Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;

Atividades

  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • executar consultas de crédito;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • estipular políticas por produto;
  • demonstrar poder de decisão;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • visitar clientes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • estabelecer prioridades;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • classificar clientes (rating e score);
  • participar de projetos da instituição;
  • consolidar informações gerenciais;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • incrementar resultados;
  • coordenar equipes;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • acompanhar formalização de operações;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • identificar necessidade de cliente;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • analisar mercado e concorrência;
  • contratar serviços terceirizados;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • participar de comitê de crédito;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • examinar operações gerenciais;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • propor remuneração de pessoal;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • atender auditoria interna e externa;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • administrar conflitos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • programar férias da equipe;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • motivar equipes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar visão gerencial;
  • determinar perfil de ocupações;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • conferir autenticidade de informações;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • fomentar prospecção de clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • delegar atribuições;
  • selecionar pessoas;
  • revisar plano diretor;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar liderança;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • promover interação da equipe;
  • controlar custos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • demonstrar persuasão;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • implementar políticas internas e externas;
  • remanejar pessoal;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • demonstrar segurança;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • controlar orçamento da área;


Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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