Salário para o cargo de Maître
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître

Um Maître trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • recepcionar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • manter boa postura pessoal;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • liderar equipe;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • motivar funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • escolher matéria-prima;
    • participar de programas de treinamento;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • executar preparação de bebidas;
    • atender reclamações;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar emissão de comandas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar horários de portaria;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • supervisionar guarda de valores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • orientar execução dos serviços;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • executar trabalho de subordinados;
    • planejar operações para datas especiais;
    • manter-se atualizado;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • acompanhar visitações;
    • registrar pedido do cliente;
    • acomodar clientes;
    • verificar estado das instalações;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;


    Setores que mais contratam Maître no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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