Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.335,35 e R$ 24.684,76, com a média salarial de R$ 10.724,58 e o salário mediana em R$ 8.668,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.724,58 128.694,97 2.681,15 51,41
1º Quartil 5.335,35 64.024,22 1.333,84 25,57
Salário Mediana 8.668,00 104.016,00 2.167,00 41,55
3º Quartil 18.825,65 225.907,81 4.706,41 90,24
Teto Salarial 24.684,76 296.217,10 6.171,19 118,32


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.113 - 25.287 11.579,38 4.113,30 10.408,00 20.877,19 25.287,08
Rio de Janeiro - RJ 7.993 - 32.443 16.745,99 7.993,12 16.203,00 26.785,33 32.443,20
Belo Horizonte - MG 3.339 - 9.205 5.033,45 3.338,50 4.000,00 7.600,00 9.205,35
Porto Alegre - RS 1.500 - 18.168 7.383,00 1.500,00 6.666,00 15.000,00 18.168,45
Itajaí - SC 3.800 - 19.457 10.287,33 3.800,00 9.430,00 16.064,00 19.457,20
Santos - SP 5.000 - 13.682 7.251,20 5.000,00 6.430,00 11.296,00 13.682,05
Manaus - AM 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83
Fortaleza - CE 3.444 - 19.104 7.996,40 3.444,00 7.395,00 15.772,00 19.103,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.140 - 24.380 11.147,39 4.140,11 9.921,00 20.128,02 24.379,67
Rio de Janeiro 6.921 - 36.238 17.014,95 6.920,54 16.203,00 29.918,17 36.237,78
Santa Catarina 3.130 - 23.248 9.015,99 3.130,21 6.455,00 19.193,50 23.247,74
Paraná 6.000 - 16.196 9.245,19 6.000,00 8.680,00 13.371,25 16.195,66
Minas Gerais 3.409 - 20.410 7.561,80 3.409,00 6.741,00 16.850,67 20.410,03
Ceará 3.722 - 15.002 6.682,00 3.722,00 5.871,00 12.386,00 15.002,29
Rio Grande do Sul 2.083 - 17.587 7.028,00 2.082,50 6.666,00 14.520,00 17.587,06
Amazonas 3.150 - 10.315 4.433,20 3.150,00 3.500,00 8.516,00 10.314,83


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

  • Atividades

    • identificar necessidade de cliente;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • examinar operações gerenciais;
    • acompanhar formalização de operações;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • revisar plano diretor;
    • contratar serviços terceirizados;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar segurança;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • incrementar resultados;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • controlar custos;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • controlar orçamento da área;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • respeitar valores da instituição;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • determinar perfil de ocupações;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • analisar mercado e concorrência;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • implementar políticas internas e externas;
    • visitar clientes;
    • atender auditoria interna e externa;
    • executar consultas de crédito;
    • delegar atribuições;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • consolidar informações gerenciais;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • selecionar pessoas;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar liderança;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar visão gerencial;
    • motivar equipes;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • propor remuneração de pessoal;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • administrar conflitos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • dispensar pessoas;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • gerir processos de crédito;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • elaborar orçamento da área;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • demonstrar poder de decisão;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • classificar clientes (rating e score);
    • estipular políticas por produto;
    • conferir autenticidade de informações;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • coordenar equipes;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estudar sugestões de clientes;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • participar de comitê de crédito;
    • remanejar pessoal;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • programar férias da equipe;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;


    Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Atividades de despachantes aduaneiros
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Atividades de agenciamento marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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