Salário para o cargo de Gerente de editora
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de editora - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de editora

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • remanejar leiaute;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar remanejamentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • orientar clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • instruir subordinados;
  • elaborar normas e instruções;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerir investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • demonstrar motivação;
  • planejar compras e locações;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • transferir numerário para o banco;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • exercer liderança;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • promover programas prevencionistas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir custos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • avaliar desempenho;
  • promover funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • fazer orçamentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • captar recursos;
  • contratar serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir estoques;
  • determinar perfis profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • delegar atribuições;
  • qualificar fornecedores;
  • propor compra de novos itens;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir compras;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • representar a empresa;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • entrevistar candidatos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • manter apresentação pessoal;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • operar equipamentos de informática;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • atender agentes de fiscalização;
  • examinar currículos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;


Setores que mais contratam Gerente de editora no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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