Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • implementar políticas internas e externas;
  • acompanhar formalização de operações;
  • estipular políticas por produto;
  • elaborar orçamento da área;
  • gerir processos de crédito;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • propor remuneração de pessoal;
  • executar consultas de crédito;
  • demonstrar liderança;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar segurança;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • identificar necessidade de cliente;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • revisar plano diretor;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar persuasão;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • determinar perfil de ocupações;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • participar de comitê de crédito;
  • selecionar pessoas;
  • coordenar equipes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • remanejar pessoal;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • dispensar pessoas;
  • conferir autenticidade de informações;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • administrar conflitos;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • motivar equipes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar poder de decisão;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar visão gerencial;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • visitar clientes;
  • delegar atribuições;
  • controlar custos;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • atender auditoria interna e externa;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • solucionar reclamações de clientes;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • estudar sugestões de clientes;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • promover interação da equipe;
  • estabelecer prioridades;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • controlar orçamento da área;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • incrementar resultados;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • classificar clientes (rating e score);
  • analisar mercado e concorrência;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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