Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar criatividade;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com os alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • participar de campanhas educativas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • expressar-se com clareza;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • dialogar com os outros professores;
  • comprovar experiência na área específica;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar perseverança;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • negociar projetos e cursos;
  • comprovar certificação das competências;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • analisar as avaliações;
  • preparar material didático;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • limpar os equipamentos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • selecionar material pedagógico;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • adequar material pedagógico;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • executar a manutenção preventiva;
  • orientar os alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • elaborar os planos de aula;
  • agir eticamente na profissão;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • simular situações atuais de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Esteticista
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

Esteticista