Salário para o cargo de Maître de bar
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de bar

Um Maître de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • encaminhar clientes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • demonstrar agilidade;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • registrar pedido do cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • aplicar normas do condomínio;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • motivar funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • demonstrar bom senso;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • manter-se atualizado;
    • manter boa postura pessoal;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • verificar estado das instalações;
    • orientar execução dos serviços;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • liderar equipe;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar emissão de comandas;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • atender reclamações;
    • acompanhar visitações;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • programar abastecimento dos setores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • pesquisar preços de produtos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);


    Setores que mais contratam Maître de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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