Salário para o cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Teleoperador ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador ativo (telemarketing)

Um Teleoperador ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.056,23 e R$ 1.863,19, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.056,23 12.674,77 264,06 5,83
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.420,95 17.051,36 355,24 7,84
Teto Salarial 1.863,19 22.358,26 465,80 10,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • prestar serviços técnicos e especializados;

  • Atividades

    • oferecer benefícios variados;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • negociar descontos;
    • identificar-se ao cliente;
    • tomar decisões;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • consultar histórico;
    • demonstrar objetividade;
    • aplicar questionário;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • autocontrolar-se;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • avaliar perfil de consumo;
    • finalizar pendência técnica;
    • trabalhar em equipe;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • seguir o código de ética;
    • consultar manuais;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • acionar serviços emergenciais;
    • informar relação custo-benefício;
    • orientar usuário de telefonia;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • registrar respostas em papel;
    • realizar triagem de atendimento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • efetivar a venda;
    • calcular encargos do débito;
    • finalizar pendências de serviços;
    • comunicar débitos;
    • direcionar atendimento;
    • fornecer informações;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • informar sanções contratuais;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • apresentar produtos e serviços;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • orientar o usuário;
    • finalizar contato;
    • atualizar listas;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • negociar valor de débitos;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • abordar o cliente;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • oferecer vantagens;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • informar prazo de entrega;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • descrever o produto;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • solicitar informações ao cliente;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • negociar valores;
    • identificar problemas;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • agendar retorno (follow-up);
    • depurar informações;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • identificar clientes potenciais;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • confirmar dados;
    • definir formas de pagamento;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • consultar supervisor;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar paciência;
    • negociar datas de pagamento;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • registrar informações com precisão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • argumentar com o cliente;
    • confirmar dados cadastrais;


    Setores que mais contratam Teleoperador ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: