Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • registrar controles de estoque;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • limpar os equipamentos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • elaborar os planos de aula;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar perseverança;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • expressar-se com clareza;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • integrar-se em eventos da área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • comprovar certificação das competências;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • agir eticamente na profissão;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • conferir a execução da manutenção;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar liderança;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • revisar material pedagógico;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • selecionar recursos didáticos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • selecionar material pedagógico;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • analisar as avaliações;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • orientar os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • adequar material pedagógico;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar material didático;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • organizar exposições de produtos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: