Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de hospital
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Auxiliar de recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Guest relations
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar senso de organização;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- demonstrar empatia;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- planejar o dia seguinte;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fornecer serviço de cofre;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- coordenar equipe;
- conferir documentos com identificação;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- anotar telefonemas e recados;
- atualizar conta;
- demonstrar interesse;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- receber pagamentos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- oferecer transporte ao cliente;
- distribuir malotes;
- demonstrar respeito mútuo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agir com bom senso;
- atender o cliente com informações precisas;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar autonomia;
- emitir notas fiscais e recibos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar iniciativa;
- solicitar o serviço de manobrista;
- transmitir recados e fax;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar espírito de equipe;
- ouvir com atenção;
- imprimir relatórios de controle;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- bloquear apartamento;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- efetuar cobrança ´no show´;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- verificar cadastro e reserva;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- encerrar a conta no sistema;
- demonstrar entusiasmo;
- circular informações internas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- lançar despesas em contas;
- demonstrar paciência;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- registrar acompanhantes;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- preparar o ´mise-en-place´;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- interagir com os outros departamentos;
- propor associação de programas de fidelidade;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- fechar contas masters;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- organizar materiais de trabalho;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar pró atividade;
- fornecer informações meteorológicas;
- anunciar a chegada do cliente;
- emitir extrato de contas;
- realizar câmbio de moedas;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- efetuar acertos em contas;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial