Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor agrícola
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- integrar-se em eventos da área;
- registrar controles de estoque;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- agir eticamente na profissão;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar liderança;
- analisar as avaliações;
- expressar-se com clareza;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preparar material didático;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar a produção científica da área;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- sistematizar as normas técnicas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- sistematizar a legislação na sua área;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- comprovar certificação das competências;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- revisar material pedagógico;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- tomar providências em casos de emergência;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher planilhas de custo;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- preparar recursos audiovisuais;
- dialogar com os outros professores;
- adequar material pedagógico;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- executar a manutenção preventiva;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- auto avaliar-se;
- criar situações operacionais de atividades;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar criatividade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- identificar novas fontes para atualização;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- selecionar material pedagógico;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- promover intercâmbios institucionais;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar de campanhas educativas;
- preencher diários de classe ou similares;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- fixar metas educacionais para a escola;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- conferir a execução da manutenção;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar tolerância e paciência;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- limpar os equipamentos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- orientar os alunos;
- negociar projetos e cursos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de organização;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas