Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de treinamentos industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
Atividades
- demonstrar tolerância e paciência;
- dialogar com os alunos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- auto avaliar-se;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- comprovar experiência na área específica;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- identificar novas fontes para atualização;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- demonstrar perseverança;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- revisar material pedagógico;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- analisar as avaliações;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preencher planilhas de custo;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- expressar-se com clareza;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar flexibilidade;
- elaborar os planos de aula;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar as normas técnicas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- registrar controles de estoque;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- conferir a execução da manutenção;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- promover intercâmbios institucionais;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- negociar projetos e cursos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- limpar os equipamentos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar liderança;
- demonstrar criatividade;
- dialogar com os outros professores;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de organização;
- agir eticamente na profissão;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- participar de campanhas educativas;
- orientar os alunos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- organizar exposições de produtos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- tomar providências em casos de emergência;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preparar recursos audiovisuais;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária