Salário para o cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Teleoperador ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador ativo (telemarketing)

Um Teleoperador ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.044,73 e R$ 1.958,91, com a média salarial de R$ 1.189,65 e o salário mediana em R$ 1.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.189,65 14.275,84 297,41 6,56
1º Quartil 1.044,73 12.536,74 261,18 5,76
Salário Mediana 1.100,00 13.200,00 275,00 6,07
3º Quartil 1.493,95 17.927,41 373,49 8,24
Teto Salarial 1.958,91 23.506,96 489,73 10,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 1.771 1.175,94 1.050,50 1.080,73 1.462,17 1.771,03
Belo Horizonte - MG 1.045 - 1.566 1.113,82 1.044,99 1.045,00 1.292,84 1.565,93
Campinas - SP 1.045 - 1.478 1.088,90 1.045,00 1.045,00 1.220,61 1.478,44
Uberlândia - MG 1.045 - 1.364 1.066,65 1.045,00 1.045,00 1.125,83 1.363,65
Curitiba - PR 1.045 - 1.639 1.136,21 1.044,76 1.045,00 1.353,44 1.639,33
Porto Alegre - RS 1.100 - 1.753 1.235,93 1.099,92 1.161,75 1.446,89 1.752,52
Florianópolis - SC 1.045 - 1.708 1.203,74 1.045,00 1.156,70 1.410,21 1.708,08
Brasília - DF 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Rio de Janeiro - RJ 1.067 - 2.075 1.341,83 1.067,01 1.306,49 1.712,81 2.074,61
Recife - PE 1.043 - 1.472 1.096,97 1.043,21 1.058,40 1.214,90 1.471,53
Palmas - TO 1.045 - 1.281 1.048,17 1.045,00 1.045,00 1.057,72 1.281,15
Ribeirão Preto - SP 1.112 - 1.808 1.257,14 1.111,77 1.186,42 1.492,62 1.807,91
Barueri - SP 1.055 - 1.661 1.154,76 1.054,69 1.100,00 1.371,50 1.661,20
Salvador - BA 1.045 - 1.482 1.094,24 1.045,00 1.045,00 1.223,43 1.481,86
Fortaleza - CE 1.047 - 1.439 1.108,55 1.046,85 1.100,00 1.188,28 1.439,28
Goiânia - GO 1.054 - 1.576 1.155,34 1.054,39 1.149,00 1.301,15 1.575,99
São José do Rio Preto - SP 1.134 - 1.758 1.268,78 1.134,50 1.255,68 1.451,48 1.758,08
Presidente Olegário - MG 1.045 - 1.332 1.066,32 1.044,95 1.057,00 1.100,00 1.332,35
Birigui - SP 1.212 - 1.852 1.432,56 1.211,87 1.498,00 1.529,04 1.852,02
Santo André - SP 1.050 - 1.463 1.092,82 1.050,25 1.057,00 1.208,08 1.463,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 1.808 1.191,33 1.048,53 1.100,00 1.492,35 1.807,58
Minas Gerais 1.045 - 1.487 1.100,00 1.044,99 1.045,00 1.227,97 1.487,36
Santa Catarina 1.053 - 1.803 1.243,98 1.052,57 1.201,00 1.488,49 1.802,90
Paraná 1.045 - 1.780 1.192,16 1.044,84 1.105,79 1.469,98 1.780,49
Rio Grande do Sul 1.101 - 1.788 1.251,44 1.101,17 1.187,55 1.476,28 1.788,12
Rio de Janeiro 1.053 - 1.998 1.313,18 1.053,44 1.300,00 1.649,72 1.998,19
Bahia 1.045 - 1.480 1.091,82 1.045,00 1.045,00 1.222,27 1.480,45
Distrito Federal 1.088 - 1.666 1.248,77 1.088,17 1.267,12 1.375,46 1.665,99
Pernambuco 1.043 - 1.501 1.104,72 1.043,35 1.058,40 1.239,09 1.500,82
Goiás 1.036 - 1.615 1.149,53 1.036,29 1.110,30 1.333,15 1.614,75
Tocantins 1.045 - 1.284 1.048,66 1.045,00 1.045,00 1.059,69 1.283,53
Ceará 1.046 - 1.452 1.110,62 1.046,23 1.100,00 1.198,86 1.452,09
Paraíba 1.048 - 1.412 1.090,03 1.047,86 1.071,13 1.165,91 1.412,18
Mato Grosso 1.049 - 1.881 1.225,92 1.049,46 1.144,00 1.553,29 1.881,39
Sergipe 1.045 - 1.748 1.162,75 1.045,00 1.062,65 1.443,06 1.747,87
Maranhão 1.046 - 1.698 1.190,54 1.045,95 1.194,65 1.401,79 1.697,89
Espírito Santo 1.050 - 1.644 1.166,22 1.049,86 1.112,80 1.357,42 1.644,15
Mato Grosso do Sul 1.049 - 1.639 1.195,69 1.049,24 1.190,00 1.353,02 1.638,82
Rio Grande do Norte 1.045 - 16.282 4.191,36 1.045,12 1.100,00 13.442,61 16.282,09
Amazonas 1.048 - 1.528 1.134,98 1.047,86 1.109,44 1.261,13 1.527,52
Alagoas 1.045 - 1.417 1.075,92 1.045,00 1.045,00 1.169,73 1.416,81
Pará 1.050 - 1.637 1.172,54 1.050,25 1.131,52 1.351,89 1.637,45
Piauí 1.034 - 1.561 1.140,10 1.034,47 1.117,83 1.288,89 1.561,15
Amapá 1.045 - 1.304 1.052,80 1.045,00 1.045,00 1.076,20 1.303,53
Acre 1.045 - 1.555 1.121,46 1.045,16 1.061,54 1.283,76 1.554,93
Rondônia 1.128 - 1.857 1.375,09 1.128,00 1.500,00 1.533,11 1.856,95


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • registrar respostas em papel;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • fornecer informações;
    • administrar conflitos;
    • consultar área técnica;
    • autocontrolar-se;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • finalizar pendências de serviços;
    • apresentar produtos e serviços;
    • consultar histórico;
    • identificar problemas;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar clareza de dicção;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • descrever o produto;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • agendar retorno (follow-up);
    • confirmar dados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • oferecer vantagens;
    • consultar manuais;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • finalizar contato;
    • demonstrar objetividade;
    • negociar descontos;
    • avaliar perfil de consumo;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar empatia;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • finalizar pendência técnica;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • abordar o cliente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • negociar valor de débitos;
    • demonstrar paciência;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • atualizar listas;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • seguir o código de ética;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • esclarecer dúvidas;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • depurar informações;
    • comunicar débitos;
    • confirmar dados cadastrais;
    • solicitar informações ao cliente;
    • tomar decisões;
    • calcular encargos do débito;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • orientar o usuário;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • informar relação custo-benefício;
    • negociar datas de pagamento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • aplicar questionário;
    • realizar triagem de atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • consultar supervisor;
    • definir formas de pagamento;
    • informar restrições ao crédito;
    • argumentar com o cliente;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • informar sanções contratuais;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar-se ao cliente;
    • registrar informações com precisão;
    • identificar clientes potenciais;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • oferecer soluções;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • acionar serviços emergenciais;


    Setores que mais contratam Teleoperador ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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