Salário para o cargo de Guest relations
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Guest relations - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Guest relations

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • lançar despesas em contas;
  • circular informações internas;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar autonomia;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar empatia;
  • agir com bom senso;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir extrato de contas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • receber pagamentos;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • bloquear apartamento;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • ouvir com atenção;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar senso de organização;
  • encerrar a conta no sistema;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • demonstrar interesse;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar pró atividade;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • efetuar acertos em contas;
  • registrar acompanhantes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • atualizar conta;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • fechar contas masters;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • distribuir malotes;
  • coordenar equipe;
  • fornecer serviço de cofre;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • demonstrar eficiência;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • verificar cadastro e reserva;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • planejar o dia seguinte;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • interagir com os outros departamentos;
  • realizar câmbio de moedas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar iniciativa;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar entusiasmo;


Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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