Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • gerir estoques;
  • expressar-se oralmente;
  • determinar perfis profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • orientar clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • atender agentes de fiscalização;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • cooperar na definição de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • delegar atribuições;
  • implantar técnicas de vendas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • remanejar leiaute;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • promover programas prevencionistas;
  • contratar serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • exercer liderança;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • sugerir investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • demonstrar motivação;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • representar a empresa;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir compras;
  • agir com dinamismo;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • instruir subordinados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • analisar tendências do mercado;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir custos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • buscar atualização profissional;
  • manter apresentação pessoal;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • examinar currículos;
  • propor compra de novos itens;
  • captar recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • recepcionar mercadorias;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • cobrar resultados;
  • fazer orçamentos;
  • redigir comunicados e normas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • sugerir inovações;
  • exercitar a autonomia;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • preparar relatórios para a diretoria;


Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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