Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • colaborar na definição de epi e epc;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • promover programas prevencionistas;
  • propor compra de novos itens;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • manter apresentação pessoal;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • definir perfil do consumidor final;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • cooperar na definição de projetos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir estoques;
  • gerir custos;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • captar recursos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar remanejamentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transferir numerário para o banco;
  • remanejar leiaute;
  • agir com dinamismo;
  • exercer liderança;
  • instruir subordinados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se oralmente;
  • buscar atualização profissional;
  • gerir compras;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • medir resultados de treinamento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • analisar tendências do mercado;
  • contratar serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • operar equipamentos de informática;
  • exercitar a autonomia;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • entrevistar candidatos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar desempenho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • examinar currículos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • participar de reuniões;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • recepcionar mercadorias;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar compras e locações;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • qualificar fornecedores;
  • cobrar resultados;
  • fazer orçamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • orientar clientes;
  • redigir comunicados e normas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • sugerir inovações;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);


Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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