Salário para o cargo de Operador de mesa telefônica
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de mesa telefônica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de mesa telefônica

Um Operador de mesa telefônica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,02 e R$ 2.691,35, com a média salarial de R$ 1.704,82 e o salário mediana em R$ 1.617,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de mesa telefônica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,82 20.457,80 426,20 9,24
1º Quartil 1.481,02 17.772,27 370,26 8,02
Salário Mediana 1.617,00 19.404,00 404,25 8,76
3º Quartil 2.052,54 24.630,50 513,14 11,12
Teto Salarial 2.691,35 32.296,25 672,84 14,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.540 - 2.929 1.883,37 1.539,64 1.823,00 2.418,29 2.929,10
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.437 1.663,67 1.464,49 1.570,00 2.011,63 2.436,55
Belo Horizonte - MG 1.432 - 2.785 1.760,10 1.432,39 1.585,00 2.299,38 2.785,07
Barueri - SP 1.601 - 2.227 1.708,52 1.600,89 1.694,00 1.838,71 2.227,10
Porto Alegre - RS 1.448 - 2.181 1.540,94 1.447,73 1.451,00 1.800,62 2.180,96
Goiânia - GO 1.462 - 2.216 1.624,22 1.462,24 1.566,59 1.829,62 2.216,09
Curitiba - PR 1.444 - 2.449 1.731,07 1.443,54 1.756,00 2.022,13 2.449,26
São Jose - SC 1.653 - 3.651 2.145,65 1.652,98 1.872,84 3.014,13 3.650,80
Brasília - DF 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Florianópolis - SC 1.563 - 2.719 1.907,57 1.562,77 1.911,50 2.245,20 2.719,46
Fortaleza - CE 1.412 - 2.516 1.623,40 1.412,00 1.447,00 2.077,57 2.516,41
Salvador - BA 1.412 - 1.999 1.499,66 1.412,08 1.464,00 1.650,01 1.998,54
Joinville - SC 1.505 - 2.546 1.701,67 1.504,65 1.633,00 2.101,95 2.545,95
Campinas - SP 1.551 - 2.792 1.843,14 1.551,11 1.736,00 2.305,36 2.792,32
Teresina - PI 1.412 - 2.287 1.609,84 1.412,00 1.486,00 1.888,16 2.287,00
Recife - PE 1.413 - 2.000 1.483,75 1.412,65 1.424,00 1.651,44 2.000,28
Guarulhos - SP 1.630 - 2.424 1.767,12 1.630,09 1.696,46 2.001,00 2.423,67
São Luís - MA 1.412 - 2.504 1.599,09 1.412,00 1.444,00 2.067,62 2.504,36
Bauru - SP 1.598 - 2.021 1.630,70 1.598,50 1.628,00 1.668,37 2.020,78
São João de Meriti - RJ 1.729 - 2.271 1.800,62 1.729,00 1.833,00 1.874,68 2.270,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.530 - 2.706 1.809,87 1.529,90 1.735,00 2.234,40 2.706,38
Santa Catarina 1.542 - 3.069 1.941,08 1.541,76 1.872,00 2.533,92 3.069,15
Minas Gerais 1.414 - 2.736 1.677,99 1.413,86 1.511,00 2.259,08 2.736,26
Rio Grande do Sul 1.444 - 2.423 1.645,80 1.443,54 1.554,00 2.000,19 2.422,70
Rio de Janeiro 1.462 - 2.441 1.690,38 1.462,10 1.625,00 2.015,15 2.440,82
Paraná 1.440 - 2.475 1.714,87 1.440,24 1.686,00 2.043,24 2.474,83
Goiás 1.433 - 2.224 1.608,40 1.432,76 1.566,00 1.836,24 2.224,11
Bahia 1.412 - 2.006 1.500,79 1.412,00 1.476,00 1.656,05 2.005,86
Distrito Federal 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Ceará 1.412 - 2.494 1.612,97 1.412,00 1.447,00 2.058,93 2.493,83
Pernambuco 1.413 - 2.050 1.491,42 1.412,82 1.424,00 1.692,77 2.050,34
Espírito Santo 1.429 - 2.301 1.588,45 1.429,35 1.485,00 1.899,51 2.300,75
Mato Grosso 1.412 - 2.280 1.567,27 1.412,00 1.493,00 1.882,11 2.279,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.406 1.591,65 1.412,00 1.509,00 1.986,77 2.406,43
Paraíba 1.412 - 2.308 1.581,66 1.412,00 1.424,00 1.905,51 2.308,01
Maranhão 1.412 - 2.427 1.577,30 1.412,00 1.431,00 2.004,04 2.427,35
Piauí 1.412 - 2.286 1.608,43 1.412,00 1.486,00 1.887,73 2.286,48
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.161 1.551,64 1.412,44 1.476,00 1.783,95 2.160,77
Pará 1.412 - 2.498 1.662,47 1.412,00 1.510,00 2.061,96 2.497,51
Amazonas 1.412 - 2.114 1.512,22 1.412,00 1.447,50 1.745,48 2.114,18
Sergipe 1.412 - 1.861 1.469,51 1.412,00 1.486,00 1.536,82 1.861,44
Alagoas 1.412 - 2.245 1.581,88 1.412,00 1.500,00 1.853,52 2.245,04
Tocantins 1.412 - 1.982 1.478,57 1.412,00 1.430,00 1.636,57 1.982,26
Rondônia 1.421 - 2.449 1.648,57 1.420,50 1.600,00 2.022,08 2.449,21
Acre 1.421 - 2.258 1.617,63 1.420,86 1.606,00 1.864,29 2.258,08
Amapá 1.412 - 2.452 1.672,89 1.412,00 1.735,00 2.024,00 2.451,53
Roraima 1.412 - 1.750 1.419,33 1.412,00 1.412,00 1.445,00 1.750,23


