Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;

Atividades

  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • organizar exposições de produtos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar material didático;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • comprovar certificação das competências;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • integrar-se em eventos da área;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • adequar material pedagógico;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar controles de estoque;
  • analisar as avaliações;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • participar de campanhas educativas;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preencher planilhas de custo;
  • selecionar material pedagógico;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • orientar os alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • auto avaliar-se;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar perseverança;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • expressar-se com clareza;
  • revisar material pedagógico;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • limpar os equipamentos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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