Salário para o cargo de Gerente de bar
CBO 1415-15 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de bar

Um Gerente de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.405,56 e R$ 4.054,64, com a média salarial de R$ 2.039,88 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.039,88 24.478,58 509,97 9,47
1º Quartil 1.405,56 16.866,74 351,39 6,52
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,89
3º Quartil 3.092,24 37.106,93 773,06 14,35
Teto Salarial 4.054,64 48.655,72 1.013,66 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 4.586 2.312,86 1.453,17 2.000,00 3.786,25 4.586,02
Rio de Janeiro - RJ 1.315 - 3.561 1.908,69 1.314,78 1.650,09 2.939,94 3.560,94
Belo Horizonte - MG 1.119 - 3.209 1.679,51 1.118,60 1.500,00 2.649,25 3.208,85
Curitiba - PR 1.316 - 3.376 1.847,44 1.316,37 1.629,36 2.787,63 3.376,46
Brasília - DF 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Porto Alegre - RS 1.280 - 3.474 1.884,05 1.280,36 1.699,29 2.868,44 3.474,34
Florianópolis - SC 1.356 - 3.476 1.892,41 1.356,39 1.648,00 2.869,68 3.475,84
Campinas - SP 1.445 - 5.094 2.380,30 1.445,06 1.932,00 4.205,60 5.093,95
Fortaleza - CE 1.079 - 3.717 1.738,56 1.078,54 1.450,40 3.068,97 3.717,23
Goiânia - GO 1.187 - 3.616 1.851,49 1.187,28 1.540,59 2.985,38 3.615,98
Salvador - BA 1.151 - 6.294 2.406,96 1.151,29 1.743,85 5.196,25 6.293,85
São José dos Campos - SP 1.358 - 3.608 1.991,94 1.358,10 1.830,08 2.979,18 3.608,48
Guarulhos - SP 1.463 - 3.719 2.101,88 1.463,35 1.919,43 3.070,73 3.719,36
Recife - PE 1.170 - 2.908 1.699,56 1.170,40 1.560,00 2.400,93 2.908,07
Niterói - RJ 1.198 - 3.895 1.907,13 1.197,75 1.592,00 3.215,57 3.894,80
São Bernardo do Campo - SP 1.185 - 3.238 1.881,55 1.185,09 1.800,00 2.673,50 3.238,22
Uberlândia - MG 1.197 - 3.798 1.862,85 1.197,06 1.500,00 3.135,74 3.798,11
Santos - SP 1.199 - 3.478 1.940,89 1.199,46 1.818,50 2.871,61 3.478,18
Ribeirão Preto - SP 1.332 - 3.824 1.908,06 1.332,16 1.442,50 3.157,19 3.824,08
Vila Velha - ES 1.119 - 3.356 1.702,04 1.118,94 1.455,24 2.771,05 3.356,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.419 - 4.392 2.230,16 1.418,73 1.904,00 3.626,03 4.391,96
Rio de Janeiro 1.301 - 3.748 1.941,42 1.300,55 1.650,00 3.094,04 3.747,60
Minas Gerais 1.140 - 5.496 2.176,56 1.139,71 1.500,00 4.537,19 5.495,58
Santa Catarina 1.371 - 3.578 1.951,56 1.371,46 1.709,00 2.953,85 3.577,80
Paraná 1.309 - 3.231 1.812,28 1.308,88 1.600,00 2.667,53 3.230,99
Rio Grande do Sul 1.274 - 3.251 1.805,52 1.273,92 1.570,03 2.684,02 3.250,96
Distrito Federal 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Espírito Santo 1.127 - 3.829 1.838,32 1.127,48 1.500,00 3.161,59 3.829,42
Goiás 1.173 - 3.668 1.862,27 1.173,01 1.565,87 3.027,99 3.667,59
Bahia 1.175 - 5.786 2.330,90 1.174,69 1.600,00 4.776,84 5.785,85
Pernambuco 1.124 - 2.801 1.600,75 1.123,87 1.500,00 2.312,33 2.800,76
Ceará 1.073 - 3.535 1.694,97 1.073,13 1.450,40 2.918,56 3.535,05
Mato Grosso 1.084 - 2.774 1.533,34 1.084,10 1.400,00 2.289,98 2.773,70
Mato Grosso do Sul 1.203 - 3.170 1.790,52 1.203,26 1.618,24 2.617,14 3.169,96
Rio Grande do Norte 1.137 - 5.561 2.183,99 1.137,23 1.500,00 4.591,44 5.561,29
Pará 1.184 - 2.503 1.598,47 1.184,26 1.500,00 2.066,28 2.502,74
Paraíba 1.143 - 3.268 1.770,39 1.143,38 1.500,00 2.698,37 3.268,34
Tocantins 1.086 - 3.141 1.533,17 1.085,99 1.136,00 2.593,52 3.141,35
Maranhão 1.120 - 3.025 1.646,65 1.119,64 1.405,16 2.497,65 3.025,23
Alagoas 1.227 - 7.898 2.694,03 1.226,98 1.513,75 6.520,80 7.898,19
Rondônia 1.099 - 2.520 1.492,91 1.099,35 1.428,50 2.080,28 2.519,70
Piauí 1.186 - 2.459 1.597,57 1.186,27 1.629,60 2.030,00 2.458,80
Amazonas 1.179 - 3.469 1.953,92 1.178,88 1.600,00 2.864,14 3.469,13
Sergipe 1.161 - 2.912 1.639,15 1.161,18 1.583,50 2.404,06 2.911,87
Amapá 1.045 - 2.422 1.410,07 1.045,00 1.320,23 2.000,00 2.422,46
Roraima 1.500 - 3.405 2.328,47 1.500,00 2.562,50 2.810,94 3.404,69


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de bar

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • prestar assessoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar pessoal;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • motivar equipes;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • viabilizar treinamento;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • controlar reposição de uniformes;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • alocar recursos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • atender fornecedores;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar execução de obras;
    • demonstrar fluência verbal;
    • propor reformas de instalações;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • propor investimentos;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • liderar equipes;
    • elaborar cardápio;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • relacionar-se com a mídia;
    • tomar decisões;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • elaborar orçamento;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • definir equipes de trabalho;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • verificar arrumação de salões;
    • demonstrar dinamismo;
    • criar planos de incentivo;
    • identificar segmentos de turismo;
    • assumir responsabilidade;
    • promover reuniões da equipe;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • controlar inventários;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • atender auditorias;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir fornecedores;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • administrar conflitos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • elaborar carta de bebidas;
    • atender fiscalizações;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • autorizar compras;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • controlar desperdícios;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • controlar documentação;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;


    Setores que mais contratam Gerente de bar no mercado de trabalho

    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Hotéis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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