Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Um Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.861,02 e R$ 7.945,14, com a média salarial de R$ 5.399,22 e o salário mediana em R$ 5.684,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.399,22 | 64.790,70 | 1.349,81 | 26,81 |
1º Quartil | 4.861,02 | 58.332,22 | 1.215,25 | 24,14 |
Salário Mediana | 5.684,00 | 68.208,00 | 1.421,00 | 28,22 |
3º Quartil | 6.059,31 | 72.711,67 | 1.514,83 | 30,09 |
Teto Salarial | 7.945,14 | 95.341,72 | 1.986,29 | 39,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Campo Grande - MS | 5.684 - 7.161 | 5.742,51 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.911,88 | 7.160,64 |
Dourados - MS | 5.684 - 7.161 | 5.735,48 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Três Lagoas - MS | 4.150 - 7.121 | 5.360,97 | 4.150,29 | 5.684,00 | 5.879,43 | 7.121,34 |
Corumbá - MS | 5.286 - 7.003 | 5.609,00 | 5.286,29 | 5.684,00 | 5.781,71 | 7.002,99 |
Lençóis Paulista - SP | 5.503 - 7.236 | 5.745,71 | 5.503,03 | 5.703,00 | 5.974,00 | 7.235,89 |
Aparecida do Taboado - MS | 5.506 - 7.069 | 5.678,36 | 5.505,67 | 5.684,00 | 5.836,00 | 7.068,74 |
Itatinga - SP | 4.888 - 7.402 | 5.159,91 | 4.888,00 | 4.888,40 | 6.111,00 | 7.401,83 |
Navirai - MS | 5.684 - 7.161 | 5.749,14 | 5.684,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
Maracaju - MS | 5.684 - 7.161 | 5.836,00 | 5.684,00 | 5.912,00 | 5.912,00 | 7.160,79 |
São Paulo - SP | 2.060 - 5.782 | 3.398,80 | 2.060,00 | 2.969,00 | 4.774,00 | 5.782,41 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Mato Grosso do Sul | 5.228 - 7.133 | 5.621,64 | 5.228,10 | 5.684,00 | 5.888,79 | 7.132,68 |
São Paulo | 3.735 - 7.372 | 5.167,95 | 3.735,25 | 5.574,00 | 6.086,50 | 7.372,15 |
Minas Gerais | 2.640 - 6.056 | 3.596,33 | 2.640,00 | 3.399,00 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- agir eticamente na profissão;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a produção científica da área;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demonstrar capacidade de organização;
- analisar as avaliações;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- negociar projetos e cursos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- registrar controles de estoque;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- participar de campanhas educativas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- tomar providências em casos de emergência;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- sistematizar a legislação na sua área;
- promover intercâmbios institucionais;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar perseverança;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- criar situações operacionais de atividades;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- selecionar material pedagógico;
- orientar os alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- dialogar com os outros professores;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- comprovar experiência na área específica;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar criatividade;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- auto avaliar-se;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- integrar-se em eventos da área;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- fixar metas educacionais para a escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- selecionar recursos didáticos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- adequar material pedagógico;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar liderança;
- preparar recursos audiovisuais;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- organizar exposições de produtos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preencher planilhas de custo;
- preencher diários de classe ou similares;
- executar a manutenção preventiva;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- conferir a execução da manutenção;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- revisar material pedagógico;
- simular situações atuais de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- limpar os equipamentos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preparar material didático;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de apoio à produção florestal
- Cultivo de eucalipto
- Fabricação de álcool
- Ensino de idiomas
- Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel
- Ensino médio
- Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br