Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher planilhas de custo;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • registrar controles de estoque;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • limpar os equipamentos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • participar de campanhas educativas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • preparar material didático;
  • agir eticamente na profissão;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • conferir a execução da manutenção;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • selecionar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • revisar material pedagógico;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os outros professores;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • dialogar com os alunos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • adequar material pedagógico;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • orientar os alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • demonstrar criatividade;
  • auto avaliar-se;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • comprovar certificação das competências;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • elaborar os planos de aula;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua