Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • delegar atribuições;
  • sugerir inovações;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • gerir compras;
  • remanejar leiaute;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • designar equipe para projeto;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • exercitar a autonomia;
  • exercer liderança;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • elaborar normas e instruções;
  • buscar atualização profissional;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • participar de reuniões;
  • avaliar desempenho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir estoques;
  • captar recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • manter apresentação pessoal;
  • estimular a motivação das equipes;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • instruir subordinados;
  • contratar serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • agir com dinamismo;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • expressar-se gestualmente;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • formular incentivos de produtividade;
  • resolver reclamações de clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • examinar currículos;
  • redigir comunicados e normas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir perfil do consumidor final;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir custos;
  • transferir numerário para o banco;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • expressar-se oralmente;
  • promover programas prevencionistas;
  • recepcionar mercadorias;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • cobrar resultados;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir investimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • fazer orçamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • representar a empresa;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);


Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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