Salário para o cargo de Diretor de unidade assistencial
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade assistencial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade assistencial

Um Diretor de unidade assistencial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade assistencial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade assistencial

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • supervisionar convênios e parcerias;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • nomear ouvidores;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • definir investimentos e custeio;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • prestar consultoria;
    • propor auditorias;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • participar de conferência de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • prestar auditoria;
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • avaliar resultados de campanhas;
    • definir instruções de serviços internos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar iniciativa;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • implementar ações de sensibilização;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • implementar programas de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • contornar situações adversas;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • delegar funções;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • liderar pessoas;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar empatia;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • viabilizar captação de recursos;
    • prestar assessoria;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar ações de capacitação;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • participar em conselhos;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • evidenciar acessibilidade;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • realizar convênios e parcerias;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • avaliar programas implementados;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • analisar indicadores de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade assistencial no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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