Salário para o cargo de Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Um Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.201,12 e R$ 63.649,17, com a média salarial de R$ 24.634,29 e o salário mediana em R$ 20.345,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.634,29 295.611,48 6.158,57 116,20
1º Quartil 8.201,12 98.413,38 2.050,28 38,69
Salário Mediana 20.345,00 244.140,00 5.086,25 95,97
3º Quartil 48.541,58 582.498,93 12.135,39 228,98
Teto Salarial 63.649,17 763.790,07 15.912,29 300,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 8.755 - 71.420 32.948,90 8.754,90 31.779,00 58.965,19 71.420,41
Rio de Janeiro - RJ 2.200 - 91.932 32.480,29 2.200,00 33.000,00 75.900,00 91.932,36
Francisco Beltrão - PR 15.350 - 26.941 20.054,00 15.350,00 20.575,50 22.243,00 26.941,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 6.652 - 73.367 31.490,72 6.652,07 30.741,25 60.572,21 73.366,88
Paraná 5.617 - 25.932 14.292,02 5.617,25 15.271,00 21.409,25 25.931,53
Rio de Janeiro 2.400 - 69.807 27.217,08 2.400,00 28.521,50 57.633,33 69.807,22
Minas Gerais 1.412 - 46.947 10.634,76 1.412,00 3.000,00 38.760,00 46.947,27
Santa Catarina 3.244 - 18.942 8.231,90 3.244,00 7.376,50 15.639,00 18.942,43
Rio Grande do Sul 3.750 - 60.562 20.441,67 3.750,00 14.200,00 50.000,00 60.561,50


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar operações financeiras;
  • participar de comitês de decisão;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • dirigir equipes;
  • comunicar-se;
  • definir políticas e diretrizes;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • aprovar operações financeiras;
  • desenvolver produtos e serviços;

  • Atividades

    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • treinar equipes;
    • analisar relatórios de tendências;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • conduzir reuniões;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • orientar equipes;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • promover pessoal;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • assegurar segregação de funções;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • demonstrar disciplina;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • adequar captação com aplicação;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • homologar rotinas operacionais;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • identificar segmentos de mercado;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • avaliar desempenho;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • demonstrar fluência verbal;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • consultar meios de comunicação;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • identificar principais áreas de risco;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • determinar público alvo;
    • apontar deficiências;
    • conceder bonificações;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • classificar níveis de riscos;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • programar preparação da equipe;
    • avaliar riscos das operações;
    • tomar decisões;
    • monitorar créditos concedidos;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • transferir pessoal;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • dispensar gerentes;
    • decidir tipos de garantias;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • divulgar metas;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • definir segmentos de mercado;
    • orientar mitigação de riscos;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • propor treinamento de pessoal;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • corrigir desvios;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • preparar relatórios;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • cumprir normas e legislação;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • decidir taxas;
    • representar a instituição em fóruns;
    • demonstrar agilidade;
    • homologar novos produtos;
    • fixar metas;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • garantir consistência dos ratings;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • participar de seminários e eventos;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • visitar clientes;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • precificar produtos e serviços;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • ministrar palestras;
    • exercer liderança;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • avaliar propostas de crédito;
    • recomendar ações de marketing;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • identificar conflitos de interesses;
    • demonstrar segurança;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • definir características de garantias contratuais;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • demonstrar comprometimento;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;


    Setores que mais contratam Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos comerciais
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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