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de mesa telefônica

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;

  • Atividades

    • informar horário de atendimento;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar fuso-horário;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • acessar códigos;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • ler mensagem para cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • adequar o tom de voz;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar autocontrole;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • controlar frequência de funcionários;
    • interceptar ligações;
    • dominar o idioma inglês;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • digitar mensagem;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • transferir chamadas internas e externas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • falar formalmente;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • operar pabx;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar agilidade;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • pronunciar-se claramente;
    • trocar senha do cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • enviar mensagens;
    • documentar serviços prestados;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • participar de cursos específicos;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar prontidão;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • manter sigilo;
    • saudar o cliente;
    • retransmitir mensagens;
    • programar pabx;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • bloquear ligações;
    • fazer monitoria ativa;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • lançar ligações manualmente;
    • identificar origem da chamada;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • especificar atendimentos diários;
    • relatar informações de troca de turno;
    • enviar correio eletrônico;
    • identificar necessidades do cliente;
    • digitar teclados;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar ramais;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • demonstrar pontualidade;
    • anotar recados;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • atualizar cadastro;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • registrar pendências de informações;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • consultar código de grupo;
    • ouvir o cliente;
    • identificar tipo de chamada;
    • registrar reclamações de trote;
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar cordialidade;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • monitorar tempo de pausa;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar tarifas;
    • gravar informações;
    • demonstrar segurança;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • redigir ordens de serviço;
    • atualizar código de grupo;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • demonstrar paciência;
    • simular situações reais;
    • consultar terminal de informações;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar alteração de número telefônico;
    • identificar pontos de melhoria;
    • acompanhar ligação;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • transmitir informações corretamente;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • transmitir recados;
    • localizar pessoas;
    • elaborar revezamento;
    • retornar contato com cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • programar mensagem;
    • informar números de telefones internos;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • elaborar relatórios mensais;


    Setores que mais contratam Operador de mesa telefônica no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens