Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar a legislação na sua área;
- comprovar certificação das competências;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar perseverança;
- conferir a execução da manutenção;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- identificar novas fontes para atualização;
- preparar recursos audiovisuais;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- dialogar com os alunos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- participar de campanhas educativas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar capacidade de organização;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preencher planilhas de custo;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- adequar material pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar flexibilidade;
- auto avaliar-se;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar liderança;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- registrar controles de estoque;
- demonstrar criatividade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- analisar as avaliações;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- comprovar experiência na área específica;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- executar a manutenção preventiva;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- promover intercâmbios institucionais;
- organizar exposições de produtos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- tomar providências em casos de emergência;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar a produção científica da área;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- orientar os alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- elaborar os planos de aula;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária