Salário para o cargo de Especialista de comunicação em relações públicas
CBO 1423-25 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Especialista de comunicação em relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Especialista de comunicação em relações públicas

Um Especialista de comunicação em relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.273,65 e R$ 12.296,10, com a média salarial de R$ 4.949,40 e o salário mediana em R$ 3.498,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista de comunicação em relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.949,40 59.392,82 1.237,35 23,55
1º Quartil 2.273,65 27.283,81 568,41 10,82
Salário Mediana 3.498,00 41.976,00 874,50 16,64
3º Quartil 9.377,53 112.530,35 2.344,38 44,62
Teto Salarial 12.296,10 147.553,17 3.074,02 58,50


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.426 - 17.068 6.664,17 2.425,54 5.000,00 14.091,75 17.068,35
Rio de Janeiro - RJ 2.141 - 17.400 6.871,79 2.141,23 5.510,00 14.365,57 17.400,00
Belo Horizonte - MG 1.996 - 13.220 5.345,32 1.995,64 4.010,00 10.914,67 13.220,17
Curitiba - PR 1.849 - 6.778 3.278,26 1.849,07 2.620,00 5.595,66 6.777,63
Brasília - DF 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Porto Alegre - RS 2.159 - 11.555 5.040,28 2.159,27 4.020,00 9.539,77 11.554,85
Maringá - PR 1.551 - 3.997 2.284,09 1.551,20 2.050,00 3.300,13 3.997,21
Goiânia - GO 1.622 - 7.178 3.447,47 1.622,04 3.000,00 5.926,00 7.177,75
Fortaleza - CE 1.479 - 6.564 2.703,96 1.478,79 2.000,00 5.419,44 6.564,18
Campinas - SP 1.630 - 10.366 3.814,18 1.630,00 2.550,00 8.558,35 10.366,13
Barueri - SP 1.939 - 15.532 6.457,34 1.939,00 5.354,50 12.822,92 15.531,51
Belém - PA 1.614 - 12.230 4.808,36 1.613,78 3.273,00 10.097,22 12.230,06
Vitoria - ES 1.496 - 14.369 4.805,62 1.495,89 3.355,07 11.862,78 14.368,55
Piracicaba - SP 1.445 - 4.459 2.432,38 1.445,25 2.337,00 3.681,75 4.459,45
Salvador - BA 1.936 - 15.630 5.867,62 1.935,75 4.473,50 12.904,04 15.629,76
Uberlândia - MG 1.531 - 5.178 2.399,15 1.530,57 1.838,00 4.274,81 5.177,78
Guarulhos - SP 1.889 - 15.588 5.902,72 1.888,71 5.456,00 12.869,86 15.588,36
Recife - PE 1.854 - 11.286 4.684,24 1.853,57 4.000,00 9.318,00 11.286,24
São Bernardo do Campo - SP 1.988 - 11.858 5.218,52 1.987,57 5.243,00 9.790,00 11.857,94
Florianópolis - SC 1.829 - 9.361 4.294,55 1.829,29 3.468,50 7.728,78 9.361,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.022 - 15.228 5.819,46 2.022,27 4.013,00 12.571,96 15.227,54
Paraná 1.723 - 6.730 3.141,00 1.722,89 2.545,00 5.556,23 6.729,87
Minas Gerais 1.828 - 12.220 4.958,79 1.828,46 3.813,00 10.089,19 12.220,32
Rio de Janeiro 1.807 - 15.610 6.004,39 1.806,69 4.763,00 12.887,49 15.609,72
Rio Grande do Sul 1.761 - 9.284 3.929,10 1.761,46 3.218,00 7.664,97 9.284,04
Santa Catarina 1.800 - 8.879 3.698,79 1.799,58 2.780,50 7.330,24 8.878,61
Goiás 1.433 - 6.807 3.012,76 1.432,66 2.386,50 5.620,13 6.807,26
Distrito Federal 1.973 - 14.307 5.696,16 1.972,93 3.981,00 11.811,74 14.306,73
Bahia 1.627 - 12.081 4.476,60 1.627,38 3.132,00 9.973,75 12.080,50
Pará 1.697 - 12.978 4.937,68 1.696,94 3.273,00 10.714,72 12.977,99
Ceará 1.453 - 7.564 2.863,72 1.452,69 2.000,00 6.244,69 7.563,76
Espírito Santo 1.556 - 12.932 4.471,82 1.556,19 3.087,50 10.676,44 12.931,62
Pernambuco 1.537 - 9.134 3.851,61 1.537,42 3.113,00 7.541,25 9.134,19
Amazonas 1.412 - 7.270 2.997,97 1.412,00 2.000,00 6.002,14 7.269,98
Mato Grosso 1.637 - 12.270 5.146,72 1.637,00 4.343,00 10.130,33 12.270,16
Maranhão 1.564 - 11.685 3.968,39 1.564,00 2.500,00 9.647,20 11.684,98
Mato Grosso do Sul 1.588 - 11.522 4.219,44 1.588,25 2.897,50 9.513,00 11.522,43
Sergipe 1.412 - 4.965 2.029,20 1.412,00 1.500,00 4.099,33 4.965,24
Rio Grande do Norte 1.517 - 9.385 3.196,27 1.516,67 2.000,00 7.748,33 9.385,01
Paraíba 1.412 - 16.025 4.421,43 1.412,00 1.778,32 13.230,00 16.024,57
Alagoas 1.506 - 5.454 2.658,88 1.506,00 2.344,00 4.502,50 5.453,56
Tocantins 1.650 - 6.902 3.527,38 1.650,00 3.342,50 5.698,50 6.902,19
Amapá 1.412 - 10.285 3.057,00 1.412,00 2.710,00 8.491,00 10.284,55
Piauí 1.424 - 8.721 3.158,83 1.424,00 2.649,00 7.200,00 8.720,86
Rondônia 2.124 - 6.673 4.086,80 2.124,00 5.101,00 5.509,00 6.672,67


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Especialista de comunicação em relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • analisar impacto normativo;
    • gerir lucratividade;
    • formular plano de incentivos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • representar empresa publicamente;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar ações;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • delegar atribuições;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar orçamentos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • mediar conflitos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • examinar currículos;
    • gerenciar equipes;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • pensar estrategicamente;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • pesquisar mercado;
    • negociar com partes interessadas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • definir perfis profissionais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar remanejamentos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • trabalhar em equipe;
    • entrevistar candidatos;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • agir com empatia;
    • negociar com clientes;
    • revisar planos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar mídias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar cenários;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidade de recursos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • captar recursos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • administrar orçamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar contexto;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar contratos;
    • autorizar pagamentos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • dimensionar equipe;
    • elaborar relatórios;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar demanda do cliente;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • analisar demanda reclamatória;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • tomar decisões;
    • realizar escuta ativa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • planejar campanhas de vendas;
    • otimizar custos e recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • liderar pessoas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • saber ouvir;
    • estabelecer política comercial;


    Setores que mais contratam Especialista de comunicação em relações públicas no mercado de trabalho

    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Marketing direto
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Extração de minério de ferro
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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