Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • formular incentivos de produtividade;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar remanejamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • representar a empresa;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • delegar atribuições;
  • buscar atualização profissional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar desempenho;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • determinar perfis profissionais;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • cobrar resultados;
  • captar recursos;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir estoques;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • agir com dinamismo;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • entrevistar candidatos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • gerir compras;
  • recepcionar mercadorias;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • designar equipe para projeto;
  • elaborar normas e instruções;
  • contratar serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • remanejar leiaute;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • examinar currículos;
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • exercer liderança;
  • definir perfil do consumidor final;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • qualificar fornecedores;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • instruir subordinados;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • providenciar integração de funcionários;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cooperar na definição de projetos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • fazer orçamentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • analisar tendências do mercado;
  • sugerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • sugerir inovações;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir custos;
  • promover programas prevencionistas;
  • orientar clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • manter apresentação pessoal;
  • redigir comunicados e normas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;


Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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