Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
CBO 2332-20 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • orientar os alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • agir eticamente na profissão;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • auto avaliar-se;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • executar a manutenção preventiva;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar perseverança;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • comprovar certificação das competências;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher planilhas de custo;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • dialogar com os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • revisar material pedagógico;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com os outros professores;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar liderança;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • integrar-se em eventos da área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar experiência na área específica;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • conferir a execução da manutenção;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • elaborar os planos de aula;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • limpar os equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • negociar projetos e cursos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à produção florestal
  • Locação de mão-de-obra temporária




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