Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor agrícola
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- fixar metas educacionais para a escola;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- registrar controles de estoque;
- selecionar material pedagógico;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar liderança;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- elaborar os planos de aula;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- preencher diários de classe ou similares;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- simular situações atuais de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preparar material didático;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- analisar as avaliações;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- expressar-se com clareza;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os alunos;
- dialogar com os outros professores;
- identificar novas fontes para atualização;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- auto avaliar-se;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar os alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- revisar material pedagógico;
- participar de campanhas educativas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- negociar projetos e cursos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- limpar os equipamentos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar criatividade;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar flexibilidade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar a legislação na sua área;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações operacionais de atividades;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- preparar recursos audiovisuais;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- selecionar recursos didáticos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- comprovar experiência na área específica;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- comprovar certificação das competências;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- promover intercâmbios institucionais;
- integrar-se em eventos da área;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar a produção científica da área;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas