Salário para o cargo de Ferrageiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferrageiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferrageiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • agir com dinamismo;
  • delegar atribuições;
  • providenciar integração de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • contratar serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir investimentos;
  • remanejar leiaute;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estimular a motivação das equipes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • entrevistar candidatos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • captar recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir compras;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transferir numerário para o banco;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • manter apresentação pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cobrar resultados;
  • gerir estoques;
  • demonstrar motivação;
  • examinar currículos;
  • designar equipe para projeto;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • instruir subordinados;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • orientar clientes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • qualificar fornecedores;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • formular incentivos de produtividade;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • representar a empresa;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • promover programas prevencionistas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar compras e locações;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • exercer liderança;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se gestualmente;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • participar de reuniões;
  • fazer orçamentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;


Setores que mais contratam Ferrageiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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