Salário para o cargo de Ferrageiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferrageiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferrageiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • exercer liderança;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar desempenho;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • representar a empresa;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar integração de funcionários;
  • cobrar resultados;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • elaborar normas e instruções;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • examinar currículos;
  • exercitar a autonomia;
  • buscar atualização profissional;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • contratar serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • delegar atribuições;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • captar recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • entrevistar candidatos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir custos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • operar equipamentos de informática;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • expressar-se oralmente;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • determinar perfis profissionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • remanejar leiaute;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • resolver reclamações de clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • atender agentes de fiscalização;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • qualificar fornecedores;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • instruir subordinados;
  • gerir compras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • analisar tendências do mercado;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • designar equipe para projeto;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • recepcionar mercadorias;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir estoques;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • fazer orçamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • orientar clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);


Setores que mais contratam Ferrageiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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