Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • comprovar experiência na área específica;
  • integrar-se em eventos da área;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher planilhas de custo;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • participar de campanhas educativas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • adequar material pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • negociar projetos e cursos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • limpar os equipamentos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • agir eticamente na profissão;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • expressar-se com clareza;
  • selecionar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • preparar material didático;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • orientar os alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • comprovar certificação das competências;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar liderança;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • selecionar recursos didáticos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar capacidade de organização;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua