Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem comercial

Um Instrutor de aprendizagem comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.459,73 e R$ 10.391,41, com a média salarial de R$ 4.663,74 e o salário mediana em R$ 3.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.663,74 55.964,89 1.165,94 25,28
1º Quartil 2.459,73 29.516,71 614,93 13,33
Salário Mediana 3.834,00 46.008,00 958,50 20,78
3º Quartil 7.924,93 95.099,18 1.981,23 42,96
Teto Salarial 10.391,41 124.696,90 2.597,85 56,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.034 - 13.249 5.352,69 2.033,72 3.978,00 10.938,30 13.248,80
Belo Horizonte - MG 1.624 - 9.603 4.037,80 1.624,29 2.688,00 7.928,38 9.603,10
Rio de Janeiro - RJ 1.610 - 9.745 3.816,58 1.609,60 2.550,00 8.045,63 9.745,11
Barueri - SP 1.760 - 11.425 4.376,58 1.759,58 3.049,00 9.432,40 11.424,81
São Luís - MA 1.924 - 7.389 3.487,70 1.924,10 2.688,00 6.100,53 7.389,14
Curitiba - PR 2.056 - 10.384 4.725,23 2.055,58 3.500,00 8.573,50 10.384,48
Cuiabá - MT 3.820 - 8.394 5.495,55 3.819,77 5.748,00 6.930,53 8.394,47
Uberlândia - MG 1.640 - 8.162 3.270,96 1.640,46 2.135,00 6.738,66 8.162,06
João Pessoa - PB 3.165 - 4.327 3.426,26 3.164,54 3.483,00 3.572,31 4.326,89
Campo Grande - MS 3.145 - 12.355 8.229,60 3.144,76 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Imperatriz - MA 2.181 - 7.210 3.521,75 2.181,33 3.259,00 5.953,00 7.210,45
São Caetano do Sul - SP 1.975 - 10.724 4.638,85 1.975,09 3.511,00 8.854,08 10.724,33
Recife - PE 1.633 - 3.804 2.120,65 1.633,19 1.872,00 3.140,93 3.804,39
Brasília - DF 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Fortaleza - CE 1.797 - 10.379 5.726,97 1.797,31 7.051,00 8.569,21 10.379,28
Campinas - SP 1.840 - 10.649 4.773,34 1.840,16 4.000,00 8.791,74 10.648,82
Balsas - MA 1.910 - 6.106 3.169,01 1.909,67 2.444,00 5.041,00 6.105,81
Goiânia - GO 1.572 - 8.776 3.580,58 1.572,22 2.787,00 7.245,61 8.776,10
Teresina - PI 2.370 - 9.391 5.751,78 2.370,06 6.633,00 7.752,94 9.390,60
São Bernardo do Campo - SP 2.241 - 10.640 5.038,01 2.240,82 4.500,00 8.784,43 10.639,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.880 - 11.016 4.722,96 1.880,48 3.834,00 9.094,52 11.015,56
Minas Gerais 1.871 - 9.831 5.294,04 1.870,72 6.336,00 8.116,34 9.830,76
Paraná 2.192 - 9.175 5.594,07 2.191,82 6.985,00 7.574,65 9.174,64
Maranhão 2.043 - 6.725 3.374,48 2.043,28 2.688,00 5.552,07 6.724,83
Mato Grosso 2.953 - 10.131 5.583,47 2.953,39 5.748,00 8.364,09 10.130,84
Santa Catarina 1.783 - 5.139 2.617,27 1.782,79 2.226,30 4.242,80 5.139,01
Rio de Janeiro 1.618 - 9.382 3.725,54 1.617,72 2.550,00 7.746,12 9.382,34
Paraíba 2.957 - 4.284 3.364,88 2.956,53 3.483,00 3.537,00 4.284,12
Piauí 4.278 - 11.774 6.812,69 4.277,63 6.633,00 9.720,60 11.773,88
Mato Grosso do Sul 4.342 - 12.355 8.579,61 4.342,40 9.600,00 10.200,00 12.354,55
Ceará 2.220 - 10.699 6.291,03 2.219,82 7.051,00 8.833,35 10.699,22
Bahia 1.684 - 9.774 4.637,96 1.684,29 4.287,00 8.069,69 9.774,25
Rio Grande do Sul 1.631 - 8.276 3.420,28 1.631,10 2.603,00 6.832,41 8.275,62
Pernambuco 1.631 - 5.825 2.569,72 1.630,90 1.872,00 4.808,81 5.824,57
Espírito Santo 2.038 - 6.331 3.446,16 2.037,79 3.470,00 5.227,17 6.331,31
Goiás 1.532 - 7.989 3.337,85 1.532,00 2.591,00 6.595,70 7.988,91
Distrito Federal 1.670 - 6.311 3.145,98 1.669,68 2.795,50 5.210,00 6.310,51
Rio Grande do Norte 1.562 - 4.423 2.492,18 1.561,83 2.422,00 3.651,38 4.422,65
Alagoas 2.022 - 5.862 3.737,85 2.022,38 4.380,00 4.839,32 5.861,53
Amazonas 1.528 - 5.814 2.957,39 1.527,67 1.758,50 4.800,00 5.813,90
Pará 1.427 - 4.482 2.413,88 1.426,67 2.500,00 3.700,33 4.481,95
Sergipe 1.412 - 3.387 1.803,07 1.412,00 1.597,00 2.796,33 3.387,00
Acre 1.412 - 4.015 2.765,67 1.412,00 3.168,00 3.314,67 4.014,82
Rondônia 1.486 - 13.566 4.224,88 1.485,85 2.520,00 11.200,00 13.565,78
Tocantins 1.412 - 3.028 1.799,33 1.412,00 1.816,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • elaborar os planos de aula;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • preencher planilhas de custo;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • limpar os equipamentos;
    • registrar controles de estoque;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • participar de campanhas educativas;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • dialogar com os alunos;
    • demonstrar perseverança;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • comprovar certificação das competências;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • selecionar material pedagógico;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • integrar-se em eventos da área;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • preparar material didático;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • auto avaliar-se;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • executar a manutenção preventiva;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • comprovar experiência na área específica;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • orientar os alunos;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • analisar as avaliações;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • adequar material pedagógico;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • organizar exposições de produtos;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • agir eticamente na profissão;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • dialogar com os outros professores;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • demonstrar liderança;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • negociar projetos e cursos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • revisar material pedagógico;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • conferir a execução da manutenção;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • selecionar recursos didáticos;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de teleatendimento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Promoção de vendas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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