Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Guest relations
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
Atividades
- bloquear apartamento;
- demonstrar pró atividade;
- circular informações internas;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- fornecer informações meteorológicas;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar interesse;
- planejar o dia seguinte;
- lançar despesas em contas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- efetuar cobrança ´no show´;
- anotar telefonemas e recados;
- imprimir relatórios de controle;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- ouvir com atenção;
- atualizar conta;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar entusiasmo;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- fornecer serviço de cofre;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- verificar cadastro e reserva;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- registrar acompanhantes;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- distribuir malotes;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- emitir notas fiscais e recibos;
- oferecer transporte ao cliente;
- organizar materiais de trabalho;
- encerrar a conta no sistema;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- agir com bom senso;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar espírito de equipe;
- identificar o espaço físico da empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- fechar contas masters;
- emitir extrato de contas;
- coordenar equipe;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- conferir documentos com identificação;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- solicitar o serviço de manobrista;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- receber pagamentos;
- demonstrar empatia;
- interagir com os outros departamentos;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar paciência;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar iniciativa;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar senso de organização;
- realizar câmbio de moedas;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar autonomia;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- propor associação de programas de fidelidade;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- transmitir recados e fax;
- preparar o ´mise-en-place´;
Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial