Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- dialogar com os outros professores;
- tomar providências em casos de emergência;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- criar situações operacionais de atividades;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- adequar material pedagógico;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de organização;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- sistematizar a legislação na sua área;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- preparar material didático;
- fixar metas educacionais para a escola;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- selecionar material pedagógico;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demonstrar tolerância e paciência;
- integrar-se em eventos da área;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- auto avaliar-se;
- agir eticamente na profissão;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar criatividade;
- preencher planilhas de custo;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- organizar exposições de produtos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- executar a manutenção preventiva;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de campanhas educativas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar perseverança;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- conferir a execução da manutenção;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- orientar os alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- promover intercâmbios institucionais;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- selecionar recursos didáticos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar as normas técnicas;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- limpar os equipamentos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- revisar material pedagógico;
- simular situações atuais de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- dialogar com os alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- elaborar os planos de aula;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- negociar projetos e cursos;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- analisar as avaliações;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- sistematizar a produção científica da área;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- comprovar certificação das competências;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar liderança;
- identificar novas fontes para atualização;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de teleatendimento
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
- Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em informática
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Outras atividades de publicidade
- Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas