Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • medir resultados de treinamento;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • sugerir inovações;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir perfil do consumidor final;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • operar equipamentos de informática;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • agir com dinamismo;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • remanejar leiaute;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • cooperar na definição de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • transferir numerário para o banco;
  • captar recursos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • orientar clientes;
  • gerir compras;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • buscar atualização profissional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • estimular a motivação das equipes;
  • redigir comunicados e normas;
  • expressar-se oralmente;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir estoques;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • contratar serviços;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • avaliar desempenho;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerir custos;
  • delegar atribuições;
  • fazer orçamentos;
  • cobrar resultados;
  • propor compra de novos itens;
  • sugerir investimentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • expressar-se gestualmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • instruir subordinados;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • examinar currículos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • representar a empresa;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • exercer liderança;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • manter apresentação pessoal;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;


Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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