Salário para o cargo de Guest relations
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Guest relations - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Guest relations

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

Atividades

  • identificar o espaço físico da empresa;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • receber pagamentos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • coordenar equipe;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • interagir com os outros departamentos;
  • agir com bom senso;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar empatia;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • efetuar acertos em contas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • emitir extrato de contas;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar senso de organização;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar iniciativa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • encerrar a conta no sistema;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • conferir documentos com identificação;
  • transmitir recados e fax;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • distribuir malotes;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • circular informações internas;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • registrar acompanhantes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar cadastro e reserva;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • atualizar conta;
  • ouvir com atenção;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • lançar despesas em contas;
  • realizar câmbio de moedas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • fechar contas masters;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • demonstrar interesse;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • planejar o dia seguinte;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar entusiasmo;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • bloquear apartamento;
  • demonstrar pró atividade;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar paciência;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • demonstrar autonomia;


Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: