Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar perseverança;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- identificar novas fontes para atualização;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- orientar os alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar liderança;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- adequar material pedagógico;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- comprovar certificação das competências;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- revisar material pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- sistematizar a legislação na sua área;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- simular situações atuais de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- promover intercâmbios institucionais;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar capacidade de organização;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- registrar controles de estoque;
- preencher diários de classe ou similares;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demonstrar tolerância e paciência;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- auto avaliar-se;
- organizar exposições de produtos;
- sistematizar a produção científica da área;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- negociar projetos e cursos;
- integrar-se em eventos da área;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- sistematizar as normas técnicas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- analisar as avaliações;
- limpar os equipamentos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com os outros professores;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- expressar-se com clareza;
- preparar material didático;
- executar a manutenção preventiva;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar criatividade;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- selecionar material pedagógico;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- tomar providências em casos de emergência;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preparar recursos audiovisuais;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- elaborar os planos de aula;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas