Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • organizar exposições de produtos;
  • dialogar com os alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • revisar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • negociar projetos e cursos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • agir eticamente na profissão;
  • elaborar os planos de aula;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • comprovar experiência na área específica;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preparar material didático;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • conferir a execução da manutenção;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar perseverança;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • adequar material pedagógico;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • integrar-se em eventos da área;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • selecionar recursos didáticos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • analisar as avaliações;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • selecionar material pedagógico;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preencher planilhas de custo;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar liderança;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • executar a manutenção preventiva;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Artista plástico
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Artista plástico