Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • orientar os alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar criatividade;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os outros professores;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • participar de campanhas educativas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • agir eticamente na profissão;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • elaborar os planos de aula;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • analisar as avaliações;
  • revisar material pedagógico;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • integrar-se em eventos da área;
  • limpar os equipamentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • selecionar material pedagógico;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • expressar-se com clareza;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preparar material didático;
  • registrar controles de estoque;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comprovar experiência na área específica;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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