Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • elaborar orçamento da área;
  • coordenar equipes;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • administrar conflitos;
  • conferir autenticidade de informações;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • delegar atribuições;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar visão gerencial;
  • determinar perfil de ocupações;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • atender auditoria interna e externa;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • visitar clientes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • incrementar resultados;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • examinar operações gerenciais;
  • selecionar pessoas;
  • controlar custos;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • executar consultas de crédito;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • demonstrar segurança;
  • revisar plano diretor;
  • controlar orçamento da área;
  • analisar mercado e concorrência;
  • contratar serviços terceirizados;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • respeitar valores da instituição;
  • estabelecer prioridades;
  • classificar clientes (rating e score);
  • participar de comitê de crédito;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • dispensar pessoas;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • participar de projetos da instituição;
  • estudar sugestões de clientes;
  • estipular políticas por produto;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • propor remuneração de pessoal;
  • motivar equipes;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • promover interação da equipe;
  • demonstrar liderança;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar persuasão;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • consolidar informações gerenciais;
  • acompanhar formalização de operações;
  • identificar necessidade de cliente;


Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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