Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de papelaria
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- determinar perfis profissionais;
- elaborar plano de investimentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- liberar mercadorias para entrega;
- agir com dinamismo;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- medir resultados de treinamento;
- divulgar mercadorias e serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- realizar reuniões com a equipe;
- resolver reclamações de clientes;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- recomendar promoção de funcionários;
- administrar remanejamentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- preparar relatórios para a diretoria;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- definir perfil do consumidor final;
- representar a empresa;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- gerir custos;
- exercer liderança;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- atender agentes de fiscalização;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- colaborar na definição de epi e epc;
- negociar preços e condições de pagamento;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- implantar técnicas de vendas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- promover programas prevencionistas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- demonstrar motivação;
- estimular a motivação das equipes;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- controlar o cumprimento de normas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- formular incentivos de produtividade;
- gerir estoques;
- gerenciar contratos de serviços;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- argumentar com convicção (persuasão);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- acompanhar a execução orçamentária;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- fazer orçamentos;
- orientar clientes;
- qualificar fornecedores;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- definir estratégias de terceirização;
- implementar reciclagem de funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- analisar tendências do mercado;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- contratar serviços;
- instruir subordinados;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- revisar manuais de procedimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- participar de reuniões;
- expressar-se oralmente;
- cooperar na definição de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- planejar compras e locações;
- captar recursos;
- recepcionar mercadorias;
- buscar atualização profissional;
- expressar-se gestualmente;
- remanejar leiaute;
- exercitar a autonomia;
- sugerir inovações;
- avaliar desempenho;
- designar equipe para projeto;
- manter apresentação pessoal;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- elaborar normas e instruções;
- monitorar o andamento de projetos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- providenciar integração de funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- examinar currículos;
- gerir compras;
- delegar atribuições;
- redigir comunicados e normas;
- prover ações de preservação ambiental;
- entrevistar candidatos;
- transferir numerário para o banco;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- cobrar resultados;
- propor compra de novos itens;
- administrar conflitos entre funcionários;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- apreciar inovações organizacionais;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- sugerir investimentos;
Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados