Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de banco
- Recepcionista atendente
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Guest relations
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- propor associação de programas de fidelidade;
- lançar despesas em contas;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar eficiência;
- agir com bom senso;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- circular informações internas;
- demonstrar respeito mútuo;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- transmitir recados e fax;
- efetuar acertos em contas;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fornecer serviço de cofre;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar entusiasmo;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- planejar o dia seguinte;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- conferir documentos com identificação;
- receber pagamentos;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- verificar cadastro e reserva;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- organizar materiais de trabalho;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- anunciar a chegada do cliente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- bloquear apartamento;
- identificar o espaço físico da empresa;
- fechar contas masters;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- atender o cliente com informações precisas;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- realizar câmbio de moedas;
- demonstrar iniciativa;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- solicitar o serviço de manobrista;
- acolher o cliente e passageiro;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- atualizar conta;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- anotar telefonemas e recados;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- demonstrar senso de organização;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar paciência;
- registrar acompanhantes;
- demonstrar interesse;
- demonstrar autonomia;
- imprimir relatórios de controle;
- distribuir malotes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- encerrar a conta no sistema;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- emitir extrato de contas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar empatia;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fornecer informações meteorológicas;
- efetuar cobrança ´no show´;
- oferecer transporte ao cliente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar pró atividade;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- ouvir com atenção;
- preparar o ´mise-en-place´;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- coordenar equipe;
Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial