Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • motivar equipes;
  • executar consultas de crédito;
  • estipular políticas por produto;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • administrar conflitos;
  • dispensar pessoas;
  • respeitar valores da instituição;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • demonstrar liderança;
  • incrementar resultados;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • consolidar informações gerenciais;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar poder de decisão;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • selecionar pessoas;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer prioridades;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar persuasão;
  • identificar necessidade de cliente;
  • remanejar pessoal;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • delegar atribuições;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • elaborar orçamento da área;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • visitar clientes;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • analisar mercado e concorrência;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar visão gerencial;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estudar sugestões de clientes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • examinar operações gerenciais;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • participar de projetos da instituição;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • atender auditoria interna e externa;
  • promover interação da equipe;
  • revisar plano diretor;
  • controlar orçamento da área;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • implementar políticas internas e externas;
  • conferir autenticidade de informações;
  • determinar perfil de ocupações;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • participar de comitê de crédito;
  • controlar custos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • programar férias da equipe;
  • propor remuneração de pessoal;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • coordenar equipes;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar flexibilidade;
  • validar contratos de produtos com compliance;


Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




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