Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamentos industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Instrutores de ensino profissional devem:
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- expressar-se com clareza;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- auto avaliar-se;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- registrar controles de estoque;
- comprovar certificação das competências;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- negociar projetos e cursos;
- orientar os alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- sistematizar a legislação na sua área;
- comprovar experiência na área específica;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- adequar material pedagógico;
- criar situações de trabalho em equipe;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar perseverança;
- conferir a execução da manutenção;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- dialogar com os alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- dialogar com os outros professores;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- executar a manutenção preventiva;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar flexibilidade;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- participar de campanhas educativas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar criatividade;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- limpar os equipamentos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar liderança;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- analisar as avaliações;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- revisar material pedagógico;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher planilhas de custo;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- integrar-se em eventos da área;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- agir eticamente na profissão;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- promover intercâmbios institucionais;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar as normas técnicas;
- elaborar os planos de aula;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à produção florestal
- Locação de mão-de-obra temporária