Salário para o cargo de Encarregado de supermercado
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Encarregado de supermercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Encarregado de supermercado

Um Encarregado de supermercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,34 e R$ 14.206,34, com a média salarial de R$ 5.160,36 e o salário mediana em R$ 2.789,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de supermercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.160,36 61.924,28 1.290,09 23,86
1º Quartil 2.036,34 24.436,14 509,09 9,42
Salário Mediana 2.789,00 33.468,00 697,25 12,90
3º Quartil 10.834,36 130.012,38 2.708,59 50,10
Teto Salarial 14.206,34 170.476,13 3.551,59 65,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.387 - 29.516 10.199,34 2.386,98 6.000,00 24.368,48 29.515,84
Rio de Janeiro - RJ 1.767 - 20.251 6.337,79 1.766,52 3.000,00 16.718,96 20.250,51
Brasília - DF 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Belo Horizonte - MG 1.641 - 12.201 4.281,93 1.640,97 2.520,00 10.073,32 12.201,11
Curitiba - PR 1.856 - 15.783 5.412,02 1.856,18 3.000,00 13.030,50 15.782,93
Goiânia - GO 1.638 - 11.045 4.090,10 1.638,24 2.700,00 9.119,07 11.045,29
Fortaleza - CE 1.614 - 8.595 3.414,71 1.613,83 2.500,00 7.095,84 8.594,69
Salvador - BA 1.632 - 10.088 3.760,31 1.631,96 2.500,00 8.329,11 10.088,47
Porto Alegre - RS 1.820 - 14.246 5.194,90 1.819,75 3.314,00 11.761,93 14.246,41
Barueri - SP 3.094 - 29.892 12.012,05 3.094,35 9.372,00 24.679,26 29.892,26
Campinas - SP 2.173 - 22.282 7.337,10 2.172,73 4.000,00 18.396,28 22.282,13
Recife - PE 1.811 - 12.120 4.497,29 1.811,42 2.924,88 10.006,70 12.120,42
Ribeirão Preto - SP 2.014 - 13.512 4.973,03 2.013,52 3.088,00 11.155,29 13.511,62
Manaus - AM 1.606 - 10.077 3.744,50 1.605,67 2.415,00 8.319,62 10.076,97
Campo Grande - MS 1.704 - 9.833 3.813,42 1.703,56 2.510,00 8.118,48 9.833,34
Cuiabá - MT 1.591 - 10.255 3.880,17 1.591,33 2.674,00 8.466,61 10.255,01
Uberlândia - MG 1.614 - 13.759 4.634,03 1.613,92 2.500,00 11.359,38 13.758,83
Contagem - MG 1.620 - 9.596 3.625,45 1.620,38 2.500,00 7.922,31 9.595,74
Guarulhos - SP 2.013 - 15.760 5.428,12 2.012,93 3.008,00 13.011,52 15.759,95
Joinville - SC 2.005 - 12.016 4.575,93 2.004,57 3.000,00 9.920,57 12.016,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.107 - 24.118 7.784,96 2.106,56 3.936,00 19.912,33 24.118,41
Minas Gerais 1.579 - 9.877 3.660,27 1.578,72 2.400,00 8.154,75 9.877,28
Rio de Janeiro 1.672 - 14.920 4.817,39 1.671,53 2.500,00 12.317,87 14.919,77
Paraná 1.816 - 12.122 4.384,33 1.816,26 2.692,00 10.007,96 12.121,95
Santa Catarina 1.849 - 11.028 4.171,56 1.849,24 2.721,00 9.104,77 11.027,97
Rio Grande do Sul 1.724 - 11.919 4.309,67 1.724,01 2.626,00 9.840,32 11.918,90
Goiás 1.575 - 9.660 3.654,74 1.574,97 2.500,00 7.975,49 9.660,15
Bahia 1.586 - 8.366 3.326,35 1.586,42 2.433,00 6.907,18 8.366,18
Distrito Federal 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Ceará 1.562 - 9.624 3.588,55 1.562,37 2.494,50 7.945,77 9.624,16
Pernambuco 1.640 - 9.589 3.629,50 1.639,60 2.422,00 7.916,72 9.588,97
Mato Grosso 1.597 - 14.826 4.832,26 1.596,65 2.640,00 12.240,54 14.826,10
Espírito Santo 1.579 - 8.809 3.415,87 1.579,42 2.300,00 7.273,00 8.809,28
Pará 1.542 - 7.859 3.164,28 1.542,40 2.300,00 6.488,24 7.858,75
Mato Grosso do Sul 1.668 - 9.561 3.684,16 1.668,31 2.500,00 7.893,30 9.560,60
Maranhão 1.555 - 9.108 3.467,28 1.554,93 2.362,00 7.519,37 9.107,69
Paraíba 1.483 - 6.605 2.835,08 1.482,96 2.129,00 5.453,44 6.605,37
Rio Grande do Norte 1.466 - 6.071 2.714,83 1.466,18 2.100,00 5.012,29 6.071,04
Rondônia 1.504 - 8.132 3.170,34 1.503,78 2.138,00 6.713,62 8.131,74
Amazonas 1.581 - 9.684 3.636,55 1.580,83 2.348,00 7.995,56 9.684,46
Alagoas 1.513 - 7.289 3.049,16 1.512,66 2.316,00 6.017,52 7.288,60
Tocantins 1.479 - 9.902 3.538,48 1.478,96 2.119,50 8.175,05 9.901,87
Piauí 1.458 - 8.089 3.128,40 1.458,02 2.118,00 6.678,65 8.089,38
Sergipe 1.526 - 7.808 3.124,42 1.526,45 2.152,50 6.445,95 7.807,53
Roraima 1.456 - 5.705 2.622,20 1.456,48 2.130,00 4.710,36 5.705,33
Acre 1.488 - 5.453 2.605,68 1.487,70 2.136,00 4.502,07 5.453,04
Amapá 1.463 - 6.128 2.714,32 1.462,74 2.015,00 5.059,52 6.128,24


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Encarregado de supermercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • captar recursos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • gerenciar equipes;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • liderar pessoas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • delegar atribuições;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • gerenciar remanejamentos;
    • examinar currículos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar impacto normativo;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • entrevistar candidatos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • estabelecer diálogo;
    • tomar decisões;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • autorizar pagamentos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • realizar campanhas de vendas;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • estabelecer política comercial;
    • avaliar desempenho;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • definir perfis profissionais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar criatividade;
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • administrar orçamentos;
    • mediar conflitos;
    • trabalhar em equipe;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • checar informações para divulgação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • pensar estrategicamente;
    • pesquisar mercado;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • cobrar ações;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • contratar serviços de terceiros;
    • representar empresa publicamente;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • mapear processo de decisão;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar contexto;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar contratos;
    • otimizar custos e recursos;
    • agir com empatia;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • revisar planos;
    • analisar cenários;
    • elaborar orçamentos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • monitorar mídias;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • saber ouvir;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar tendências do mercado;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • negociar com clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;


    Setores que mais contratam Encarregado de supermercado no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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