Salário para o cargo de Maître de bar
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de bar

Um Maître de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.779,90 e R$ 3.888,65, com a média salarial de R$ 2.330,04 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Maître de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.330,04 27.960,48 582,51 10,59
1º Quartil 1.779,90 21.358,80 444,98 8,09
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 9,55
3º Quartil 3.210,49 38.525,88 802,62 14,59
Teto Salarial 3.888,65 46.663,80 972,16 17,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

Atividades

  • degustar alimentos e bebidas;
  • finalizar pratos e bebidas;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • registrar pedido do cliente;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • motivar funcionários;
  • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
  • criar receitas de preparo de alimentos;
  • escolher matéria-prima;
  • demonstrar agilidade;
  • programar abastecimento dos setores;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • solicitar autoavaliação dos funcionários;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
  • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
  • encaminhar clientes;
  • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • verificar estado das instalações;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • demonstrar senso de organização;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • distribuir funcionários em setores;
  • manter-se atualizado;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • planejar operações para datas especiais;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • liderar equipe;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • executar trabalho de subordinados;
  • participar de programas de treinamento;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • demonstrar bom senso;
  • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
  • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
  • acompanhar visitações;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • criar receitas de preparo de bebidas;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • orientar pedido do cliente;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • orientar execução dos serviços;
  • executar preparação de alimentos e bebidas;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • pesquisar preços de produtos;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • manter boa postura pessoal;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • atender reclamações;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • controlar preparação dos alimentos;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • planejar cardápios de bebidas;
  • controlar guarda de bilhetes;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • calcular custo de alimentos e bebidas;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • acomodar clientes;
  • recepcionar clientes;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;


Setores que mais contratam Maître de bar no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares
  • Hotéis
  • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
  • Condomínios prediais
  • Comércio varejista de bebidas
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Casas de festas e eventos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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