Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- integrar-se em eventos da área;
- simular situações atuais de trabalho;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- revisar material pedagógico;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- orientar os alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar certificação das competências;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- organizar exposições de produtos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- conferir a execução da manutenção;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- selecionar recursos didáticos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a produção científica da área;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- sistematizar as normas técnicas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar criatividade;
- fixar metas educacionais para a escola;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- adequar material pedagógico;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- negociar projetos e cursos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- executar a manutenção preventiva;
- promover intercâmbios institucionais;
- criar situações de trabalho em equipe;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar perseverança;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- registrar controles de estoque;
- preencher diários de classe ou similares;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- selecionar material pedagógico;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- comprovar experiência na área específica;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar flexibilidade;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- dialogar com os alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preencher planilhas de custo;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demonstrar tolerância e paciência;
- identificar novas fontes para atualização;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- analisar as avaliações;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- preparar material didático;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- limpar os equipamentos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auto avaliar-se;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- tomar providências em casos de emergência;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- participar de campanhas educativas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- dialogar com os outros professores;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar liderança;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas