Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista
- Recepcionista atendente
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista telefonista
- Concierge
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Auxiliar de recepção
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Guest relations
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- demonstrar paciência;
- planejar o dia seguinte;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- efetuar cobrança ´no show´;
- oferecer transporte ao cliente;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar empatia;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- registrar acompanhantes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar respeito mútuo;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- atualizar conta;
- organizar materiais de trabalho;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- emitir extrato de contas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- encerrar a conta no sistema;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- atender o cliente com informações precisas;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar espírito de equipe;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- circular informações internas;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar interesse;
- preparar o ´mise-en-place´;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar eficiência;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- efetuar acertos em contas;
- acolher o cliente e passageiro;
- receber pagamentos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- verificar cadastro e reserva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar entusiasmo;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- lançar despesas em contas;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- realizar câmbio de moedas;
- ouvir com atenção;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- anotar telefonemas e recados;
- interagir com os outros departamentos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- anunciar a chegada do cliente;
- identificar o espaço físico da empresa;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar iniciativa;
- fechar contas masters;
- conferir documentos com identificação;
- distribuir malotes;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- solicitar o serviço de manobrista;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar autonomia;
- fornecer informações meteorológicas;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- coordenar equipe;
- propor associação de programas de fidelidade;
- agir com bom senso;
- bloquear apartamento;
Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial