160,32 1.045,00 1.100,00 1.432,67 1.735,29
Piauí 1.117 - 1.503 1.175,31 1.116,72 1.184,00 1.241,20 1.503,37
Alagoas 1.045 - 1.560 1.153,15 1.045,00 1.150,71 1.287,91 1.559,95
Rondônia 1.169 - 1.625 1.247,56 1.169,00 1.224,00 1.341,93 1.625,39


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador de apoio (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cobrar débitos;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cadastrar clientes;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • confirmar dados;
    • negociar valores;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • realizar triagem de atendimento;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • administrar conflitos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • consultar histórico;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • fornecer informações;
    • identificar clientes potenciais;
    • calcular encargos do débito;
    • finalizar pendências de serviços;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • consultar área técnica;
    • atualizar listas;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • esclarecer dúvidas;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • consultar supervisor;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • registrar informações com precisão;
    • confirmar dados cadastrais;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • comunicar débitos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • depurar informações;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • direcionar atendimento;
    • oferecer soluções;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • informar relação custo-benefício;
    • autocontrolar-se;
    • finalizar contato;
    • agendar retorno (follow-up);
    • negociar descontos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • efetivar a venda;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • avaliar perfil de consumo;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • informar sanções contratuais;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • registrar respostas em papel;
    • informar restrições ao crédito;
    • abordar o cliente;
    • tomar decisões;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar objetividade;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • negociar datas de pagamento;
    • seguir o código de ética;
    • definir formas de pagamento;
    • orientar o usuário;
    • identificar problemas;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • orientar usuário de telefonia;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • negociar valor de débitos;
    • finalizar pendência técnica;
    • consultar manuais;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • oferecer benefícios variados;
    • argumentar com o cliente;
    • solicitar informações ao cliente;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • descrever o produto;


    Setores que mais contratam Teleoperador de apoio (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: