Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem comercial

Um Instrutor de aprendizagem comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.459,73 e R$ 10.391,41, com a média salarial de R$ 4.663,74 e o salário mediana em R$ 3.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.663,74 55.964,89 1.165,94 25,28
1º Quartil 2.459,73 29.516,71 614,93 13,33
Salário Mediana 3.834,00 46.008,00 958,50 20,78
3º Quartil 7.924,93 95.099,18 1.981,23 42,96
Teto Salarial 10.391,41 124.696,90 2.597,85 56,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.034 - 13.249 5.352,69 2.033,72 3.978,00 10.938,30 13.248,80
Belo Horizonte - MG 1.624 - 9.603 4.037,80 1.624,29 2.688,00 7.928,38 9.603,10
Rio de Janeiro - RJ 1.610 - 9.745 3.816,58 1.609,60 2.550,00 8.045,63 9.745,11
Barueri - SP 1.760 - 11.425 4.376,58 1.759,58 3.049,00 9.432,40 11.424,81
São Luís - MA 1.924 - 7.389 3.487,70 1.924,10 2.688,00 6.100,53 7.389,14
Curitiba - PR 2.056 - 10.384 4.725,23 2.055,58 3.500,00 8.573,50 10.384,48
Cuiabá - MT 3.820 - 8.394 5.495,55 3.819,77 5.748,00 6.930,53 8.394,47
Uberlândia - MG 1.640 - 8.162 3.270,96 1.640,46 2.135,00 6.738,66 8.162,06
João Pessoa - PB 3.165 - 4.327 3.426,26 3.164,54 3.483,00 3.572,31 4.326,89
Campo Grande - MS 3.145 - 12.355 8.229,60 3.144,76 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Imperatriz - MA 2.181 - 7.210 3.521,75 2.181,33 3.259,00 5.953,00 7.210,45
São Caetano do Sul - SP 1.975 - 10.724 4.638,85 1.975,09 3.511,00 8.854,08 10.724,33
Recife - PE 1.633 - 3.804 2.120,65 1.633,19 1.872,00 3.140,93 3.804,39
Brasília - DF 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Fortaleza - CE 1.797 - 10.379 5.726,97 1.797,31 7.051,00 8.569,21 10.379,28
Campinas - SP 1.840 - 10.649 4.773,34 1.840,16 4.000,00 8.791,74 10.648,82
Balsas - MA 1.910 - 6.106 3.169,01 1.909,67 2.444,00 5.041,00 6.105,81
Goiânia - GO 1.572 - 8.776 3.580,58 1.572,22 2.787,00 7.245,61 8.776,10
Teresina - PI 2.370 - 9.391 5.751,78 2.370,06 6.633,00 7.752,94 9.390,60
São Bernardo do Campo - SP 2.241 - 10.640 5.038,01 2.240,82 4.500,00 8.784,43 10.639,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.880 - 11.016 4.722,96 1.880,48 3.834,00 9.094,52 11.015,56
Minas Gerais 1.871 - 9.831 5.294,04 1.870,72 6.336,00 8.116,34 9.830,76
Paraná 2.192 - 9.175 5.594,07 2.191,82 6.985,00 7.574,65 9.174,64
Maranhão 2.043 - 6.725 3.374,48 2.043,28 2.688,00 5.552,07 6.724,83
Mato Grosso 2.953 - 10.131 5.583,47 2.953,39 5.748,00 8.364,09 10.130,84
Santa Catarina 1.783 - 5.139 2.617,27 1.782,79 2.226,30 4.242,80 5.139,01
Rio de Janeiro 1.618 - 9.382 3.725,54 1.617,72 2.550,00 7.746,12 9.382,34
Paraíba 2.957 - 4.284 3.364,88 2.956,53 3.483,00 3.537,00 4.284,12
Piauí 4.278 - 11.774 6.812,69 4.277,63 6.633,00 9.720,60 11.773,88
Mato Grosso do Sul 4.342 - 12.355 8.579,61 4.342,40 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Ceará 2.220 - 10.699 6.291,03 2.219,82 7.051,00 8.833,35 10.699,22
Bahia 1.684 - 9.774 4.637,96 1.684,29 4.287,00 8.069,69 9.774,25
Rio Grande do Sul 1.631 - 8.276 3.420,28 1.631,10 2.603,00 6.832,41 8.275,62
Pernambuco 1.631 - 5.825 2.569,72 1.630,90 1.872,00 4.808,81 5.824,57
Espírito Santo 2.038 - 6.331 3.446,16 2.037,79 3.470,00 5.227,17 6.331,31
Goiás 1.532 - 7.989 3.337,85 1.532,00 2.591,00 6.595,70 7.988,91
Distrito Federal 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Rio Grande do Norte 1.562 - 4.423 2.492,18 1.561,83 2.422,00 3.651,38 4.422,65
Alagoas 2.022 - 5.862 3.737,85 2.022,38 4.380,00 4.839,32 5.861,53
Amazonas 1.528 - 5.814 2.957,39 1.527,67 1.758,50 4.800,00 5.813,90
Pará 1.427 - 4.482 2.413,88 1.426,67 2.500,00 3.700,33 4.481,95
Sergipe 1.412 - 3.387 1.803,07 1.412,00 1.597,00 2.796,33 3.387,00
Acre 1.412 - 4.015 2.765,67 1.412,00 3.168,00 3.314,67 4.014,82
Rondônia 1.486 - 13.566 4.224,88 1.485,85 2.520,00 11.200,00 13.565,78
Tocantins 1.412 - 3.028 1.799,33 1.412,00 1.816,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;

  • Atividades

    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • organizar exposições de produtos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • integrar-se em eventos da área;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • participar de campanhas educativas;
    • demonstrar perseverança;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • limpar os equipamentos;
    • registrar controles de estoque;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • selecionar material pedagógico;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • orientar os alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • revisar material pedagógico;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • agir eticamente na profissão;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • preencher planilhas de custo;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • negociar projetos e cursos;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • promover intercâmbios institucionais;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • selecionar recursos didáticos;
    • comprovar certificação das competências;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • adequar material pedagógico;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • dialogar com os outros professores;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • analisar as avaliações;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • auto avaliar-se;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • comprovar experiência na área específica;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • conferir a execução da manutenção;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • demonstrar liderança;
    • preparar material didático;
    • elaborar os planos de aula;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • criar situações operacionais de atividades;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de teleatendimento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Promoção de vendas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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