Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • programar férias da equipe;
  • delegar atribuições;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • controlar custos;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • classificar clientes (rating e score);
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • administrar conflitos;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • participar de projetos da instituição;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • contratar serviços terceirizados;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • implementar políticas internas e externas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • examinar operações gerenciais;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir processos de crédito;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar formalização de operações;
  • demonstrar visão gerencial;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer prioridades;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • incrementar resultados;
  • executar consultas de crédito;
  • estipular políticas por produto;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • estudar sugestões de clientes;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • promover interação da equipe;
  • coordenar equipes;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • identificar necessidade de cliente;
  • participar de comitê de crédito;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • propor remuneração de pessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • elaborar orçamento da área;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • motivar equipes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • revisar plano diretor;
  • atender auditoria interna e externa;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • respeitar valores da instituição;
  • visitar clientes;
  • demonstrar segurança;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar persuasão;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • selecionar pessoas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • dispensar pessoas;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar flexibilidade;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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